English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou tentando plantar uma avelã faz dias.
Ja coloquei a semente com a casca e não deu em nada, coloquei 3 sementes descascadas em um pote com terra, sendo: 1 em cima, 1 no fundo da terra e 1 no meio do pote. As duas que estavam em baixo da terra apodreceram e a que está em cima não brotou.
Alguem sabe a forma correta de fazer a semente brotar?

2007-12-01 06:16:44 · 2 respostas · perguntado por naoteinteressas 2 em Ecologia e Meio Ambiente Outros - Ecologia e Meio Ambiente

2 respostas

A semente de avelã é uma cariopse. Deves abrí-la como forma de abreviar sua germinação. Adquira um inoculante, de qualquer uma das marcas q. existem no mercado. e mergulhe a semente por cerca de 24 hs. Após deixa-a secar por igual período, e a cololoque num vaso ou outro invólucro até que apareça a brotação. Vindo esta , transmude a plantinha para o local onde queres qye se desenvolva. O crescimento é lento e só a partir do quarto ano é que começarás a colher tuas avelãs.

2007-12-01 14:16:39 · answer #1 · answered by garimpeiro velho 7 · 0 0

Acesse e leia:

http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/reproducao3.htm

LEIA TAMBÉM:

A semente

A semente é o óvulo da flor desenvolvido após a fecundação. É a semente que abriga o embrião, a futura planta. O processo pelo qual o embrião da semente se desenvolve originando uma nova planta denomina-se germinação.

O que é preciso para que uma semente germine?

Para uma semente poder germinar é necessário a contribuição de fatores internos (condições da própria semente) e externos (condições do meio ambiente).

Condições da própria semente:

· Estar madura;

· Estar inteira;

· Não ser muita velha;

· Possuir reservas de substâncias nutritivas.

Condições do meio ambiente:

· Oxigênio (o solo deve estar fofo para permitir a penetração do ar à semente);

· Temperatura adequada;

· Umidade (presença de água no solo).

A semente e a dormência

Muitas sementes não germinam, mesmo que as condições ambientais citadas sejam adequadas. Neste caso, diz-se que elas se encontram em estado de dormência. Para germinar, precisam de outras condições, que podem variar de uma espécie para outra. Sementes de certas variedades de alface, por exemplo, só germinam em presença de luz. Já as sementes de certas variedades de melancia só germinam no escuro. Para quebrar a dormência das sementes da leucena (uma leguminosa), elas devem ser colocadas em água quente durante alguns minutos.

De que compõe a semente?

A semente é composta de tegumento e amêndoa. O tegumento é a camada externa da semente - a casca, que cobre a amêndoa, parte principal da semente. A amêndoa apresenta duas partes:

Embrião - Forma a nova planta quando a semente germina.

Albúmen - Contém as substâncias nutritivas que vão alimentar a plantinha nas primeiras fases de desenvolvimento.

No embrião existe um órgão muito importante chamado cotilédone. É ele que absorve as substâncias nutritivas do albúmen para alimentar a nova planta, enquanto ela não tiver raízes nem folhas.

Você verificou que os grupos de angiospermas se dividem em monocotiledôneas e dicotiledôneas. O que significa isso? Algumas plantas, como o milho, o arroz e outras tantas enumeradas, têm apenas um cotilédone; por isso denominam-se monocotiledôneas. Outras, como o feijão, o amendoim e a ervilha, apresentam dois cotilédones; são as dicotiledôneas.

Nas monocotiledôneas, o albúmen é muito desenvolvido. Nas dicotiledôneas, ele geralmente é pouco desenvolvido. Neste caso, as substâncias nutritivas ficam armazenadas nos próprios cotilédones.

2007-12-01 06:50:09 · answer #2 · answered by Soneca 7 · 2 0

fedest.com, questions and answers