English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Há quem critique o dízimo, gente de dentro e de fora das igrejas. Dízimo é isso mesmo, é dar 10%. Tem a mesma raiz da palavra dizimar, tirar 10%, uma prática do exército romano (sabiam? Eu não sabia). Mas se as igrejas não cobrarem 10% de cada um que livremente decide frequentá-las, como elas vão se sustentar? Há realmente um bom motivo para condenar o dízimo?

2007-12-15 02:33:52 · 14 respostas · perguntado por Bruno R 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Porque há uma certa confusão. Não se condena o dízimo propriamente dito e sim a distorção que as igrejas ditas evangélicas fazem deste. O dízimo é uma ordenação que se encontra até no Antigo Testamento, é sinal de partilha, de comunhão, de responsabilidade comunitária que o cristianismo assimilou do Judaísmo. Mas fazer do dízimo um meio de exploração e enriquecimento de "pastores" prometendo graças a quem dá mais, isso sim é condenável, até porque o fiel que entrega o dízimo o faz por saber que o "Operário é digno do seu salário e aquele que trabalha para o Altar, vive das ofertas do próprio Altar" e não por esperar receber qualquer benefício divino em troca.

2007-12-15 09:11:35 · answer #1 · answered by Lavs Deo! 7 · 0 0

Dízimo: O que quer dizer a palavra dízimo? O que era o dízimo nos tempos bíblicos?
Bem,sobre o dízimo alguém poderá afirma ou perguntar:
“Mas o dízimo não é bíblico?”
Sim, o dízimo é bíblico; pois está na bíblia.

Assim como também é bíblico e está na bíblia a lei sobre sacrifícios de animais, ofertas de cereais, a circuncisão, leis sobre animais impuros e puros para o consumo, festividades judaicas, incenso, o sacerdote arônico a guarda do sábado e muito mais.

Mas isso não quer dizer que ainda continuam em vigor para os cristãos.
Pois sabemos que tudo isso teve um fim não é mesmo?

Então por que só o dízimo continuaria em vigor e as outras coisas não?
Gálatas.5:18 "Ademais, se estais sendo conduzidos por espírito, não estais debaixo de lei"

Assim a bíblia que é nossa bussola nos orienta dizendo que não estamos mais debaixo da lei mosaica.
Então vimos que nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIU toda a lei mosaica, e assim Deus pôs fim a esta lei. Certamente é obvio que os cristãos não estão mais presos a tais regulamentos.
Mateus.5:17,18 e Romanos.7:6

De modo que não dão dízimos e nem têm também a obrigação de dar alguma oferta.
Pois Cristo já deu está oferta a Deus.
Hebreus.9:15
“De modo que é por isso que ele é mediador dum novo pacto, a fim de que, por ter havido uma morte para o [seu] livramento, por meio de resgate, das transgressões sob o pacto anterior, os chamados recebessem a promessa da herança eterna”

Portanto, guando Jesus morreu a própria bíblia diz, e não eu, que Jesus Cristo aboliu (Anulou) a lei de mandamentos que consistia em ordenanças da lei mosaica.

Efésios.2:15 “Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos, em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz;”

Colossenses.2:13,14 “Outrossim, embora estivésseis mortos nas vossas falhas e no estado incircunciso da vossa carne, [Deus] vos vivificou junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas;e apagou o documento manuscrito [que era] contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”

Que ordenanças eram estas que Cristo anulou para seus seguidores?

Era tudo o que envolvia partes cerimoniais da lei do templo: Tais como; ofertas, dízimos, sacrifícios de animais e etc...Raciocine um pouco:
Assim como os sacrifícios de animais no templo não era mais necessários para os cristão, então sub-entende pela razão lógica e também pela bíblia que o dízimo também não.

Pois o dízimo já havia atingido o seu objetivo até nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIR o último sacrifício perfeito! leia:Romanos. 10:4

Mas é por meio da antiga lei do passado que Jesus Cristo nos libertou que muitos lideres religiosos pretendem manter muitas pessoas na sua tutela.
Leiamos Gálatas.3:13 e Tito.2:14

1Coríntios.7:23 ”Fostes comprados por um preço;Portanto não vos façais servos dos homens”

Vamos ler junto o que Cristo disse aos que querem viver da lei?

Lucas.11:52”Ai de vós,doutores da lei,que tirastes a chave da ciência;vós mesmos não entrastes,e IMPEDISTES os que entravam”

Assim milhares de igrejas impedem que o povo entre no descanso da graça, por novamente escravizá-los sob a lei! Gálatas.4:9

Estes lideres religiosos corruptos são como O apóstolo Paulo disse:
“Instrutores de ignorantes,mestres de crianças,tendo na lei a forma de sabedoria e verdade”Romanos.2:20
Estes lideres religiosos são como Cristo os descreveu em Mateus.15:14 e Mateus.23:16

Pra todo lugar que se vira há “abutres”e ladrões nas suas costas.E é somente você quem continua construindo a mentira que você mesmo quer acreditar.

1Coríntios.15:56 "O poder para o pecado é a Lei"

Portanto não peques mais por continuar a dar força ao pecado e a corrupção!

Pois estes homens não têm nenhum respeito ou verdadeiro temor de Deus.
Graças ao meu senhor Jesus Cristo, que ele me tirou desse poço sem fundos!
João.8:32
Jesus Cristo pagou dízimos?

É claro que sim, pois como judeus ele estava debaixo da lei mosaica.
Gálatas.4:4 "Quando chegou o pleno limite do tempo, Deus enviou o seu Filho, que veio a proceder duma mulher e que veio A ESTAR DEBAIXO DA LEI"

Jesus era obediente a lei e não um transgressor da lei mosaica.Ele obedeceu toda a lei,incluindo de guardar o sábado,todas as festividades judaicas e pagou sim o dízimo!

Jesus Cristo apoiou o arranjo do dízimo enquanto o pacto da lei ainda estava em vigor. Lucas.11:42

Mas quando a lei foi cumprida por cristo, a lei foi então tirada do caminho.
Mateus.5:17
Foi por isso que ele disse em João.19:30 “Está consumado”
O que significava estas palavras?
Significava que estava feito, estava pago, estava cumprido.
O que isso quer nos dizer?

Sim!Jesus Cristo já cumpriu por você
Sim!Jesus Cristo Já pagou por você.
Sim!Jesus Cristo já CUMPRIU a lei por você
Você já parou para pensar o que o texto de Colossenses. 2:13,14 que dizer para você?

E os apóstolos entenderam que Cristo era o fim da lei,tanto é verdade que o dízimo não foi incluído entre “as coisas necessárias”ou obrigatórias aos cristãos no primeiro concílio dos apóstolos.
Atos.15:28,29

De modo que os cristãos ajudavam as boas novas do reino de Deus de forma VOLUNTÁRIA, sem quantias fixas ou especificadas,como é no caso do dízimo.
Era algo VOLUNTÁRIO e não mais COMPULSÓRIO.
Queira conferir isso em
1Coríntios.16:2,3 e 2Coríntios.9:7
É uma contribuição voluntária meus amados irmão e não um dízimo.Pois o dízimo era algo imposto para as pessoas.Mas a contribuição voluntária não é.
2Coríntios.8:12 e Lucas.11:29,30

Os cristãos cooperam por contribuírem segundo o que tinham condições de ajudar,e não segundo o que não tinham condições.
Filipenses.1:3-5
2Coríntios.8:11,12

Os apóstolos de maneira alguma usaram o evangelho de Cristo para ganharem remuneração.Eles entenderam muito bem o que nosso senhor Jesus quis dizer em Mateus10:8. "De graça recebestes, de graça dai"

Veja o que o apóstolo Paulo escreveu a todos os cristãos de sua época em 1Tessalonicenses.4:11 “e que tomeis por vosso alvo viver sossegadamente, e que cuideis de vossos próprios negócios e TRABALHEIS com as vossas mãos, assim como vos ordenamos”

O apóstolo Paulo cumpria este requisito, veja Atos.18:1,2,3 "Depois destas coisas, ele partiu de Atenas e chegou a Corinto.E achou certo judeu de nome Áquila, natural de Ponto, que viera recentemente da Itália, e Priscila, sua esposa, por causa do fato de que Cláudio tinha ordenado que todos os judeus se afastassem de Roma. De modo que foi ter com eles, e, em razão de serem da mesma profissão, ficou no lar deles, e TRABALHAVAM , pois eram fabricantes de tendas por profissão"

É interessante que em nenhum texto do Novo Testamento os apóstolos exigem ou pedem dízimos!

Mas muitos líderes religiosos citam textos bíblicos para tentar provar que o dízimo ainda está em vigor para os nosso dias.Mas qualquer pessoa que examinar com seriedade o Novo Testamento,verá que o dízimo é inválido para os cristãos e que não prossegue para os nossos dias atuais.

Mas vejamos um exemplo clássico de versículo bíblico usados por pastores da cristandade para poder arrancar até o último centavo de seu próprio rebanho.
Qual evangélico que não sabe citar Malaquias.3:8-10?
Assim é muito fácil criar uma doutrina baseando-se em interpretações fora do contexto.

Então vamos analisar o contexto claro de Malaquias.3:8-10.
Notem que a mensagem desde o começo é para os israelitas,para a nação de Israel e não para as outras nações. Veja o versículo 9 quando diz” Vós,a nação toda”Malquias.3:9

Estas palavras são dirigidas para os sacerdotes corruptos e também para a nação de Israel.Foi uma figura de linguagem onde o profeta Malaquias queria dizer em outras palavras que estava todo mundo roubando de Deus.
De modo que estava todo mundo roubando, tanto o sacerdotes, como também o povo.

Que lição aprendeu de Malaquias?
Que esta atitude de usar o dízimo para o uso próprio é sim roubar a Deus também.
Pois de fato muitos líderes religiosos são sustentados por dízimos .
Contrario dos apóstolos que nunca se fizeram de fado para as congregações.

Mesmo alguém hoje, ganhando um salário mínimo deve devolver a sua parte ao senhor?
Considere a seguinte informação:
Em primeiro lugar, antigamente as pessoas viviam do que plantavam.
E os dez por cento foram instituídos em uma época assim.

Mas hoje no momento em que vivemos 10% de um salário mínimo tem muito mais peso do que na época dos israelitas.
Por quê?
Porque antigamente, nos dias de Moisés, as pessoas não pagavam conta de luz, água, taxa de esgoto, telefone, gás, passagem de ônibus e IPTU.
E quem tem carro ou moto tá ainda pior, com o preço da gasolina e do IPVA.
Acho melhor eu parar por aqui porque senão a lista não vai parar de crescer.

Como já dito: Antigamente as pessoas viviam do que plantavam, elas não tinham as mesmas obrigações financeiras que temos hoje.
De modo que 10% para os nossos dias atuais é muito mais pesado para um pai de família.
2coríntios. 8:13

Assim a pessoa que passa necessidades por pagar rigorosamente o seu dízimo para a igreja,é como diz o ditado:“Descobriu um santo para cobrir o outro”
Ou seja, uma atitude, um esforço em vão!

Despertem!Acorda!
Deus não precisa do seu dinheiro, quem precisa dele é o seu pastor para poder pagar as contas dele.

Para muitos nas igrejas, “fiel” é todo aquele que paga rigorosamente em dia a sua mensalidade do dízimo.
Mas o que muitos evangélicos não sabem é que o dízimo fazia parte da lei cerimonial do templo.
Fazia parte por que Cristo a aboliu com seu sacrifício. Romanos. 10:4

Tal pessoa que faz isso se torna ínfimo aos olhos de Cristo.
Portanto você que é verdadeiramente um amante da verdade não permaneça num estado de inércia.

http://www.jw.org/pt/busca/?q=d%C3%ADzim...

2015-08-19 02:45:46 · answer #2 · answered by ? 7 · 1 0

Eu acho que você poderia tornar a pergunta um pouco mais específica. Não é basicamente a oferta ou o dízimo em si que são criticados mas a ganância e a obstinação em obter os dízimo e as ofertas como objetivo maior dos cultos.
Na verdade, como disse um usuário acima de mim, o dízimo seria uma lei revoada pela nova aliança que é o NT.
Ninguém criticaria apenas o dízimo se ele fosse usado com correção. Aliás, a ICAR recebe ofertas a muitos séculos e, de uma maneira geral, essa nunca foi uma das maiores críticas ao ministério católico, desde o episódio das indulgências que foi um dos estopins da Reforma..

Experimente ir a um culto na IURD. Não há quem não se sinta constrangido com a agressividade com que os recursos são solicitados. Eu fiz pesquisa em cultos e senti muito isso.

2007-12-15 03:40:01 · answer #3 · answered by Felipe Mogan 4 · 1 0

Se a pessoa freqüenta um lugar em busca de alguma coisa (Igreja, Clube e etc) e lógico que se deva pagar algo para sustentar a estrutura (Funcionários, agua, luz, impostos e etc) mais o que vemos por ai são arrecadações milionárias e gastos e prédios monumentais que aparecem do ida para a noite Religiões adquirindo Imóveis em locais nobres, comprando Redes de TV e radio. Mesmo as religiões mais antigas sempre se aproveitaram dos excessos isso sim é são atitudes condenáveis, que um padre, pastor ou pai de santo seja assalariado tudo bem mais em algumas religiões o que estamos vendo são pessoas se aproveitando da fé de pessoas que chegam fragilizadas por vários motivos e expostas ao havido desejo de poder e fortuna, cada vez mais vemos religiosos pegos com dólares na bíblia (fim do mundo) e adquirindo bens com a ajuda de pobres coitados que na ansiá de sair dos problemas (saúde ou financeiro) se entregam a mercê desse tipo de pessoa. Uma coisa é certa não devemos generalizar ainda bem que existem pessoas (poucas é certo) honestas e totalmente comprometidas em ajudar o próximo levando a palavra de Deus.

sds

2007-12-15 03:29:25 · answer #4 · answered by Flavio MG 5 · 1 0

Porque não há lugar na Bíblia que dê procuração a essas igrejas pra catar o dinheiro. E quem dá, sabendo que tem safadeza e dizendo "que preste contas a Deus", tá lavando as mãos igual Pilatos e cometendo o pecado de omissão, por ser cúmplice da SAFADEZA!

2007-12-15 02:46:46 · answer #5 · answered by Carranca 7 · 1 0

minha opinião; acho que o dizimo não deve ser obrigatório.
pois em algumas igrejas se você não paga você não é irmão.

2007-12-15 02:40:53 · answer #6 · answered by gege de souza 6 · 1 0

O dizimo representa 10% do seu salario mensal, dá quem crer, pois o dizimo é biblico, eu poderia citar varios capitulos da biblia, como abrão que foi o primeiro a dar o seu dizimo.

2007-12-15 04:01:08 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O dizimo no Antigo Testamento esta se referindo tanto das colheitas, como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus ( Lv 27.30-32; Hb 7. 1-10 ). O dizimo era usado também para o sustento dos levitas ( Nu 18.21-24 ), dos estrangeiros, dos órfãos e das viuvas ( Dt 14.28-29 ).
O principio básico do dizimo era o reconhecimento que tudo pertence a Deus.
O dizimo de Israel consistia de um décimo de toda a produção anual de alimentos e do crescimento de rebanhos de ovelhas e gados. Era um costume sagrado para Deus.
Embora o Novo Testamento não prescreva o dizimo como uma obrigação legal para os seguidores de Cristo, ainda assim ele e ensinado no sentido de uma contribuição a ser feita de forma sistemática, liberal, abundante e alegre ( 1 Co 16.2; 2 Co 9.6,7 ).
Visto que os cristãos devem pregar o evangelho e praticar atos de caridade sem exigir qualquer pagamento, porque eles próprios os receberam gratuitamente do Senhor ( Mt 10.7,8 )
Sabemos que as igrejas precisam de dinheiro, para o seu sustento, aluguel, luz, agua, reformas, taxas, empregados e demais necessidades.
Agora o dizimo e uma questão de amor ao próximo e não uma lei ou obrigação e sim um dever de todo o cristão.
Paz do Senhor.

2007-12-15 03:57:22 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Condenar o dízimo não, porque trata-se de uma lei que foi dada por Deus aos israelitas no passado e esta lei vigorou
até que entrasse em vigor a lei do cristo no novo pacto que ele fez com seus dissípulos em 14 do mês de Nisã do ano 33 (sexta feira da paixão como é conhecida a data) por ocasião da santa ceia, e esta entrou em vigor quando os dissípulos receberam espírito santo (como que linguas de fogo quando estavam reunidos numa sala de sobrado após a ressurreição de Jesus).
apartir daí então toda a lei dada por moisés serviu de base
para a lei do cristo, porém muitos dos requisitos da lei deixaram de vigorar, como por ex:
guardar sábado, Oferecer sacrifícios animais dízimo etc....
portando o princípio que passou a vigorar foi o que está expresso em II coríntios 9:6,7 que diz:
"Mas, quanto a isso, quem semear parcimoniosamente, ceifará também parcimoniosamente; e quem semear generosamente, ceifará também generosamente. Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado."
Portanto aqueles que usam o dízimo para arrecadar dinheiro para sua igreja, está se aproveitando de uma lei que não está mais em vigor.

2007-12-15 03:10:28 · answer #9 · answered by 100blema 4 · 0 0

Com colaborações não necessariamente de 10% do seu salário. Ou vc acha que igrejas como IURD, ICAR, Renascer, da Graça, Deus é Amor e muuuuuitas outras mais não tem uma sobra enorme de caixa?

2007-12-15 02:43:24 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers