Chá de erva doce, hortelã - São geralmente indicados como calmantes, ou seja, para relaxar. Ótima opção para consumir na ceia com algumas torradas, pouco antes de dormir.
-------------------------------------
Erva-cidreira - ansiedade e calmante
-----------------------------------
SETE ERVAS - ANTI-STRESS
(Alfazema, Camomila, Rosa, Eucalipto, Alecrim, Hortelã e Erva doce)
Combinação de ervas com propriedades antissépticas.
Tônicos para o sistema nervoso e circulatório. Auxiliares no fornecimento do sistema respiratório, estomáquicas, vermífugas, anti-depressivas e anti-stress. Especiais também para banhos, pois são ervas rejuvenescedoras, amaciantes da pele, adstringentes, cicatrizantes, afrodisíacas e relaxantes.
CHÁ CALMANTE - TRANQÜlLIDADE
(Erytrina mulungu, Melissa officinalis, Cymbopogon citratus, Matricaria chamomilla)
O chá calmante Botica dos Anjos é preparado com
ervas apropriadas para relaxar o ser humano em
momentos de forte tensão, insônia, depressão e
ansiedade.
A vida merece ser vivida com tranqüilidade. O chá
calmante é aromático, saboroso e não tem contra-
indicações.
--------------------------------
O chá de flores de brócolis é calmante, diurético e combate as inflamações do tubo digestivo.
O chá feito com sementes de abóbora é refrescante e calmante
----------------------------------
Calmante
Passiflora composta, capim santo.
-----------------------------
SALVIA:
Chá calmante e para tosse, gripe.
SÁLVIA
Nome científico: Sálvia Officinalis
Para se ter uma idéia das propriedades terapêuticas desta planta, basta saber que Sálvia vem da palavra salvus, que significa saúde. É uma erva aromáfica bastante conhecida, suas folhas eram ufilizadas desde a antiguidade para tornar os dentes mais brancos e brilhantes.
Além disso, esta planta, pertencente à família das Labiadas, possui inúmeras propriedades terapêuticas. Para começar, é um excelente remédio contra o cansaço nervoso, depressão e esgotamento. Além disso, é díuréüca, digestiva e antirreumática.
-------------------------------------------
MELISSA
Nome científico: Melissa Officinalis red Calamintha
A Melíssa pertence à família das Labiadas. Seu caule é reto, podendo atingir até 80 cm de altura. É toda recoberta por uma lanugem, sendo que suas folhas se apresentam no formato de um cálice tuboso, cujo lado de dentro pode ser amarelo ou branco, ou ainda apresentar manchas. Suas folhas também são ricas em glândulas de óleo. É originária da América do Norte e sul da Europa. Suas propriedades são conhecidas desde a Grécia antiga quando era cultivada nos jardins, pois atribuía-se a ela a capacidade de fortalecer o coração e o cérebro. A conhecida Água de Melissa, hoje vendida em farmácias, foi desenvolvida há séculos pelos Cannelitas franceses. Esta água serve como calmante e antiespasmódico, uma de suas maiores propriedades. A Melissa é ainda muito empregada para combater distúrbios de origem nervosa, hepática e nevrálgica, do aparelho digestivo e intestinal.
As- folhas da Malva, quando esmagadas, exalam um agradável perfume. Ela também é conhecida como erva-cidreira-verdadeira, melitéia, cidrilha e melissa romana.
Chá de Melissa e Catuaba
Para a cura da insônia, fadiga mental e cansaço.
Receita
Uma porção pequena de Melissa (colher de chá)Uma porção pequena de Catuaba (colher de chá)
Ferva as duas ervas numa medida de copo d’ água.Deixe ficar morna e beba com um pouco de mel.
---------------------------------
PRIMAVERA
Nome científico: Primula Officianalis
Esta flor, que é a primeira a desabrochar com a chegada da primavera, daí o seu nome, pertence à família das Primuláceas, que abriga aproximadamente 50 espécies distintas. É também uma planta muito utilizada como ornamentação. Mas, além disso, possui propriedades terapêuticas, sendo um excelente calmante e antiespasmódico. A Primavera às vezes se apresenta na cor amarela, outras num tom violeta.
-----------------------------------
Erva-doce (Pimpinella anisum)
Você sabia que a erva-doce e o anis são a mesma planta? Suas sementes servem para preparar chás e infusões que funcionam como expectorante, tônico estomacal e digestivo, calmante, regulador das funções menstruais e estimulador da lactação. Com elas também se prepara um óleo, ótimo para esfregar na barriga de crianças e adultos com cólicas. Dizem também dizem que se friccionado na cabeça, esse óleo acaba com piolhos. Além dessas funções medicinais, a erva-doce é muito usada na cozinha e na perfumaria (o sabonete é cheirosíssimo). E o talo da planta, se comido cru, não engorda e contém fibras e minerais. Para preparar um chá calmante, misture uma colher (sopa) de sementes com um litro de água fervente. Tampe e deixe em infusão por dez minutos. Tome antes de dormir. Essa mesma infusão preparada com duas colheres (sopa) das sementes é ótima para aliviar gases intestinais. Tome uma xícara do chá morno depois das refeições. Para inalações, faça a mesma infusão. Depois de pronta, despeje o líquido numa xícara e coloque sobre ela um cone de papel para evitar a dispersão dos vapores. Inspire fundo pelo cone. Funciona muito bem como expectorante e também é indicada para asmáticos. A farmacêutica Cristina Beerends, da Fundação Herbarium, especializada no estudo de ervas medicinais, diz que a erva-doce também é comumente usada pelas lactentes para aumentar o leite.
Descrição - Planta herbácea de 30 a 50 cm de elevação. Sua haste da planta é erea, cilíndrica, estriada, canaliculada e ramificada superiormente. Possui folhas fendidas, de cor verde-escura. As flores são brancas e pequenas.
Toxicidade - Atóxica
-----------------------------------
Hortelã (Mentha villosa Huds)
Além de ser um condimento e um aromatizante, a hortelã é muito usada como digestivo, calmante e vermífugo. Mas a ciência comprovou seu efeito terapêutico apenas como antiparasitário (contra ameba e giárdia). As folhas podem ser utilizadas na forma de pó (1 colher de chá diluída em água três vezes ao dia). A indústria cosmética também faz uso da hortelã em loções desinfetantes e descongestionantes para a pele, com ação benéfica no pós-barba e também depois da depilação.
Descrição - Planta herbácea e rasteira, com folhas crespas e arredondadas, de comprimento variável - atinge no máximo 5 cm - e com haste bem curta. As flores são pequenas, de um vermelho-claro e dispostas em longas espigas.
Toxicidade - Atóxica.
-----------------------------------
Macela (Achyrocline satureioides)
O aroma agradável de suas flores tem efeitos calmantes. Por isso, elas são utilizadas como enchimento de travesseiros. Basta secá-las ao sol e estão prontas para o uso. O chá feito com as flores frescas (duas colheres de sopa para meio litro de água) também tem efeito tranqüilizante e ainda estimula a digestão. Apesar de perfumado, possui sabor amargo. Para facilitar a digestão, prefira tomar o chá puro, sem adoçá-lo.
Descrição - Planta anual com até 1,5 m de altura. O caule e os ramos são cobertos por pilosidade em tom esbranquiçado. As folhas possuem até 12 cm de comprimento por até 2 cm de largura. As flores têm tonalidade amarelo-dourada. Não confundir com a macela rasteira, cujas flores se assemelham às da camomila e da margarida.
Toxicidade - Atóxica.
--------------------------------
Manjerona (Origanum majorana L)
Famosa como condimento, a manjerona também é própria para aromatizar bebidas, balas e mesmo sorvetes. Seu óleo essencial lhe confere um perfume semelhante ao do tomilho ou do orégano, embora mais suave. Na fitoterapia é muito utilizada como tônico digestivo, calmante e para aliviar dor de cabeça. Basta fazer uma infusão com 1 colher (chá) de folhas secas para uma xícara (chá) de água, coar e beber após as refeições ou ao longo do dia. Com os galhos secos da planta também são feitos sachês para espantar insetos que atacam as roupas.
Descrição - Em climas quentes, costuma ser uma planta perene; já nos mais frios, é anual, ou seja, tem que ser semeada a cada ano. Alcança, em média, de 40 cm a 50 cm de altura. As folhas são pequenas (cerca de 2 cm de comprimento), de coloração verde-clara e ovaladas na superfície inferior. As flores, brancas ou rosadas, possuem o formato de um minúsculo cálice.
Toxicidade - Atóxica.
---------------------------------
Comprar, Guardar e a Plantar
Para aproveitar todas as propriedades terapêuticas das plantas medicinais, não adianta apenas aprender a preparar uma boa tintura ou infusão. Antes de mais nada, você tem de saber como e onde comprá-las, para não levar gato por lebre. As plantas recebem diferentes nomes em todo o mundo, mas o nome científico de cada uma é sempre o mesmo. E é por ele que você deve procurar na hora de escolher qual erva medicinal levar para casa.
Além disso, é fundamental guardar as plantas do jeito certo, para conservar os princípios ativos. Aprenda a comprar e a armazenar as ervas medicinais, e até a fazer o seu próprio herbário, para ter sempre esses poderosos remédios naturais à disposição.
Saiba comprar
Seguindo algumas dicas você consegue escolher a planta certa da Saúde
Talvez a parte mais difícil na hora de preparar um bom remédio caseiro seja a de encontrar a planta que você precisa. tenha muito cuidado quando for reconhecer essa planta, é preciso ter certeza de que está levando a coisa certa para casa. A farmacêutica Adriana Soares Afonso, do Rio de Janeiro, explica que muitas vezes a diferença entre uma espécie e outra só pode ser conferida no microscópio - e o pior é que cada espécie age de forma diferente no organismo.
Mesmo assim, para evitar grandes enganos, existem algumas dicas que você pode seguir antes de comprar:
*Faça suas compras em farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais.
*Nas feiras livres, você não pode checar a procedência das plantas. Além disso, elas
*Ficam expostas à luz e ao calor e isso pode diminuir as propriedades terapêuticas.
*Procure a erva pelo nome científico. O nome popular varia de região para região e pode identificar espécies diferentes.
*Na embalagem, ervas muito moídas podem camuflar outros elementos misturados, como galhos ou mato comum.
*As partes das plantas (galhos, folhas, raízes...) devem ser vendidas separadamente. Se na embalagem de hortelã você encontrar galhos além de folhas, pode se sinal de falta de idoneidade do herbário. Afinal, o preço é dado conforme o peso e galhos pesam mais.
*De acordo com o Ministério da Saúde, as embalagens devem ser de papel celofane. O rótulo precisa indicar o peso, prazo de validade e a procedência da planta.
*As ervas frescas podem ser encontradas em mudas, maços ou embalagens de isopor, e devem ser mantidas na geladeira.
Saiba Guardar
Depois da compra, o capítulo conservação é o que precisa de mais cuidados. É que qualquer tropeço nessa etapa pode acabar com as propriedades terapêuticas da planta medicinal que você levou para casa.
*Aprenda a armazenar plantas do jeito certo:
*Em primeiro lugar, guarde a erva medicinal em um recipiente de vidro escuro(de preferência daquele tom âmbar das garrafas de cerveja), que filtra a luminosidade. E mantenha-o longe do calor e da umidade.
*Se retirar a planta da sua embalagem original, cole uma etiqueta no vidro em que ela for guardada, informando o prazo de validade indicado pelo produtor.
*Para armazenar a planta fresca, primeiro você deve secá-la à sombra. Isso porque os raios solares destroem alguns princípios ativos, interferindo nas propriedades medicinais. Quando as folhas e os galhos estiverem bem quebradiços é sinal de que a ela pode ser guardada por até um ano.
Saiba plantar
Faça seu próprio herbário Aprenda a cultivar as plantas medicinais em casa.
*Para ter esses remédios naturais sempre à disposição, uma boa saída é plantar mudas das ervas medicinais em vasos. As mudas e os outros materiais que você vai precisar podem ser comprados nas lojas de produtos fitoterápicos ou nas especializadas em produtos agrícolas.
*Use um vaso de barro com um furo no fundo e cubra-o com cacos de telha. Sobre eles, espalhe uma camada de pedras e outra de areia.
*Preencha o vaso com a mistura de partes iguais de terra, areia e húmus de minhoca.
*Coloque a muda no centro do vaso e complete com mais mistura de terra.
*Regue bastante e deixe a planta dois dias sob claridade indireta. Cada espécie precisa de cuidados de cultivo diferentes, preste atenção na embalagem da planta que você escolher e siga as instruções direitinho.
---------------------------------
beijinhos
2007-03-26 06:38:42
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
0⤋