Receita do site www.basilico.uol.com.br
Pancetta é aquele tipo de coisa que não dá pra confundir. É Itália demais.
Diz a lenda que pancetta é bacon de italiano. Não é. Pancetta é, para mim, talvez um dos mais saborosos adornos para as massas, o suprasumo do toucinho. Seu talento é o sabor levemente picante, mas muito suave ao mesmo tempo. A boa pancetta é básica, quase que adocicada, bem menos salgada que o presunto cru (prosciutto crudo) ou o salame.
A boa pancetta — como uma muito especial que vi ser quase que artesanalmente fabricada na Itália em um vilarejo a cerca de 30 km de Verona, no Norte da Itália — é feita a partir da remoção de toda a carcaça da peça do porco, criado solto, e da posterior condimentação da carne concentrada com sal, pimenta-do-reino branca e iguarias como canela, cravo, noz-moscada, nozes, pimenta calabresa, louro, zimbro, aipo, cascas de laranja e limão e mostarda, dentre outros. É, então, curada — e não defumada —- por quase 15 dias e então enrolada em um formato similar ao do salame.
Nessa fazenda tive a oportunidade de comer um prato sensacional — linguine con pancetta i cipolle dolci (linguine com pancetta e cebolas caramelizadas). Esse nirvana me levou a criar uma receita que considero simples e forte, porém sublime.
Receita: Bucatini Vento di Verona
Ingredientes
3 col. (sopa) de azeite extravirgem
2 cubinhos de caldo de galinha
1 folha de louro
6 fatias de pancetta
1 pimenta-vermelha do tipo peperoncino
1 cálice de licor de vinho tinto
2 dentes de alho em lâminas finas
4 tomates pelados amassados
8 dentes de cravo-da-índia
4 gemas de ovo
sal, açúcar ou mel, pimenta-do-reino branca, noz-moscada, aipo em pó
queijo pecorino a gosto
500 g de bucatini
Preparo
Esquente 2 colheres (sopa) do azeite em uma frigideira grande. Depois de aproximadamente 1 minuto, adicione o alho, a pimenta em lascas finíssimas e a folha de louro. Mexa com colher de pau em fogo baixo até que o alho esteja levemente brilhante, exalando a fragrância da mistura.
Junte a pancetta fatiada finamente e refogue-a levemente. Paralelamente, dilua os 2 cubos de caldo de galinha em água fervente (cerca de 2 xícaras de chá de leite) com uma pitada de noz-moscada.
Quando a mistura estiver homogênea, mas não frita, adicione a colheradas o caldo de galinha à frigideira, fazendo com que refresque e suavize todo o conteúdo. Repita a operação até ter um caldo grosso, levemente ocre, delicioso.
Adicione o tomate, ½ colher (chá) de açúcar ou mel (prefiro mel) e pitadas de aipo em pó, até que a mistura fique rica, levemente avermelhada. Deixe cozinhar por 4 minutos. Dissolva o vinho tinto no molho. Caso ache necessário, regue a frigideira com água fresca. Adicione sal a gosto.
Enquanto o molho está sendo preparado, coloque o bucatini em um panelão grande e largo, já com água fervente, sal e os 8 dentes de cravo. Cozinhe até estar al dente. Tire os cravos, escorra e coloque em uma vasilha funda.
Espalhe um pouquinho de pimenta branca sobre a massa e a colher restante de azeite. Monte cada prato (massa e molho) e disponha sobre o molho uma gema crua. Rale o pecorino sobre a massa, na quantidade desejada. Acompanha vinho tinto ou água com gás
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 min
Execução: fácil
Custo: moderado
2007-03-06 09:37:06
·
answer #1
·
answered by Katte 6
·
1⤊
0⤋
Rigatone com Pancetta
Ingredientes
- 400 gr de rigatone
- 300 gr de panceta suína em tiras
- 2 unidade(s) de cebola em tiras
- 3 folha(s) de louro
- quanto baste de azeite extra-virgem
- 320 gr de tomate sem pele(s)
- 280 gr de berinjela
- 400 gr de mussarela de búfala em cubos pequenos
- 2 dente(s) de alho picado(s)
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- quanto baste de parmesão ralado(s)
Modo de preparo
Numa frigideira com azeite extra virgem bem quente, doure as cebolas junto com as folhas de louro e a pancetta.
Em uma outra frigideira com azeite, doure o alho picado juntamente com as berinjelas cortadas em cubinhos. Feito isto adicione-o à pancetta. Deixe dourar bem, adicione os tomates, salgue e apimente.
Cozinhe por 10 a 15 minutos. Reserve.
Cozinhe os rigatoni em abundante água e sal até o ponto "al dente". Escorra e coloque no molho misturando delicadamente. Coloque mais um pouco de azeite, a mussarela de búfala e salpique com queijo parmesão ralado. Sirva bem quente.
2007-03-07 00:41:00
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
aqui no Brasil não se usa muito Panetta
se voce tiver tv a cabo
no programa " DICAS DE OLIVIER" vc pega muitas receitas e usa muito,no canal GNT da net
2007-03-06 17:29:14
·
answer #3
·
answered by gata morena/amando 7
·
1⤊
0⤋