English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Espécie - Égua

Componentes:

Densidade - 1.031

Água - 88,80

Proteina - 2,70

Gordura - 2,50

Lactose - 5,50

Matéria Seca - 11,20

Sais Minerais - 0,50
--------------------------------

A composição do leite pode variar de acordo com os seguintes fatores: raça, período de lactação, alimentação, saúde, período de cio, idade, características individuais, clima, espaço entre as ordenhas e estação do ano.
--------------------------------------

Leite de Égua: Os povos nômades das estepes do sul da Rússia e do interior da Ásia preparam com este leite o Kumys, bebida a que se atribui ação curativa para algumas doenças. Possui pouco extrato seco mas grande quantidade de lactose e com densidade de 1.031.
------------------------


beijinhos

2007-03-28 06:27:16 · answer #1 · answered by Leyloca 6 · 0 0

leite é um composto nutritivo líqüido, produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos para a alimentação dos filhotes. Em grande parte das espécies, existem duas glândulas ou dois conjuntos de glândulas, uma em cada mamilo localizado na parte frontal superior entre os seres humanos, ou nos quadrúpedes na parte ventral do animal.

É formado por água, uma proteína principal, a caseína, uma gordura específica, a butirina e um açúcar também específico, a lactose.

Categorias de leite animal comercializado

[editar] Leite tipo A

Ordenha de leite mecânicaLeite in natura, é retirado pela ordenha mecânica e vai direto para um tanque, onde é aquecido até 70-75 graus Celcius e depois resfriado. Esse processo denomina-se pasteurização, em seguida vai para a máquina embaladora.

Quanto a composição, a diferença entre o A e o B é bem pequena. Os dois são praticamente integrais. O tipo A tem mais gordura e menos proteína que o tipo B.

O leite tipo A dura mais que o tipo B por ter uma quantidade menor de bactérias.


[editar] Leite tipo B
As vacas permanecem em estábulos, o que ajuda na manutenção das condições de higiene. Assim como no leite tipo A a ordenha deve ser mecânica. O local de armazenamento é mais sofisticado do que o tipo C. Permite uma refrigeração a temperaturas mais baixas, entre 3,5 a 4ª graus centigrados. A mecanização contribui para a excelencia na extração do leite tipo B.

Em verdade a diferença, está na quantidade de gordura e proteínas constantes no leite tipo B.


[editar] Leite tipo C
A ordenha pode ser manual ou mecânica e as vacas ficam soltas no pasto. O leite é armazenado em abrigos rústicos, mas refrigerados, antes de seguir para a usina onde será embalado. Apresenta um teor de gordura de aproximadamente 3%. As usinas utilizam o restante para produzir manteiga, queijo e derivados.


[editar] Digestão do leite
De acordo com estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os seres humanos do neolítico presentes na Europa não possuiam o gene da lactase presente em seus DNAs, o que sugere que eram intolerantes ao leite, uma vez que sem a lactase, beber leite pode causar inchaço, dores abdominais e diarréia. Tal estudo foi possível graças aos exames de DNA extraído de esqueletos.

2007-03-28 07:43:59 · answer #2 · answered by Kika 5 · 0 0

Composição química do leite de égua


Calorias (kcal) 203.8
Glicídios (g) 2,08
Proteínas (g) 10,4
Lipídios (g) 17,1
Cálcio (mg) -----
Fósforo (mg) -----
Ferro (mg) -----

2007-03-27 09:11:51 · answer #3 · answered by nathália 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers