Baunilha é a essência adocicada e aromática obtida dos frutos da orquídea Vanilla planifolia. Tanto o nome do gênero Vanilla como "baunilha" derivam do espanhol vainilla, que significa "pequena vagem", em alusão à forma do fruto. Baunilha também é o nome popular das orquídeas deste gênero.
Bastante comum nas Américas, onde é nativa, a baunilha é a única espécie de orquídea trepadeira.
Atualmente existe um aromatizante obtido artificialmente que simula o aroma de baunilha. Por ter uma produção rápida e a baixo custo (enquanto a produção de baunilha natural depende da floração e frutificação da planta), tem substituído o aroma natural na indústria de alimentos. Entretanto, o aroma natural ainda é artesanalmente usado em chocolates, doces, sorvetes e bebidas.
Também é usado na perfumaria para a produção de essências para a fabricação de perfumes, sabonetes, talcos, cremes, etc.
2007-02-26 06:28:05
·
answer #1
·
answered by WebMaster 7
·
1⤊
0⤋
Dá uma olhada nestas informações: http://comida.umcomo.com.br/articulo/de-onde-vem-a-baunilha-26234.html
2016-10-12 21:34:06
·
answer #2
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Fruto de uma orquídea trepadeira originária do México, a baunilha é uma vagem muito utilizada na aromatização de cremes de pastelaria, biscoitos, bolachas, gelados, bavarois e chocolates, conferindo também um toque subtil e deliciosamente diferente às carnes brancas, como a vitela, desde que empregue com moderação.
Disponível sob a forma de vagem, pó ou essência, a baunilha deve o seu poder aromatizante à vanilina, uma substância que apenas se revela depois de as vagens serem sujeitas a um processo de fermentação e secagem, que já era praticado pelos Astecas.
De facto, é difícil de imaginar que as aromáticas vagens de baunilha no momento da colheita são... perfeitamente inodoras!
2007-02-26 21:25:13
·
answer #3
·
answered by mariakida 2
·
0⤊
0⤋
A baunilha é extraida de uma planta.
2007-02-26 10:46:51
·
answer #4
·
answered by silvia d 1
·
0⤊
0⤋
a baunilha que usamos na culinaria é extraida de uma fava, usa-se somente o conteudo em seu interior, mas certamente a maioria das essencias vendidas por ai devem ser artificiais mesmo
2007-02-26 10:45:26
·
answer #5
·
answered by Renata 2
·
0⤊
0⤋
Embora muitas orquídeas tenham perfume típico, lembrando muito o cheiro do chocolate, coco, do morango e, principalmente de flores, poucas variedades são comestíveis. Uma das orquídeas mais famosas é a Vanila edwalli, que produz a baunilha, originária do Brasil e da América Central. Hoje é menos cultivada, já que o seu aroma foi sintetizado em laboratório. Também na Europa há uma orquídea, Orquis, muito usada para produzir sorvetes. No Japão, e mais recentemente na França, está sendo um sucesso uma geléia produzida com pétalas de orquídeas.
A prova de que o estudo das orquídeas e microorquídeas está sendo levado mais a sério é que em julho de 2002, a Cia. Suzano de Papel e Celulose assinou um convênio com a Associação Orquidófila de Mogi das Cruzes para que seus 78 sócios façam um levantamento das orquídeas existentes na sua área de preservação. O trabalho é inédito no Brasil, mas já foi possível identificar 72 gêneros e 132 espécies. "E ainda tem mais", entusiasma-se o presidente da Associação Orquidófila de Mogi das Cruzes, Masuji Kayasima.; Fonte: http://www.estadao.com.br
um abraço!
2007-02-26 07:13:47
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
BAUNILHA
(Vanilla planifolia)
A baunilha é uma planta herbácea, perene e com hábito trepador. Pertence a família Orchidaceae, subfamília Epidendroideae, tribo Vanillinae e gênero Vanilla. As espécies que compõem o gênero são originárias do sudeste do México, da Guatemala e outras regiões das Américas Central e do Sul, incluindo o Brasil.
Ela é considerada um aromatizante por interferir de forma benéfica no sabor final da comida, além de permitir a conservação dos alimentos. É usada largamente na aromatização de sorvetes, chocolate, bebidas e produtos de confeitaria, além de ser também utilizada em perfumaria e, em pequena escala, como planta medicina.
A Vanilla planifolia é a principal fonte natural de baunilha sendo também a Vanilla trigonocarpa uma das melhores produtoras de baunilha. A essência de baunilha é extraída dos frutos de algumas espécies de baunilha (não de todas), fazendo dela a única orquídea que possuí interesse comercial fora do contexto ornamental.
A espécie mais cultivada no México e América Central é a V. planifolia sendo uma espécie de orquídea com hábito de trepadeira, nativa do próprio México. De seus frutos secos extrai-se a vanilina, responsável pelo tão conhecido sabor e aroma de “baunilha”. Embora V. planifolia seja a principal espécie produtora de vanilina, V. tahitiensis e V. pompona também são cultivadas para este fim. Desde o México até as Guianas e Trinidad e Tobago encontramos a V. pompona, com frutos menores, mais grossos e carnudos. São pesados e com maior dificuldade na sua secagem. É também consumida fresca, em pequenas embalagens – conhecidos popularmente como baunilhão. A V. gardneri, que se assemelha à V. pompona, vegeta no Brasil.
Para o Brasil estão listadas ao redor de 31 espécies, mas nenhuma delas explorada comercialmente, pois seu sabor é muito diferente.
A história da baunilha começou a ser registrada na Europa a partir da descoberta da América. Quando os e espanhóis entraram em contato com os antigos senhores do México, os Aztecas surpreenderam-se com seu adiantado grau de civilização. Em suas observações sobre os costumes desses habitantes, notaram que, na confecção de chocolate, juntavam determinada espécie de favas aromáticas que o impregnavam de um odor muito agradável. Tais favas – que tinham também variado emprego na culinária, no preparo de certas iguarias, assim como na elaboração dos primitivos, cosméticos que as mulheres usavam, principalmente, em ocasiões de festas e de certos rituais religiosos – eram cápsulas colhidas em determinado ponto de maturação de Vanilla planifolia, planta nativa e abundante nas florestas daquele país, sobretudo na região sul, vertente para o golfo do México. Desde as primeiras referências literárias do século XVI sobre os costumes astecas, fala-se do uso do “tlilxochitl” (flor preta) como um dos aromatizantes adicionados à bebida, que era feita a partir do cacau. Na verdade, “flor preta” é como os Totonacs chamavam o fruto da vanila, que depois de seco assume uma tonalidade escura. Os Totonacs, já habitavam a região antes do domínio Asteca (1200 – 1500 d.C.), e vinham praticando a agricultura e o cultivo da baunilha há vários séculos.
A essência usada antigamente era obtida através da fermentação dos frutos da orquídea (vanilla). Ao terem seu primeiro contato com a vanilla, na costa sudoeste do México, os espanhóis chamaram de “vainilla” (vagens pequenas) por que seus frutos alongados, contendo as sementes, lembravam-lhes as “vainas” (vagens) de certas plantas leguminosas. “Vaina” é também o diminutivo da palavra latino vagina, significando “bainha”. Até hoje não se sabe se o botânico sueco, Olof Schwartz, pensava no formato da vagem (bainha) ou em suas propriedades ditas afrodisíacas quando ele deu o nome à orquídea de vanilla.
----------------------------------
beijinhos
2007-02-26 06:41:59
·
answer #7
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
0⤋
não sabia! Aprendi fuçando na sua pergunta! Obrigada!
2007-02-26 06:31:01
·
answer #8
·
answered by Mocinha 3
·
0⤊
0⤋
A baunilha é plantada. Não é fabricada. É uma flor branca.
2007-02-26 06:29:58
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋