English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

0 respostas

Reciclagem de resíduos têxteis
Resumo
Informações sobre reciclagem de resíduos têxteis.
Palavras-chave
Reciclagem; resíduos têxteis; retalho
Assunto
Meio ambiente, reciclagem e tratamento de resíduos
Demanda
Informações de como transformar resíduo têxtil em fio novamente e transformar em tecido.
Solução apresentada
O processo de fabricação dos tecidos também consome grandes quantidades de água e energia. Além disso, esta indústria é muito poluidora a nível dos efluentes líquidos, pois os tecidos passam por inúmeros processos de tingimento e tratamento com substâncias antifúngicas, por exemplo. Assim, a reciclagem dos resíduos têxteis é importante para a redução da poluição, uma vez que estes resíduos são freqüentemente queimados a céu aberto ou depositados em vazadouros.
A reciclagem de tecidos pode se dar de forma industrial ou artesanal. Entretanto, a reciclagem industrial de tecido pós-uso não é praticada no Brasil. Algumas fábricas utilizam aparas de outras, que são incorporadas na produção antes de se tornarem resíduos, mas esta ainda não é uma atividade muito comum no Brasil. A impossibilidade de reciclagem industrial pós-consumo é conseqüência do estado em que os tecidos se encontram após serem descartados (sujos, rasgados e já um tanto degradados) e também pela pouca quantidade gerada em um curto período de tempo (a porcentagem de tecidos no lixo doméstico é muito pequena). Algumas instituições fazem uma reciclagem artesanal, utilizando restos de tecidos para produzir bonecas de pano, bolsas, colchas, tapetes etc.
Logo, deve-se procurar reutilizar ao máximo todos os panos e restos de tecidos antes de serem descartados. Roupas não mais desejáveis devem ser doadas ou consertadas ou, quando em estado imprestável, transformadas em pano de chão. Depois disso e em poucas quantidades, não há grandes problemas em jogar este resíduo no lixo comum, desde que este vá para aterros sanitários.
Para que esses retalhos sejam novavemente utilizados como matéria-prima, deverão serem desfiados e colocados no processo de fiação.
Resposta Técnica produzida pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) http://www.sbrt.ibict.br 1
O processo de fiação
Descrição do processo de fiação fibra curta (algodão) compreendida em três fases:
- Aspectos Gerais dos Vários Processos de Fiação.
1) Limpeza. Algodão Virgem Abertura Cardação 2) Preparação Passador Reunideira Penteadeira Maçaroqueira 3) Fiação Fiação de Anel Fiação Open-End Retorcedeira
Preparação para a Tecelagem - Bobinagem - Preparação do Rolo de Urdume - Urdição - Urdição Contínua - Urdição Seccional - Tingindo Fios - Engomagem - Desengomagem - Remeteção Componentes - Principais Componentes de um Tear - Movimentos Primários do Tear - Formação da Cala - Inserção da Trama - Movimento do Batente - Percurso da Matéria Prima no Tear - Guarda – Urdume
Teares Mecânicos 1 - Teares Não Automáticos 2 - Teares Semi-Automáticos ou Automatizados 3 - Teares Automáticos 3.1 - Teares Convencionais 3.1.1 - Teares com Troca de Espula 3.1.2 - Teares com Troca de Lançadeira 3.2 - Teares sem Lançadeiras 3.2.1 - Teares de Projétil 3.2.2 - Teares de Haste Rígida 3.2.3 - Teares de Haste Flexível 3.2.4 - Teares de Jato de Ar 3.2.5 - Teares de Jato de Água 4 - Teares Especiais 4.1 - Teares Triaxiais 4.2 - Teares de Maquineta Jaquard 4.3 - Teares para Felpas 5 - Teares para Fitas (passamanarias) 6 - Teares de Cala Ondulante
Resposta Técnica produzida pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) http://www.sbrt.ibict.br 2
Conclusões e recomendações
O processo de reciclagem de resíduos têxteis é muito complexo, pois os resíduos são encontrados de diversas composições, de várias gramaturas e outras tantas cores.
Para que volte a ser fio novamente para a sua posterior transformação em tecido, esse material deve ser separado por matéria-prima e comprimento de fibra.
Os equipamentos a serem utilizados dependem da aplicação final, se é para tecido plano, ou para malharia.
Portanto para entrar nesse nicho de mercado, deverá ser elaborado um plano de negócios verificando a aceitação desse produto, onde irá conseguir os residuos em quantidade suficiente para manter os equipamentos funcionando de maneira rentável.
O SEBRAE fornece orientação na elaboração do plano de negócios, para saber qual o escritório regional mais próximo 0800 78 02 02.
Uma sugestão para o aproveitamento desses residuos, seria na produção de estopas, que não é necessário a eliminação dos tingimentos e só a fragmentação dos retalhos.

2007-08-06 14:24:41 · answer #1 · answered by pizzaiollouco 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers