Cozinhar. Alguns adoram, já outros não gostam nem de pensar em chegar perto do fogão. Quem tem o dom de preparar refeições, mesmo que diariamente, sente a necessidade de incrementar o sabor e o aroma, mesmo que de um trivial feijão com arroz. Eu adoro cozinhar e cada prato é uma mágica que devemos usar a alquimia certa para sair especial e marcante. Moro só desde os 19 anos e aprendi muitas coisas. Vou citar algumas de minhas pesquisas.
Para isso, lançam mão da variedade enorme de temperos que existem no mercado.
- Segue alguns exemplos:
- Chimichurri - uma mistura de alho, cebola, cebolinha, salsa, pimentão, calabresa e glutamato monossódico. Usado para temperar carne assada, maionese caseira e saladas.
- Pimenta rosa - pode ser usada em carnes assadas, peixes, lingüiça, lombos e marinados.
- Tomilho - deixa os pratos mais perfumados. Usado para peixes, frutos do mar, em molhos de tomate e sopas.
- Sálvia - é usada como condimentos em carnes de porco, carneiro, cabrito, molhos, churrasco e aves.
- Manjericão - é indicado para tomates, queijos, massas, carnes e serve de base de molho pesto e macarrão.
- Curry - um tempero amarelo forte, é usado em carne de frango, por exemplo.
- Açafrão - tempera arroz marroquino.
- Coloral - substitui a massa de tomate. Coloca o tomate e para dar a cor, usa o coloral.
- Zataa - é um tempero árabe para na carne para esfihas ou misturado no azeite para servir de molho. Quem quer realçar o sabor da comida pode colocar ajinomoto.
- Dica de tempero para quem não gosta de muito alho.
Passe pelo liquidificador ou moedor de carne 3 kg de cebola, 10 folhas de louro, 500 gramas de alho, 4 colheres (sopa) de orégano e 2 maços de cheiro verde. Depois de tudo moÃdo, junte meio quilo de sal, tampe e deixe descansar. No dia seguinte, junte mais meio quilo de sal, tampe de novo e deixe por mais 24 horas. Repita a operação até completar 3 kg de sal. Guarde em vidros bem fechados. Dura vários meses e serve para carnes, legumes, o que quiser.
- Saiba que o alecrim é um ótimo tempero, principalmente para carnes em geral. No bacalhau ao forno é indispensável.
- Suavize o tempero mergulhando alguns talos de salsinha amarrados no cozido ou na sopa e leve de volta ao fogo. A salsinha tira o gosto do alho.
- Antes de fazer tempero em grande quantidade, deixe os dentes de alho em água filtrada. Eles ficam fáceis de descascar e não deixam os dedos ardidos.
- O alho confere diversos sabores aos pratos, dependendo de como você os carta. Quando esmagado ou amassado, o aroma é mais ativo. Para que fique mais suave, use-o inteiro em pedaços grandes.
- Outra maneira de conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho. Depois guarde a salsa num vidro coberta de óleo.
- As folhas de camomila bem picadinhas na salada dão um sabor especial e ainda abrem o apetite.
- Para preservar o sabor da salsa, congele em sacos plásticos.
- Se você misturar um pouco de azeite de oliva à pimenta malagueta, seu sabor ficará muito mais acentuado. O vinagre, ao contrário, vai tirar um pouco do seu gosto, deixando-a mais suave.
- Folhas de louro: além de aromáticas são excelentes conservantes; coloca-se 3 folhas de loro em frascos onde se guardam cereais, como farinha e fécula de milho. que permanecerá inalteráveis por muito tempo.
- Como a maioria das receitas inclui sal e pimenta, tenha sempre à mão um saleiro grande com uma mistura dos dois. Uma boa combinação é 3/4 de sal e 1/4 de pimenta.
- Nunca deixe especiarias muito perto do fogão: elas perderão o sabor e a cor.
- Melhore o sabor de uma lata de molho de tomate colocando-a numa garrafa de vidro e acrescente cebolinha verde e aipo picado. Depois de algum tempo, ficará com um sabor excelente.
- Se uma receita exige ervas frescas e você só tem os temperos secos, use um terço da quantidade de ervas secas como substituto. A secagem concentra o sabor.
- Arroz
Assim como o macarrão, o arroz é considerado um condutor de sabores, por isso o segredo de um delicioso risoto é o resultado da combinação entre carnes, trufas, verduras, temperos especiais e o arroz.
Por ser um prato tÃpico de inverno, as ervas frescas são pouco utilizadas no preparo dos risotos. Especiarias também são pouco indicadas. O açafrão, no entanto, dá um sabor especial ao Risotto alla Milanese.
Para enriquecer o sabor do arroz, os ingredientes mais indicados são: açafrão, alho, brócolis, cebola, cogumelos secos, cheiro-verde, erva cidreira, se combinada com camarão, ervilhas, trufas brancas de Alba, maçã-verde, manjericão, milho, rúcula, sal e pimenta-do-reino, tinta das lulas, tomates secos, uva-passa.
- Orégano: erva de intenso aroma e gosto levemente amargo originária do Mediterrâneo, o orégano é indispensável na cozinha italiana, o sobrenome da pizza, dos molhos de tomate e de todos os pratos da mamma. O orégano é uma variedade brava e mais aromática da manjerona. Existem muitos tipos. Os bons são bastante fortes e chegam a anestesiar a lÃngua. Na culinária norte-americana, a preferência é pelo "orégano mexicano", que, embora mais forte, não é uma variedade da planta, e sim outra planta com gosto semelhante.
Como usar:
Use e abuse do orégano com a maioria dos pratos italianos ou gregos. Utilize-o para temperar saladas, queijos frescos, anchova, caça, ensopados, feijão e legumes em conserva.
- ALHO: De paladar forte e odor inconfundÃvel, o alho é uma das maiores descobertas do homem em termos de temperos. à difÃcil encontrar pratos em que ele não seja bem-vindo. No arroz e feijão, nos molhos e carnes, é quase sempre o primeiro a ser lembrado. à usado por todos os povos, não só na culinária, como na medicina. Saudável, contém substâncias anti-sépticas, é estimulante e reduz a pressão sangüÃnea. Quem pensaria em temperar uma carne, caça ou ave sem que o alho entrasse na composição da famosa "vinha d'alhos"?
- ANIZ: Usado em licores como o Pernod e o Greek. Também pode ser usado em saladas para guarnecer vegetais, bolos biscoitos e pães. O chá de aniz combate a indigestão.
- BAUNILHA: Encontrada nas boas casas de ervas e supermercados, em favas longas, pretas, brilhantes e muito aromáticas, em gotas e em cristais (quando toma o nome de vanilina). Seu aroma é sempre agradável.
à usada em caldas, sorvetes, doces, compotas, bolos, biscoitos, chocolates, bombons e cremes.
- CAMOMILA: Muito aromática, de forte sabor, é uma erva que pode ser encontrada fresca, em ramos ou seca.
à muito usada na medicina caseira, pois dizem que o chá de camomila após as refeições ajuda a digestão e tem um gostinho muito agradável.
A camomila, acrescida de outras especiarias, tais como a canela, o cravo e a noz moscada, dá um sabor todo especial aos bolos de fubá, de mel, de chocolate e alguns biscoitos.
- CEBOLA: à um dos mais importantes condimentos universais. Possui cheiro e sabor caracterÃsticos. à também ótimo alimento, empregada como ingrediente principal de vários pratos saborosos. Seu cultivo remonta à antigüidade, sendo originária da Ãsia e da Palestina. Já os egÃpcios lhe rendiam verdadeiro culto, como foi comprovado pelas pinturas encontradas em tumbas. Os caldeus empregavam-na nos rituais de magia, e os romanos atribuÃam-lhe qualidades excepcionais, como o poder de aumentar a força de seus soldados. Os judeus fizeram uso dela como alimento durante 40 anos no deserto, quando fugiam do Egito.
A cebola pode ser empregada também para fins medicinais. Contém ácido fosfórico potássio, cálcio, enxofre, vitaminas B1, B2 e B6.
- CEBOLINHA FRANCESA: à encontrada fresca, principalmente em feiras livres e alguns supermercados. Suas folhas são roliças e muito finas, de cor verde. à uma das ervas componentes das fines-herbes.
Cortada bem fininha ela é utilizada para dar paladar às omeletes, saladas, sopas cremosas de batata, pastas de queijo branco, requeijões e em batatas inglesas pequenas e temperadas com casca.
- CEBOLINHA VERDE: Encontra-se em todas as feiras livres e supermercados. Um dos temperos mais comuns, é utilizada em quase todos os molhos e é excelente para enriquecer as saladas e farofas.
- CRAVO-DA-ÃNDIA: à uma das especiarias mais populares. De sabor e aroma muito forte deve ser empregado com parcimônia.
à encontrado moÃdo ou em cravinhos secos.
Indispensável no preparo das caldas para compotas, doces de tacho, bolos de mel, pães, biscoitos, picles e para temperar carnes e presuntos.
- CARIL OU CURRY: E um dos temperos da cozinha indiana. Consiste na sábia e precisa mistura de especiarias, cujas proporções variam de acordo com a região e o prato. Nos grandes palácios da Ãndia há pessoas especialmente incumbidas de sua preparação e cada uma tem sua receita secreta. Em sua composição entram açafrão da Ãndia, coentro, gengibre, cravo, canela, mostarda, cardamono, caiena, cominho e sal. O sabor varia com a proporção dos diversos temperos usados.
- COENTRO: Encontrado em folhas frescas em todas as feiras e mercados. à quase tão popular como a salsa e a cebolinha verde. As folhas são ligeiramente repicadas e de coloração verde claro, lembrando a salsa, porém de gosto inteiramente diferente. As sementes secas são encontradas em supermercados e casas de ervas.
Quando fresco é muito usado nos pratos de peixes e crustáceos. à indispensável no preparo do vatapá, moquecas e xinxins.
Já as sementes, depois de moÃdas, são utilizadas nos temperos de biscoitos, pães, bolos e vários pratos salgados. à usado também na mortadela e picles.
No norte e nordeste do Brasil o coentro fresco é usado no tempero do feijão.
Misturas Especiais
• 4 Ãpices (francesas) Ingredientes: pimenta do reino, gengibre, noz moscada e cravo. Ideal para carnes, peixes, presunto, rã, lÃngua, pickles, suco de tomate, molhos, ponches e doces.
• Agridoce (Chinês) Ingredientes: anis estrelado, canela, erva doce, cravo e gengibre. Muito utilizado em pratos da cozinha chinesa. Ideal no frango xadrez, molho agridoce e bifes.
• Avis Rara Ingredientes: sal, páprica, mostarda, pimenta chilli, aipo, noz moscada, sálvia, tomilho, alecrim e manjerona. Ideal para aves especiais (faisão, perdiz, codorna, galinha d'angola). à uma 6tima opção para realçar o sabor de aves grelhadas, assadas cozidas ou fritas.
• Cheiro Verde Ingredientes: salsa e cebolinha verde desidratadas. Ideal para temperar carnes, peixes e molhos para saladas, feijoada, almôndegas, croquetes de bacalhau, omeletes e molhos à base de manteiga.
• Chili (Mexicano) Ingredientes: pimenta chili, cominho, orégano e alho. Utilizado em pratos mexicanos, dá um sabor especial à s carnes, peixes, frutos do mar, ovos e cozidos. Ãtimo também em carne moÃda e hamburguer.
• ColorÃfico Ingredientes: urucum, fubá e 61eo de soja. Também conhecido como colorau, dá cor apetitosa realçando um tom vermelho-alaranjado nas carnes, arroz, frango, peixes, caldeiradas e moquecas. No preparo de picadinhos de carnes, sopas e molhos em geral.
• Curry Taj Mahal Ingredientes: coentro, cúrcuma, gengibre, cominho, fenogrego, pimenta do reino, mostarda, noz moscada, cravo, canela, erva doce e cardamomo. Realça o sabor dos alimentos, e é indicado na preparação de carnes. Aves, peixes, sopas, molhos, arroz, casseroles, queijos, legumes, camarões, ovos e canapés.
• Ervas de Provence Ingredientes: manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho. Confere especial sabor à s carnes, peixes, aves, patês e cremes.
• Ervas Finas Ingredientes: salsa, cebolinha, estragão e tomilho. Levemente picante, é ideal no preparo de molhos, omeletes, saladas, carnes e aves.
• Lemon & Herb (Limão e Ervas) Ingredientes: limão cristalizado, cebola, amido de milho, proteÃna de soja, ervas finas, glutamato monossádico, açúcar, ácido cÃtrico e corante natural CI. Com sabor agridoce, é ideal para lagosta, vieiras, salmão, truta, meca, atum, e especialmente para camarões.
• Peixes & Aves Ingredientes: sálvia, tomilho, alecrim, manjerona e aipo. Para temperar aves, peixes e frutos do mar.
• Pimenta & Cominho Ingredientes: pimenta do reino e cominho. Ideal para temperar feijões, cozidos de peixe e frutos do mar. Também em carnes, aves, pratos à base de ovos, sopas, queijos, molhos, pães, batatas e legumes.
• Sal & Aipo Ingredientes: sal refinado, e aipo em pá. Dá um toque refinado à s carnes, peixes, saladas, omeletes, molhos para saladas, churrasco, sopas e sucos de legumes para coquetéis. Utilizado também em frutos do mar e sanduÃches de atum e salmão.
• Tempero Churrasco Ingredientes: alecrim, salsa, orégano, pimenta do reino, alho, sal e MSG. Mistura das especiarias mais indicadas para ressaltar todo o sabor dos churrascos, bifes e assados.
• Tempero Pão de Mel Ingredientes: canela, noz moscada, cravo, gengibre, anis e casca de laranja desidratada. Um toque especial para pão ou bolo de mel e cookies com amêndoa ou gotas de chocolate.
• Tempero Pizza Ingredientes: orégano, manjericão, tomilho e manjerona. Ideal para pizzas, pastéis, petiscos, queijos, canapés, molhos, omeletes. Também utilizado em pratos a' base de batatas e queijos.
• Tempero SÃrio Ingredientes: pimenta jamaica, pimenta do reino branca, canela, cravo, gengibre, noz moscada e cardamomo. Ideal para kibe cru, frito ou de bandeja, carnes, aves, recheio para esfiha e também para dar um toque especial a outros pratos preferidos.
• Zahtar Ingredientes: gergelim, coentro, orégano, manjerona, sal refinado, colorÃfico e acidulante ácido cÃtrico. à salpicada em carnes e vegetais ou usada para patês. Pode ser misturado com azeite de oliva a distribuÃdo no pão ou massa de esfiha antes de assar.
- Feijão - Temperos especiais:
Em uma panela coloque o azeite para esquentar um pouco, depois acrescente o paio cortado em rodelas finas para fritar, acrescente uma pitada de pimenta do reino e o alho socado, deixe dourar um pouco e com uma concha vá colocando o feijão da panela de pressão junto ao tempero, deixe pegar um pouco de gosto na panela do tempero (se for pouca quantidade passe logo para a panela do tempero) e junte toda a quantidade continuando no fogo para pegar gosto e ficar mais cremoso.
OBS.: Para ficar bem cremoso é indicado na etapa final amassar com espremedor de batatas a metade dos caroços, principalmente para quem não gosta muito dos caroços.
Para variar:
Frite pedaços de bacon junto com o óleo para temperar.
Dicas sobre Carnes
Aquelas tirinhas que sobram na hora de fazer bifes ou picadinhos dão uma boa sopa se misturadas com legumes. Também podem ser úteis ao preparar um molho de tomates.
Sobras de bifes e de carnes ensopadas podem ser moÃdas para fazer croquetes. Basta misturar um ovo, farinha de rosca, cebola picada, outros temperos e fritar em bolinhas.
Outra forma de usar sobras de carnes já cozidas é desfiá-las, misturar com maionese e cenoura ralada, e fazer deliciosos sanduÃches.
Com as chamadas carnes de segunda, faça-as ensopadas na panela de pressão, com um pouco de molho de tomate. São também ideais para moer.
Se você congelou a carne, ela vai soltar uma "água" vermelha ao ser descongelada. Não jogue fora esse lÃquido, pois ele contém proteÃnas importantes para o organismo. Aproveite-o no molho da própria carne.
Para preparar rosbifes, acrescente sal no meio do cozimento. Isso porque o sal faz sair o suco e o sangue da carne, tornando-a seca e dura. Depois de pronta, embrulhe-a em papel alumÃnio, evitando assim que fique assada nas pontas e crua no meio.
Picadinho para ficar macio, deve ser feito assim: frite os pedaços de carne aos poucos. Se você colocar na panela um volume grande de carne e os pedaços ficarem uns junto dos outros, acabam cozinhando (e endurecendo) em vez de dourar.
Verifique se o filé está no ponto pressionando o centro da carne com o dedo indicador. Se não resistir a pressão, a carne está mal passada. Se resistir um pouco, é porque o filé está no ponto. Mas se a carne resistir muito à pressão, é sinal que está bem passada.
As gorduras retiradas da carne podem ser derretidas numa panela quente e usadas em frituras ou refogados, substituindo o óleo ou a margarina.
Para substituir o ovo na preparação para a milanesa, fazer uma mistura de leite, farinha de trigo e passar na farinha de rosca.
Para amolecer carne refogada ou ensopada, coloque dentro da panela uma colherinha (café) de fermento em pó.
Para amolecer a carne, junte um pouco de conhaque, caso ela seja assada. Para as cozidas, acrescente vinagre ao caldo.
Para que a casca do bife a milanesa não desgrude, ponha uma rolha no óleo da fritura e só retire após os bifes estarem fritos.
Adicione um pouco de fécula de batata à massa de carne para que o bolo possa ser cortado com facilidade, sem despencar.
Os hambúrgueres ficam mais saborosos se você acrescentar algumas alcaparras em seu tempero habitual.
Um bolo de carne moÃda fica mais gostoso quando se mói a carne com um pouco de toucinho defumado.
Quando você for temperar carne de vitela, evite colocar pimenta, pois este tempero deixa a carne amarga.
Para que as lingüiças não arrebentem na hora da fritura, faça o seguinte: lave bem as lingüiças, enxugue-as, e depois fure cada uma com um garfo para retirar toda a água. Assim que estiverem bem secas pode fritá-las.
Não leve à mesa uma carne dura. Se ela estiver assim, junte um pouquinho de vinagre e de conhaque ao caldo e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Ela ficar super macia.
A carne fica muito mais apetitosa quando tem uma aparência bonita e dourada. Quando quiser carne assada, lagarto por exemplo, queime um pouco de açúcar na gordura, antes de refogá-la. Isso deixa o assado bem dourado.
Quando estiver fritando a carne moÃda, mexa sempre com a colher para não formar gomos.
Para que a carne com molho fique bem branda, coloque durante o cozimento uma rolha grande bem limpa.
Ao fritar tirinhas de bacon, passe antes no leite e depois na farinha de trigo. Isso evita que a gordura espirre ou que elas encolham muito.
Os torresmos ficarão mais sequinhos se antes de fritá-los colocarmos 1 colher (sopa) de vinagre.
Se o fÃgado de boi for comprado pela manhã, para ser servido apenas à noite, deixe-os de molho no leite. à a melhor maneira de conservá-los frescos.
Para eliminar o cheiro da dobradinha, é só cozinhá-la junto com uma laranja ácida cortada ao meio, com a casca.
Os vidros com tampas rosqueadas muitas vezes dão trabalho na hora de abrir. Existem várias maneiras de resolver este problema. Uma delas é fazer um pequeno furo na tampa: com a entrada do ar, a tampa gira mais fácil. Pode-se também mergulhar a tampa em água quente, que também ajuda.
Para que a massa de pastel fique mais fácil de abrir, use leite em vez de água, manteiga em vez de banha e uma gema no lugar de um ovo inteiro.
Para substituir o ovo batido nos empanados à milanesa, leve ao fogo um pouco de maizena e água e prepare uma creme ralo.
Bolinhos de carne macios e crocantes, você pode obter com uma massa resultante de aproveitamento de sobras de purê de batatas, um ovo, um pouco de queijo ralado e farinha de amido.
Amacie peças grandes de carne esfregando-a com vinagre e óleo de oliva. Deixe em repouso por duas horas antes de levar ao forno.
Para fatiar mais facilmente, deixe um assado descansar 10 ou 15 minutos depois de retirar do forno.
Ao assar uma carne, adicione uma xÃcara de água à forma antes de colocá-la no forno. A água absorverá parte da fumaça e gordura.
Para preparar carne de sol (seca), cozinhe-a no leite. Ela ficará bem mais macia.
2007-03-26 17:44:46
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋