Maracujá - O segredo está na casca
E ela vai para o lixo. Que desperdício, já que poderia virar uma farinha ótima para os diabéticos, cheia de pectina, fibra poderosa contra os picos de glicose
Depois de consumida, a pectina se transforma em um gel que não é absorvido no processo da digestão", explica. "Assim, durante seu trajeto entre a boca e o intestino, ela carrega consigo não apenas a glicose, mas também o colesterol dos alimentos, até eliminá-los no bolo fecal." Ou seja, o produto do maracujá beneficia também quem apresenta altas taxas dessa gordura arriscada para as artérias. Segundo Solange, a farinha conta com 20% de pectina, o que também favorece a perda de peso. "Essa espécie de gelatina faz volume dentro do estômago e dá saciedade"
Ainda não existem estudos sobre eventuais respostas adversas da farinha de maracujá nos seres humanos, mas os especialistas não acreditam em contra- indicações. Mesmo assim, convém prestar atenção nas reações do organismo. "O consumo excessivo de fibras pode causar diarréia e, por tabela, perda de nutrientes", alerta Glaucia Pastore, presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. É bom saber que o consumo diário máximo de fibras em geral é de 30 gramas, segundo recomendação da Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas para a alimentação. Para se ter uma idéia, uma colher de sopa da farinha contabiliza 3,5 gramas, ou seja, fica longe desse limite.
O aval da Anvisa é obrigatório para quem deseja um consumo seguro. O químico Sabaa Srur ressalta ainda que esses produtos industrializados são feitos muitas vezes com a parte amarela da casca do maracujá, bem mais pobre em pectina. Melhor, portanto, fazer a receita em casa. O único inconveniente é que ela rende muito pouco. "Apenas cerca de 7% da casca vira farinha", revela Sabaa. Então, em caso de diabete na família, você vai precisar de ânimo para muitas fornadas mas nunca, em hipótese nenhuma, abandone o tratamento prescrito pelo médico.
ESSA TAL PECTINA
Ela é uma espécie de fibra solúvel que, junto com a celulose e a lignina, compõe a parede celular das plantas. "Está em todas as frutas, mas a maçã, a pêra, a laranja, o limão e o pêssego são especialmente ricos nela". O endocrinologista Fadlo Fraige Filho, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético, reconhece a ação da pectina no combate aos picos de insulina, mas ressalva: "Qualquer alimento rico em fibras pode produzir o mesmo efeito". A questão é que muitas das frutas cheias de pectina têm também muito açúcar. Está aí uma vantagem da farinha de maracujá.
QUANTO CONSUMIR?
BOA PERGUNTA...
Ainda não há um consenso entre os especialistas em relação à quantidade de farinha de maracujá que deve ser ingerida por dia. Solange Miranda Junqueira Guertzenstein indica 1 colher de sopa meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar. "O pó pode ser dissolvido em um suco", exemplifica. Já o nutrólogo Edson Credidio, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, sugere apenas1 colher de sopa do pó no café da manhã. Para que o sabor da farinha se mantenha neutro, é importante prepará-la de acordo com a receita. Caso contrário, o sabor característico do maracujá pode predominar e interferir no gosto dos outros alimentos. Sim, não é só no suco que a farinha vai bem. Você também pode salpicá-la na comida. Só não vale levá-la ao fogo, pois ainda não há estudos que garantam que essa exposição extra ao calor não altere suas propriedades e a textura dos alimentos.
A FARINHA PASSO A PASSO
1- Selecione maracujás firmes e sem rugas. Retire a polpa e corte a casca ao meio ou em pedaços.
2- Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando.
3- Retire a assadeira doo forno quando a casca estiver torrada. Bata no liquïdificador. Se restarem grumos, peneire a farinha.
Acrescente a farinha em pratos e bebidas.
---------------------------------
beijinhos
2007-03-04 23:31:41
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
0⤋
Faça uma estufa solar, pegue uma assadeira de bolo retangular mais ou menos de 20 x 30 cnt , pinte seu interior com tinta preto fosco e deixe secar bem até sair o cheiro de tinta e providencie um vidro transparente desses de janela para servir de tampa, corte uma grade de fogão ou geladeira para fazer uma prateleira dentro da assadeira, onde vai ser colocada a fruta para secar. Fatie a casca do maracujá em rodelas de 5mm, coloque dentro da assadeira em cima da grade, tampe com o vidro e coloque no sol para secar. Quando estiver completamente desidratado e crocante, pile em um pilão até virar pó. Essa mesma estufa serve para cristalizar frutas e fazer tomates secos. O pó da casca de maracujá é usado para diminuir os efeitos nocivos da diabetes.
2007-03-04 17:57:10
·
answer #2
·
answered by Jeronimo 3
·
1⤊
0⤋
VC tira a polpa e lava bem as cascas e deixa secar no sol.
Depois vc coloca no forno convencional até ela secar totalmente ou no microondas, como preferir.
Vc vai desitratar a casca.
Depois vc poe no processador ou liquidificador e vira pó.
Por meio dos
resultados obtidos foi possível observar que a
casca desse maracujá é rica em fibras solúveis
e minerais. Assim, as indústrias de
processamento de suco de maracujá podem
utilizar o resíduo orgânico dessas cascas para
desenvolver novos produtos a base de fibras.
A casca do maracujá (parte branca) é rica em pectina, niacina (vitamina
B3), ferro, cálcio, e fósforo. Em humanos, a niacina atua no crescimento
e na produção de hormônios, assim como previne problemas
gastrointestinais. Os minerais atuam na prevenção da anemia (ferro), no
crescimento e fortalecimento dos ossos (cálcio) e na formação celular
B.CEPPA, Curitiba, v. 23, n. 2, jul./dez. 2005 223
(fósforo) (GOMES, 2004). Quanto à composição de fibras, a casca do
maracujá constitui produto vegetal rico em fibra do tipo solúvel (pectinas
e mucilagens), benéfica ao ser humano. Ao contrário da fibra insolúvel
(contida no farelo dos cereais) que pode interferir na absorção do ferro, a
fibra solúvel pode auxiliar na prevenção de doenças.
2007-03-04 17:25:14
·
answer #3
·
answered by Bruxa Misteriosa 3
·
0⤊
0⤋
Marco: lave bem as cascas e tire uma pelinha branca na parte interna, sai fácil. Coloque numa peneira e leve ao sol para secar, isso por vários dias. Não ponha no forno porque o efeito não é o mesmo. Quando bem secas e quebradiças, está no ponto para fazer o pó. Eu costumo por no liquidificador já ligado, e aos poucos. Peneire, e volte a parte mais grossa que restou na peneira para bater.
Assim você terá o pó de maracujá que é ótimo para controle de diabetes, colesterol e ajuda na perda de peso.
2007-03-04 17:21:17
·
answer #4
·
answered by veregri 6
·
0⤊
0⤋