English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-06-19 13:57:34 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Comidas e Bebidas Culinária Étnica

12 respostas

O azeite extra virgem acaba sendo mais rico porque o processo de extração influencia na concentração dos antioxidantes, que como já comentamos evita o desenvolvimento de doenças. O extra virgem contém alto teor de Vit. E e de compostos fenólicos que ajudam neste processo. Em cada kg temos 330mg de Vit. E e 400 compostos fenólicos diferentes. Já o refinado cai para 220mg de Vit. E e 80 compostos fenólicos.

Agora, o azeite de oliva extra virgem por ser mais nobre, é mais indicado para saladas e quando se utiliza em menor quantidade. Se for preparar uma refeição no fogo, ou fazer frituras, pode ser utilizado o azeite de oliva normal.

2007-06-20 04:46:07 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

É um azeite que vai virar Freira...KKKK

2007-06-20 06:17:29 · answer #2 · answered by Chastinet 2 · 3 0

É o azeite da primeira prensa.
??? que é isso???
Na hora de tirar o azeite, as azeitonas passam várias vezes na prensa. E cada vez que passa, o óleo piora a qualidade.
O melhor azeite é o da primeira vez que espreme a oliva.

2007-06-19 21:31:11 · answer #3 · answered by M.M.D.C. 7 · 3 0

O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Alem dos benefícios para a saúde o azeite adiciona a comida um sabor e aroma peculiares. A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com sol e clima seco.
Produção do azeite
São necessárias de 1300 a duas mil azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite. O azeite de oliva deve ser produzido somente a partir de azeitonas e não podem ser denominados desta forma óleos extraídos por solventes ou re-esterificação, nem misturas com outros tipos de óleo.
Na atualidade, os métodos tradicionais de processamento da azeitona deram lugar a processos modernos de extração, utilizando variação de pressão e temperatura. Com isso, o método tradicional de prensagem a frio quase não existe mais e classifica-se o azeite segundo seu processo de produção da seguinte forma:

Azeite de oliva refinado, produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem.

Azeite de oliveira virgem, obtido por processos mecânicos. Dependendo da ácidez do produto obtido, este azeite pode ser classificado como sendo do tipo extra, virgem ou comum. O azeite virgem apresenta acidez máxima de 2%.

Azeite extra virgem. O azeite não pode passar de 0,8% de acidez (em ácido oléico) e nem apresentar defeitos. O orgão que os regulamenta e define quais defeitos são catalogados é o Conselho Oleícula Internacional.

Azeite de oliva comum é obtido da mistura do azeite lampante, inadequado ao consumo, reciclado por meio de processos físico-químicos e sua mistura com azeite virgem e extra-virgem. O azeite de oliva comum não possui regulamentação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Azeite

2007-06-20 05:41:34 · answer #4 · answered by @... 5 · 1 0

Olha, fiquei muito curioso com a resposta, mas fiquei em dúvida entre duas. A que falou que é feito só de azeitonas e não tem conservantes e é colocado diretamente no vidro, e a que falou que o azeite da primeira prensa. Alguém vai ter que desempatar.

2007-06-20 00:03:30 · answer #5 · answered by Mauro Brandão 4 · 1 0

É o azeite extraído da azeitona, que não recebe nenhum ingrediente ou conservante e que é curtido por um ano em vasilhames de vidro. É ótimo para o coração. Beijos, querida!

2007-06-19 21:19:01 · answer #6 · answered by Luzia Zënia P 2 · 1 0

O melhor dos melhores.

2007-06-20 10:07:20 · answer #7 · answered by Claudinho-25 2 · 0 0

Ola

Os azeite de oliva sao classificados da seguinte maneira:

Azeite de oliva virgem: é o obtido da azeitona madura por processos físicos em condições térmicas sem alterar as características próprias do produto. Os únicos tratamentos permitidos são a lavagem da fruta, decantação, centrifugação e filtração. Existe uma grande variedade de azeite virgem, dependendo da variedade das azeitonas que são extraídas. Só na Espanha há mais de 200 variedades. Há azeites de uma única variedade ou de uma mistura delas. A qualidade do azeite de oliva é determinada pela acidez, teor de ácidos graxos e características organolépticas (cor, aroma e sabor).

Azeite de oliva virgem extra: é o azeite virgem com acidez menor que um grau. Tem um excelente sabor e aroma. É especialmente indicado para as saladas, molhos, legumes ou adicionado no final de qualquer preparação.

Azeite lampante: é o azeite virgem impróprio para o consumo, tem sabor e aroma indesejáveis e destina-se ao processo de refinamento ou a usos técnicos.

Azeite de oliva refinado: é o obtido após o refino do azeite virgem. Os processos empregados são a neutralização, a descoloração e desodorização mediante um tratamento com vapor de água. No refino do azeite não é empregado nenhum processo químico.

Azeite de oliva: antigamente era conhecido como azeite de oliva puro. Trata-se do produto da mistura de azeite virgem com o refinado. A proporção de cada um dos azeites é muito variada e é ela que determina o sabor. Esse azeite é indicado para as preparações em geral, como carnes, arroz, feijão, molhos, frituras, doces e bolos.
Compreendendo a acidez do azeite de oliva - Uma das maneiras de avaliar a qualidade do azeite de oliva é pela acidez, determinada pela quantidade de ácidos graxos livres , principalmente o oléico, uma gordura do tipo monoinsaturada responsável por boa parte dos benefícios do azeite na saúde.

Quanto a acidez:

Azeite extravirgem apresenta uma acidez máxima de 1º. Os melhores azeites alcançam de 0,4º a 0,5º.

Azeite virgem é determinado com uma acidez menor que 2º.

Azeite de oliva tem uma acidez máxima de 1,5º mas nem sempre vem identificado nas embalagens.

se vc quiser saber um pouco mais pode consultar o seguinte site:

http://www.pratofeito.com.br

2007-06-20 08:50:20 · answer #8 · answered by luiz III 4 · 0 0

é um oleo vegetal feito da fruta de oliva,e é extra virgem,porque é muito refinado e não passou por termica nenhuma.eu tentei!

2007-06-19 23:41:00 · answer #9 · answered by jere_viera 2 · 0 0

é o azeite que não tem outra coisa na sua composição...
não contem impurezas
é muito bom!

2007-06-19 21:19:00 · answer #10 · answered by ' Nah, 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers