English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

22 respostas

Vazio e,costela e picanha....

2007-03-18 03:15:59 · answer #1 · answered by deipe2004 5 · 1 0

o bife de chorizo é um corte argentino, hoje também muito apreciado pelos brasileiros, tirado da peça que conhecemos como contrafilé.
São postas grossas, pesando cerca de 450g cada uma, e sua receita é bastante simples. O fator mais importante dela, para que o bife esteja realmente saboroso e macio ao ser servido, é nunca deixar a carne grelhar além do ponto. Quanto à maneira de temperar, usamos apenas sal grosso antes de leva-la à grelha. Depois pode-se escolher entre vários tipos de acompanhamentos para complementar o tempero no próprio prato conforme o gosto de cada um”. Vamos à receita.
Ingredientes

1 bife de chorizo - corte transversal do contrafilé com cerca de 3,5cm de espessura e pesando aproximadamente 450g
1 colher de sopa de sal grosso
Modo de Preparar

O bife de chorizo tem de ser cortado de uma peça de contrafilé com boa apresentação, cobertura uniforme de gordura e totalmente descongelada. Corte as postas somente na hora em que for usar e tempere-as com o sal grosso espalhado em ambos os lados. Na hora de assar leve à grelha pré-aquecida a uma distância de 25cm do braseiro forte e deixe durante 8 minutos de cada lado. Vire uma única vez. Existem restaurantes que apresentam o bife de chorizo em cortes diferentes, maiores ou menores. Há também várias maneiras de servir o bife de chorizo, uma vez que ele foi grelhado apenas com sal grosso. Pode-se servi-lo acompanhado de alho triturado e frito (alho pipoca), molho chimichurri, apenas regado com um generoso fio de azeite de oliva extravirgem, ou ainda pincelado, enquanto está na grelha, com um galhinho de tomilho mergulhado em manteiga derretida misturada com suco de limão. Bom apetite!

Picanha Delícia
Ingredientes

1 peça de picanha pesando aproximadamente 1,2 kg
½ copo americano de sal grosso
Modo de Preparar
Depois da picanha estar completamente limpa de todas as gorduras e nervuras indesejáveis, massageie a peça com o sal grosso em todos os lados. Esta receita é feita em chapa de ferro colocada sobre as brasas da churrasqueira. Quando a chapa já estiver bem quente, coloque a picanha com a parte da gordura virada para baixo durante 7 minutos. Vire a peça e deixe durante mais 5 minutos. Vá virando a peça de todos os lados para que ela fique dourada de maneira uniforme e com uma leve crosta tostada por fora, mas ainda vermelha por dentro. Para servir fatie a peça em fatias finas salpique com sal grosso e volte cada uma delas à chapa durante 1 minuto de cada lado.

O famoso pão de alho para churrasco
INGREDIENTES:

Pasta:


1 cabeça de alho processado
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de orégano
1 colher de sopa de molho de alho
3 colheres de sopa de azeite
3 baguetes pequenas
MODO DE PREPARO:

Processar alho, sal, orégano e azeite até formar uma pasta.

Cortar as baguetes em fatias grossas sem chegar até o fim.

Passar a pasta entre as fatias e levar para churrasqueira ou coloque no forno por 10 minutos pré-aquecido à 180º graus na churrasqueira o tempo poderá ser diferente.

Deixe só dourar um pouquinho como se fosse torrar, cada um gosta de um jeito então você vê o tempo que preferir.

2007-03-19 06:04:24 · answer #2 · answered by sandra d 5 · 1 0

Concordo com a Tamara, as pessoas falam muito de picanha, mas acredito que a maioria quando faz um churrasco não compra picanha, lembrando que um boi só tem uma picanha de um quilo mais ou menos, e se compra não sabe assar.

A fama da picanha vem das churrascarias, onde o espeto de carne mais fácil de identificar é a picanha com a sua manta de gordura, aliás é a gordura que chama a atenção e deixa ela saborosa.

Picanha é para churrasqueiro profissional ou amador experiente com equipamento. É um desperdício fatiar uma picanha e assar na grelha, se for fazer isso é melhor comprar outra carne.

Eu sou fã de costela e fraudinha, picanha também.

2007-03-18 10:48:39 · answer #3 · answered by Mordillo 7 · 1 0

Churrasquinho de gato no espeto do baiano que vende aki na eskina ñ tem melhor!!!!

2007-03-18 10:32:31 · answer #4 · answered by Paulinho RH 3 · 1 0

Como gaúcha,obviamente meu prato preferido é o churrasco.A carne: picanha ou uma costela gorda.
O preparo geralmente é com sal grosso que depois é batido para sair da carne. Junto com sal grosso alguns acrescentam outros temperos...mas o churrasco de campanha geralmente leva apenas o sal grosso.

2007-03-18 10:18:38 · answer #5 · answered by Tereza B 5 · 1 0

Prefiro picanha ao alho. Pode ser também maminha de alcatra. Costela também fica ótimo mas tem que saber fazer para não endurecer.
Agora, bom mesmo é churrasquinho de gato, daquele que vende na rua no espetinho....

2007-03-18 10:17:08 · answer #6 · answered by bertolivier2004 6 · 1 0

Existem algumas dicas básicas para compra de carne para churrasco:

• A cor deve ser vermelho puxando para o rosado, evitando carnes vermelho escuro (queimadas pelo excesso de tempo no gelo).
• Existem cortes mais claros e mais escuros, dependendo se a região do boi é mais ou menos irrigada de sangue (a picanha e o vazio são das mais irrigadas, macias e suculentas).
• No caso específico da costela, atenção ao corte transversal do osso. Osso chato e grande é vaca velha na certa. Ossos pequenos e arredondados são de novilho.
• A graxa (gordura) não pode ser amarelo escuro - animal velho -, deve ser clara, cor de manteiga. Graxa muito branca é carne de bufálo.
• Se puder enfie o dedo na carne e sinta a sua firmeza/maciez, esse é o melhor jeito de verificar se a carne é assável.
• Se não encontrar a carne que você queria do jeito certo, procure outro corte ou ataque de carne maturada, dessas embaladas à vácuo, que são amaciadas na marra e tem procedência garantida. Não se esqueça de abrir o pacote uma meia hora antes de ir ao fogo, para tirar o "cheirinho" característico (costumo passar essa carne em água corrente).
------------------------------------

Salgando a carne

O sal do churrasco é o sal grosso. Está na origem histórica. O sal grosso nunca erra.

Meia hora antes de dar início ao trabalho de assar a carne, salgue-a. Ponha a carne na gamela e esfregue o sal com as mãos. Espete e leve ao fogo, com a parte mais gordurosa para baixo, como o caso da picanha.

Importante : para tirar o sal, quando a carne está pronta, segure o espeto no ar ainda dentro da churrasqueira e bata com as costas da faca.

Nunca salgue o churrasco com sal fino de cozinha. Certamente o sal vai grudar e a carne ficará por demais salgada.
Se não tiver sal grosso, faça com o sal fino uma salmoura e vá borifando periódicamente na carne, sem tirá-la do fogo.

O tempo médio para a preparação de cada tipo de carne (referidas logo abaixo - peças inteiras), é aproximadamente 40 minutos.

Obs : as peças sendo em postas levam aproximadamente 20 minutos

Carnes preferidas para o churrasco

Alcatra : apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser cozida ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. É a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro.

Picanha : é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer.
O ponto certo da picanha é o malpassado.

Contra-file : é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média.

Maminha ou ponta de alcatra : deve ser servida malpassada mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada.

Filé mignon : caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto pois a maciez e o sumo se mantém.

Fraldinha : é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha.

Chuleta : é também uma carne saborosa mas às vezes fica dura ao ser assada. Seu ponto certo é o malpassado. É entremeada de gordura, que a mantém suculenta.

Costela : é a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela.
Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto.

Além do churrasco tradicional, usa-se no Brasil outros tipos de carne como a de porco, ovelha, frango e peixe, além da linguiça, coração de galinha, etc.
--------------------------------------

Desde que o churrasco seja bem feito, qualquer carne é bem vinda!

beijinhos

2007-03-21 08:56:48 · answer #7 · answered by Leyloca 6 · 0 0

picanha, costela e maminha são as melhores. apenas com sla grosso.
bjim

2007-03-18 15:51:02 · answer #8 · answered by nanda 3 · 0 0

Olha, se grana tá sobrando, é mehlor picanha (hummmmm, é demais).

Se a grana tá mais ou menos, alcatra vai bem demais também, é show de bola. Tem ainda o contra-filé, se tiver uma boa camada de gordura então, perfeito.

Com menos grana, dá pra assar uma maçã de peito ou costela gaúcha (costela junto com a maçã de peito), bem temperado (ou só com sal grosso) fica divino.

Depois é só colocar a cerveja pra gelar bastante e bom apetite... Ai que fome.

2007-03-18 15:02:30 · answer #9 · answered by liminha10 2 · 0 0

O churrasco bem feito é muito gostoso, qualquer carne fica boa, basta saber cortar.A minha preferida é a costela e picanha.

2007-03-18 14:41:41 · answer #10 · answered by veruska 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers