English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

queria saber para q serve

2007-03-21 06:56:30 · 3 respostas · perguntado por Lucas 1 em Comidas e Bebidas Culinária Étnica

é radio-telescopio eu me enganei

2007-03-21 09:16:30 · update #1

3 respostas

Radioastronomia

O que é radiotelescópio? Quem o inventou? Quando? Onde?

Abaixo transcrevo o verbete "Radioastronomia" em nosso "Glossário" (http://www.on.br/glossario/frame_ie.html): Radioastronomia é a parte da Astronomia que envolve a exploração do espaço examinando as ondas de rádio provenientes do espaço exterior. O pioneiro da radioastronomia foi Karl Gothe Jansky que, em 1932, foi o primeiro a detectar ondas rádio provenientes de uma fonte cósmica situada na região central da nossa Galáxia. Radiotelescópios é um equipamento capaz de coletar as ondas rádio provenientes do espaço. Existem vários tipos de radiotelescópios, os mais tradicionais tendo uma área de recepção na forma de um prato, feito de metal. Um exemplo de radiotelescópio moderno é o Very Large Array (VLA), localizado em Socorro, New Mexico, Estados Unidos e administrado pelo NRAO. Jansky instalou seu primeiro rádio-telescópio onde trabalhava: Bell-Labs, em Holmdel, NJ, E.U.A.

Para o que serve o rádio telescópio?

O rádio telescópio é como um radar, salvo que a antena não emite qualquer radiação. Com ele observa-se a radiação na faixa do rádio vindo dos corpos celestes. O rádio telescópio é uma tecnologia que está por trás das mais importantes descobertas astronômicas dos últimos tempos. Os quasares (ver nosso Glossário) são bons exemplos disso.
---------------------------------

beijinhos


beijinhos

2007-03-22 07:29:51 · answer #1 · answered by Leyloca 6 · 0 0

infelizmente não sei te responder

2007-03-25 08:51:56 · answer #2 · answered by GuriazinhaRS 4 · 0 0

O Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie, CRAAM, integra a Escola de Engenharia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Originou-se em 1960, como Grupo de Rádio Astronomia Mackenzie – GRAM da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Mackenzie. Suas atividades em pesquisas e pós-graduação foram pioneiras no Brasil, nas áreas de rádio-ciências, incluindo rádio-astronomia, física solar, relações solares-terrestres, física da ionosfera, astrofísica, instrumentação rádio-científica e ciências espaciais.

As atividades experimentais, iniciadas junto ao Planetário do Ibirapuera (até 1964), prosseguiram nas instalações da CNAE, atual INPE, em São José dos Campos (1964-1966), consolidando-se no Rádio-Observatório do Umuarama, em Campos do Jordão, SP (1965-1970). Em 1970, as atividades foram transferidas para o Rádio Observatório do Itapetinga, Atibaia, SP, onde em 1971 foi construído o rádio-telescópio de precisão para ondas milimétricas de 13.4-m, na época um dos mais avançados existentes no mundo. Em 1970-1973, as atividades de pesquisas do CRAAM foram aprovadas pelo CNPq como Centro de Excelência, e seu Curso de Pós-Graduação em Astrofísica foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação, do MEC. Em 1977, as atividades de pesquisa e de pós-graduação do CRAAM passaram a ser desenvolvidas pelo CNPq através de Convênio com o Mackenzie, ao qual foi vinculado um contrato de comodato das suas facilidades laboratoriais e bibliográficas, necessárias para o cumprimento do respectivo Convênio. O CNPq foi posteriormente sucedido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE.

Em 1989, o CRAAM integrou o Centro de Radioastronomia e Aplicações Espaciais, um consórcio tendo como parceiros, a USP, a Unicamp e o INPE. Entre as principais realizações alcançadas por esta parceria estão o laboratório de geodésia espacial, operando antena de 14,2m em Eusébio (CE), o Rádio Telescópio Solar Submilimétrico - SST, operado nos Andes Argentinos, e os experimentos ionosféricos na estação científica brasileira Comandante Ferraz instalada na Antártica.

As atividades de pesquisa e docência do CRAAM foram viabilizadas mediante contratos, convênios, auxílios, destacando-se, desde o início o CNPq, a FAPESP, o Escritório Norte-Americano de Ciência para a América Latina, doações de pessoas físicas como Alberto Marsicano (para construção dos primeiros rádio-telescópios) e Waldemar Clemente (doador do terreno do Rádio-Observatório do Itapetinga, Atibaia), BNDE-FUNTEC, FINEP, agências estrangeiras como o NOAA, a NASA (USA), CONICET(Argentina) e, mais recentemente, o Mackpesquisa. As atividades atuais envolvem pesquisas, orientação de estudantes em iniciação científica e pós-graduação, mediante convênio vigente com o INPE, e integrando redes de pesquisa envolvendo diversas instituições brasileiras e estrangeiras.

2007-03-25 08:43:03 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers