Não prejudica não. Veja:
O gengibre é quente em potencial, leve e gorduroso. Estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco.
Faz parte de um grupo de árvores - drogas naturais - chamada tryasuna, que possuem efeitos semelhantes.
Tryasuna é picante e potencialmente quente.
O gengibre na medicina ayurvédica trata obesidade, possui ação na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crônica.
O Dr. Krishna Srivastava, da universidade de Odense, na Dinamarca, pesquisou onze condimentos e descobriu que sete deles tinham efeitos anticoagulante. Os mais potentes foram cravo, gengibre, cominho e açafrão.
O gengibre realmente é um poderoso anticoagulante nos seres humanos, como descobriu Charles R. Dorso, M.D., da Faculdade de Medicina da Cornell University.
O Dr. Dorso relatou que o agente ativo era o gingerol, um componente do gengibre quimicamente semelhante à aspirina.
O gengibre também é um excelente remédio para enjôo ou náuseas e , diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso. Vários estudos comprovam este fato.
Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores da universidade G.B. Pant, na Índia, documentaram sua eficácia, após estudarem a ação antiflatulência do gengibre.
Dr. Krisnha C. Srivastava também estudou a ação antiflatulência do gengibre, já que afeta as prostaglandinas (substâncias que ajudam a controlar respostas inflamatórias envolvendo a histamina e a dor)
Na verdade, o gengibre funciona de forma bastante semelhante à aspirina, bloqueando a síntese de prostaglandina e levando à redução da inflamação e da dor.
Em estudo feito com um paciente, o mesmo foi orientado a ingerir 500 a 600mg (aproximadamente um terço de uma colher de chá) de gengibre em pó misturado com água pura. Em 30 minutos percebeu-se o efeito no alívio da dor de cabeça. Nos três ou quatro dias seguintes ela continuou a ingerir o preparado (4x ao dia).
O gengibre tem sido utilizado na Índia há milhares de anos para o tratamento de doenças reumáticas.
Um outro estudo também mostra que o gengibre pode acelerar o metabolismo, queimando calorias e, desta forma, auxiliando no tratamento da obesidade.(2)
De acordo com a Dra. Vinod Verma o pó também pode perder as propriedades farmacêuticas. O gengibre seco conseguido no ocidente não é comparável ao sunthi, pois na Ayurveda existe um método especial para secá-lo.
O gengibre sempre é indicado em programas de desintoxicação.
Dr. Vasant Lad orienta os seguintes cuidados:
· Uma colher de gengibre fresco com uma pitada de sal funciona como aperitivo.
· Tomar lassi com uma pitada de gengibre ou cominho em pó ajuda na digestão.
· Um copo de leite com gengibre tomado antes de dormir é nutritivo e acalma a mente.
· Em caso de febre, é recomendável fazer um jejum com infusão de gengibre (chá).
2007-07-16 11:06:56
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
tudo em excesso faz mal, mas de uma coisa vc pode ficar tranqüila, problema na garganta vc não vai ter por muito tempo...rsrs
2007-07-16 09:13:39
·
answer #2
·
answered by O_LUA_P... 3
·
1⤊
0⤋
TUDO QUE SE COME EM GRANDES QUANTIDADES FAZ MAU A SAUDE.
2007-07-16 09:07:48
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Faz mal pa quem é hipertenso?
2015-07-16 01:29:06
·
answer #4
·
answered by Amilton César 1
·
0⤊
0⤋
vc deve fazer essa pergunta a um fitoteraputa,eu tabem gosto uso em tudo, em todos os cha e junto com o tempero com alho
2007-07-17 02:16:20
·
answer #5
·
answered by marilda m 2
·
0⤊
0⤋
Oi é claro se exagerar em qualquer coisa faz mal!
beijos.
2007-07-16 09:49:33
·
answer #6
·
answered by Pupy*** 3
·
0⤊
0⤋
Pode, minha filha, eu conheço uma senhora que comeu tanto gengibre que ficou atolada, começou a nascer gengibre por todos os seus orifícios naturais, foi um Deus nos acuda porque nenhum médico quis arriscar-se a curá-la. Ela precisou tomar um baita purgante comprado numa loja veterinária, muito usado no Zoológico para cólicas intestinais de elefantes empanturrados e depois de várias e espantosas crises de dor-de-barriga, começou a se livrar das toneladas de gengibre devoradas. Ocioso dizer, não quer JAMAIS ouvir falar dessa raizinha porreta. Moral : qualquer coisa de menos é remédio, de mais, é veneno. Batata!
2007-07-16 09:22:01
·
answer #7
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
1⤋