English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá
Trabalho numa produtora de filmes e documentários da Alemanha e surgiu interesse em se fazer uma reportagem em vídeo sobre a culinária na regiao do Amazonas. Precisamos de dicas sobre cidades/locais interessantes a serem visitados, meios de transporte utilizados e etc. Alguém pode ajudar? Muito grato!

2007-03-06 02:00:19 · 2 respostas · perguntado por andre_f 2 em Comidas e Bebidas Culinária Étnica

2 respostas

O portal de entrada da Amazônia

O Amazonas é o mais amazônico de todos os Estados que formam a região mais cobiçadado planeta: a Floresta Amazônica. Riquezas naturais, a majestosa fauna e flora, o Festival Folclórico do Boi-Bumbá em Parintins (ilha nas margens do Rio Amazonas), o encontro dos rios que não se misturam, o pico mais alto do Brasil e o maior arquipélago do mundo formam o conjunto de atrativos do Amazonas.

O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui 1,5 milhão de quilômetros quadrados, ocupando mais de 18% do seu território. Somente áreas protegidas por leis federais e estaduais, como parques e reservas florestais, eqüivalem ao dobro de Portugal; cinco vezes maior que a Suíça e vinte vezes o tamanho do Líbano.

O maior zoológico sem grandes do mundo

Em se tratando de Amazônia, os números são grandes. Os cientistas dizem que, num espaço de vinte centímetros quadrados, por exemplo, podem ser encontrados até 1,5 mil espécies vegetais e animais diferentes, somando-se fungos e microorganismos.

Projeções apontam que cerca de 2 milhões de espécies tenham o seu habitat na região. A variedade da flora amazônica concentra-se basicamente nas espécies cujo habitat é composto pelas matas de igapó, matas de várzea e mata de terra-firme. Há inúmeras espécies comestíveis, oleaginosas, medicinais, corantes e outras raras. Das matas tropicais foram extraídas 25% de todas as essências farmacêuticas utilizadas atualmente pela medicina.

A fauna da região também é variada nesses ecossistemas. São roedores, felinos, aves, quelônios, primatas etc. E assim como no reino vegetal, há muitas espécies que somente ocorrem na região. Alguns estão em extinção, como os macacos uacari branco (Cacajao calvus calvus) e o pequeno sauim-de-coleira (saguinus bicolor biclor) que somente ocorre nas proximidades de Manaus.

Vitória-Régia, a flor símbolo da Amazônia

Conhecida como a "rainha dos lagos", a Vitória Régia (Vitoria regia lindl) é uma planta que abre sua folha as águas rasas e sem correnteza, como uma bandeja verde. Da família das Nymphaceas, chega a medir de um a 1.8 metros de diâmetro com as margens levantadas e espinhos na face inferior para evitar a ação predadora dos peixes. As raízes se fixam no fundo das águas, formando um bulbo ou batata como um tendão revestido por espinhos.

O seu nome foi dado por um naturalista inglês para homenagear a rainha Victoria pela sua exuberância. A flor também desabrocha protegida por espinhos e muda de cor com o tempo. No primeiro dia de abertura, os botões são brancos até atingir a tonalidade rósea no segundo dia. A partir do terceiro dia começa a desabrochar lentamente às 17h e completa-se às 21 horas.

A batata é muito apreciada pelos índios e as sementes (milho d'água) tem o sabor de milho verde e, quando não colhidas, conservam-se no humo lamacento dos lagos durante a vazante onde germinam e crescem na enchente acompanhando o nível das águas. No período da seca dos rios a Vitória-Régia praticamente desaparece, restando apenas algumas pouco viçosa. No Parque Ecológico do Janauary, próximo a Manaus, há um lago aonde os turistas chegam através de passarelas para observação dessas plantas, símbolos da Amazônia.

Turista aqui é "rei"

Com um serviço diferenciado, o turista que visita o Amazonas tem a oportunidade de conhecer os mistérios da floresta tropical, com guias altamente treinados, inclusive com cursos de especialização de sobrevivência na selva ministrados pelo Exército Brasileiro. Eles estão aptos a demonstrar, por exemplo, como alimentar-se na floresta sem correr riscos e qual a diferença de um cipó venenoso de outro onde se extrai água potável.

O turismo de natureza é o atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, os principais responsáveis pela sua conservação. O turismo ecológico no Estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.

Hotel aqui é na selva

O Amazonas foi o pioneiro a ofertar esse tipo de hospedagem. Os alojamentos de selva, conhecidos por "lodges" ou hotéis de selva, são empreendimentos construídos em meio a selva ou na margem de rios ou flutuando sobre tranqüilas águas de um lago Amazônico. Nesses locais o visitante poderá sentir-se de fato integrado em perfeita harmonia com o universo da floresta.

Há alojamentos com maior estrutura, como resorts espalhados em pequenos bangalôs individuais e um salão central servindo a todos, incluindo o restaurante.

Outros estabelecimentos não possuem energia elétrica nos locais de dormir. Acompanham o modus vivendi de uma parte da população amazônica dos altos rios e o visitante poderá dormir no início da noite a luz de lamparinas e em redes cobertas por mosquiteiros. Em alguns lodges, o turista pernoitará nessas condições com todo o conforto, mesmo sobre uma estrutura flutuante num lago da região. O amanhecer vem acompanhado do canto dos pássaros e da leve brisa que ainda sopra antes dos fortes raios do sol.

Em outros hotéis de selva o turista poderá conhecer qual a sensação de pernoitar na capa de uma árvore como um "Tarzan Amazônico" ou dividir com os demais hóspedes, as aventuras de um programa noturno de focagem de jacarés, cujos olhos brilham com a luz das lanternas. A maioria dos programas compreende um pernoite e dois dias incluindo as refeições e os passeios de canoas e na selva.


CURIOSIDADE

O nome "Amazonas" é de origem indígena, da palavra amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba". Foi originalmente dado ao rio que banha o Estado pelo capitão espanhol Francisco Orelhana, quando, ao descê-lo em todo o seu comprimento, em 1541, a certa altura encontrou uma tribo de índias guerreiras, com a qual lutou. Associando-se às Amazonas do Termodonte, deu-lhes o mesmo nome.

* Colaboração de texto e fotos
Secretaria de Cultura e Turismo do Amazonas
-------------------------------

Pratos e bebidas típicos

Amazonas – A culinária amazonense é uma das mais exóticas do país. Tem forte influência indígena. O peixe é a base da alimentação e os pratos são temperados com pimenta, herança dos índios que não conheciam o sal. Neste local temos à nossa disposição peixes de água doce e deliciosos pratos como, pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, pamonha, doce de buriti, pudim de cupuaçu, etc.

Calorias de alguns pratos típicos

Preparação - Quantidade - Calorias
Pato no tucupi 1 porção (100g) 332 kcal l
Doce de Buriti 1 porção (100g) 330 kcal
Cupuaçu 1 unidade (100g) 72 kcal
---------------------------------

MUQUECA DE PIRARUCU A MODA DE MANAUS

Ingredientes:
1 ½ de postas de filé de pirarucu
1 ½ de camarão
2 pimentões verdes cortados em juliene
2 pimentões vermelhos cortados em juliene
2 cebolas grandes cortadas em juliene
1 maço de cebolinha cortados em juliene
1 maço de coentro
10 pimentas de cheiro cortadas em juliene
2 vidros de leite de coco
Azeite à gosto
Dendê à gosto

TEMPEROS À GOSTO:
Pimenta do reino
Cominho
Pimenta calabresa
Alho
Mostarda
Sal

MODO DE PREPARO:
Tempere o filé de pirarucu com pimenta do reino,cominho,mostarda e sal e reserve. Numa caçarola grande coloque azeite de oliva, azeite de dendê e alho à gosto e frite. Logo depois acrescente o peixe já temperado mexa e refogue.

MONTAGEM DA MOQUECA:
Na caçarola em cima do peixe refogado, vá colocando o pimentão verde,o pimentão vermelho, a cebola, a pimenta de cheiro, o coentro a cebolinha e a pimenta calabresa. Regue com leite de coco, coloque os camarões,tampe a caçarola e aguarde o cozimento do peixe, verificando. Depois de 15 minutos, destampe, prove de sal e dê mais 5 minutos de fervura e está pronta a deliciosa Moqueca de Pirarucu à Moda de Manaus.
---------------------------------

Pirarucu*ao Molho Marajoana
*Pirarucu, peixe raro dos rios da Amazônia,
pode ser substituído por um peixe mais comum.

Ingredientes:
para 5 pessoas

1,5 kg pirarucu fresco
1 xícara de chá farinha de trigo
4 ovos batidos
óleo para fritura
1/2 maço de salsa picada
1/2 maço de cebolinha verde picada
1/2 maço de coentro picado
1 cebola grande picada
1 alho espremido
4 colheres de sopa de suco de limão
4 tomates maduros, sem sementes
2 colheres de sopa de vinagre
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de chá azeite de oliva

Confecção:
Limpe e lave o peixe.
Deixe escorrer a água.
Corte em cubos não muito grandes e tempere com sal e limão.
Escorra o excesso de tempero e passe pela farinha e em seguida pelos ovos batidos.
Frite em bastante óleo.
Em um processador de alimentos junte a salsa, a cebolinha, o coentro, as cebolas, o alho, o suco de limão, o vinagre e o azeite.
Processe até atingir uma pasta.
Sirva o peixe frito guarnecido com o molho.
---------------------------------

Tacacá
( Prato típico da culinária da amazônia )

Ingredientes:
½ kg de tapioca (goma );
2 litros de tucupi ( suco tirado da mandioca );
3 molhos de jambu ( folhas com a aparência de agrião, ligeiramente picantes, e que provocam uma sensação de dormência na língua );
800 g de camarões secos ( graúdos );
3 pimentas-de-cheiro;
1 dente de alho grande;
2 folhas de chicória;
3 folhas de alfavacas picadas;
1 colher (sopa) cheia de sal;
3 litros de água.

Confecção:
Descasque o camarão, deixando o rabinho.
Coloque os camarões em água fria por 2 horas, para retirar o excesso de sal, trocando a água 2 vezes.
Ponha o tucupi para ferver por 30 minutos em fogo médio, com a chicória, metade do sal, a alfavaca e o dente de alho esprimido.
Limpe o jambu deixando inteiros os galhos menores, lave e cozinhe em água por 15 minutos; escorra bem.
Em uma panela grande, coloque 3 litros de água com o restante do sal, ferva e acrescente aos poucos, mexendo bem pra não encaroçar, a goma diluída em um pouco de água fria.
Cozinhe o mingau em fogo brando por 20 minutos, sempre mexendo para que fique grosso e transparente.
Amasse as pimentas-de-cheiro (sem coar ) com 4 colheres (sopa) de tucupi e misture com o próprio tucupi fervente.
Sirva em cuias pretas, individuais, colocando um pouco de tucupi, 1 concha de mingau de goma, algumas folhas de jambu e 4 camarões.
O tacacá é servido bem quente, nas próprias cuias, e sem colher.
-------------------------------------------------------

Calderada de Tucunaré

Ingredientes
01 tucunaré de
3 a 4 quilos
½ kg de batata
06 ovos cozidos
½ kg de tomate
½ kg de cebola pequena
01 maço de cebolinha
250g de pimentão verde
200g de pimenta de cheiro
01 kg de farinha do uarini
01 dúzia de limão
100ml de azeite de oliva
01 maço de chicória
01 maço de alfavaca
01 maço de coentro picado
01 dente de alho amassado

Modo de preparar
Limpe o peixe e corte-o em postas. Tempere com alho, sal e limão. Deixe repousar por 20 minutos. Corte os temperos em quartos. Aqueça o azeite de oliva em uma panela. Coloque a cebola para saltear. (dourar) Acrescente o tomate, o pimentão e a pimenta de cheiro. Deixe refogar e acrescente o temperos verdes. Tempere com sal. Acrescente água bem quente e deixe ferver por 05 minutos. Coloque as postas de peixe e cozinhe por mais 05 minutos. Junte as batatas e os ovos cozidos. Retire do fogo e salpique com coentro picado. E bom apetite.

Acompanhamento
Pirão , arroz branco, farinha do uarini e pimenta murupi.
-------------------------------

O Estado do Amazonas reúne 139 atrativos, o que não reflete a realidade desta unidade federativa, já que em geral não considera o registro e inventário dos recursos que se encontram compreendidos nas múltiplas unidades de conservação, atividade que deveria ser concluída como follow up do presente documento.

O Estado conta com um produto turístico consolidado nos mercados internacionais e locais, para os quais é a oferta que representa a Amazônia, o que está determinado pela alta hierarquia de um número importante de atrativos de hierarquia II e III, em geral localizados na cidade de Manaus e seus arredores.

Este Estado aglutina 26,4% dos atrativos da hierarquia II, 18,9% dos atrativos da hierarquia III e 2,2% da hierarquia IV, o qual, de alguma maneira expressa, que o produto se apóia em um conjunto, de ao menos nove atrativos de alta hierarquia, que pode dirigir-se para a captação do mercado internacional de ecoturismo, os quais se complementam com outros 94 da hierarquia III, que podem ser visitados de forma complementar ou serem destinos do turismo nacional.

Os nove atrativos da hierarquia II, que são capazes de motivar importantes correntes turísticas internacionais e locais, são os seguintes: (i) a presença do Rio Amazonas e o nascimento do mesmo na confluência dos Rios Negro e Solimões, (ii) o sistema hidrográfico com o conjunto de várzeas, igapós e igarapés da área de influência de Manaus, que representa um conjunto de alta hierarquia, (iii) a Estação Ecológica das Anavilhanas, (iv) a cidade de Manaus e arredores, com seu patrimônio cultural do período de esplendor da extração da borracha, (v) o Parque Nacional Pico da Neblina e o Parque Nacional do Jaú, (vi) a Floresta Nacional Amazonas, (vii) Reserva Biológica Morro dos Seis Lagos, (viii) Parque Nacional da Amazônia (Maués), (ix) a Reserva de Abufari (Tapauá).

Este conjunto de atrativos se complementa com aqueles da hierarquia III, que são aproximadamente 94 recursos que consolidam o produto do Estado do Amazonas.
www.amazonialegal.com.br/textos/turismo/
---------------------------------

sobre o transporte o site:
www.amazonia legal.com.br/textos/Hidrovias.htm
---------------------------

Querido amigo, fiz o possível e até mesmo o impossível
Espero sinceramente ter te ajudado.
Boa sorte!


beijinhos

2007-03-06 03:28:37 · answer #1 · answered by Leyloca 6 · 0 0

Amazonas Estado ou região amazônica?
Na região como um todo a culinária é muito muito rica e saborosa, graças a Deus...
Pará, Amazonas e Acre eu conheço alguns pratos típicos que fariam qualquer alemão adorar o calor daqui.
Uma organização indígena do Amazonas, a FEPI se não me engano, montou um restaurante em Manaus com pratos típicos deles... vcs vão cair no chão com tantas delícias. Peixes, formigas, açaí, e a melhor pimenta do mundo, a jiquitáia (faz baiano e peruano chorar e falar fino).
Rabada com tucupí no Acre, Tacacá, manissoba e açaí do Pará, e Peixes do Amazonas - Pirarucu, Tambaqui, matrinxã, Tucunaré... Venha para Manaus, com certeza vc não se arrependerá. mas nossos irmãos no Norte podem lhe oferecer grandes pratos e grandes matérias.
Com a criação em cativeiro de tartarugas, graças a Deus podemos comer a mais saborosa de todas as carnes do mundo (digo isso de cima dos meus 130KG), Lembro que minha vó fazia cerca de 12 pratos diferentes com uma tartaruga, sarapatel, paxicá, picadinho, farofa..... e têm muitos segredos no preparo.
Traga eles para Manaus, quero ver esses alemães suando em bicas depois de comer uma caldeirada com tucupí ou um pirarucu assado na brasa. Acho mesmo que um simples jaraqui Frito faz um cara desses pedir um visto permanente...
Tente contato com a Manaus Tur ou Amazonas Tur, eles promoveram um concurso de pratos regionais e adaptações recentemente. todos nós ganahamos com isso...
Bom, vou fazer meu tucunaré na chapa agora, e povilhar a jiquitaia dos baniwa pra esquentar tudo...
Adoro peixes e a culinária daqui, terei muito prazer em divulgar tudo isto e, se puder, faço uma bela caldeirada pra esse povo todo... Ah, e lembre do restaurante de comidas indígenas, não lembro o nome dele mas vc pode encontrar numa institutição chamada FEPI, eles te indicam, é realmente uma boa pedida.
Se for lá, deixa uma quinhampira e um açaí pagos pra mim falou...
Bom trabalho e bom apetite...

2007-03-06 11:02:54 · answer #2 · answered by Zeca Rabello 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers