English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

... um moralismo!

Gostaria de saber se, um dia, não existirem religioes para controlar as pessoas com menos cultura não teríamos mais problemas sociais do que temos, atualmente.

Ex: Como ensinar ao 'Seu Zé' do morro, do alto da favela mais violenta do Brasil, que é preciso ter moral e ética?
Não seria melhor que ele fosse religioso?

2007-02-22 22:11:44 · 8 respostas · perguntado por Mega 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Essa pergunta minha é baseada no pensamento dos politicos. Eles incentivam muito a religiosidade por isso mesmo. O povo fica mais manso e humilde.

A religião entra como uma solução falsa para os problemas sociais do pais.

Educação deveria ser nossa religião.

2007-02-22 22:31:25 · update #1

8 respostas

vc mesmo disse, a religiao serve apenar para controlar as pessoas, para elas pensarem que se fizerem alguma coisa errada deus vai punir elas.... mas quem ja eh estudado sabe que isso eh pura mamata!!!!

2007-02-22 22:16:22 · answer #1 · answered by Tah 3 · 0 0

Pois é. As religiões também dependem da miséria do Zé do Morro para se manterem. São os "Zés do Morro" que são controlados como zumbis por elas, dando parte do suor arrecadado para as igrejas, não se preocupando em estudar para progredir ou protestar.
Protestar para que, não é verdade ? Deus vem logo, tá ruim, mas quando eu morrer eu vou morar no paraíso. Passo fome mas lá no céu isso não será problema.
Deixo que montem em minhas costas todo tipo de opressores que me CONTROLAM.

Vai nos presídios e pergunte aos presidiários se eles acreditam em Deus. A maioria dirá que sim.

Não é a religião que vai transformar as pessoas em pessoas boas. É o amor, o carinho recebido desde a infância, é o exemplo, é a educação, é ensinar e demonstrar que somos tratados conforme tratamos as outras pessoas, compartilhando ações positivas e boas.

Coitado do "Zé do Morro", refém dos opressores, incluindo a religião que tapou a cabeça dele para protestar e procurar outros caminhos que melhores a situação financeira dele e de sua família.
Não é a crença em um Deus que estou criticando, que isso fique bem claro. É o lado nocivo que a religião usa para manipular mentes para manter um sistema de submissão.

2007-02-23 06:59:36 · answer #2 · answered by Mister N 6 · 1 0

acredito na educação para isso.

não é só no morro que falta moral e ética. veja exemplos no cenário político nacional.

acredita que todos os políticos são santos?
quantas pessoas dependem de ações desses políticos para viverem?

eu não vou à igrejas, nem meus filhos vão e nem por isso nos falta moral e ética.

procuro viver de acordo com a lei dos homens, ou seja, o que é errado não é ensinado como certo para as crianças.

todos devemos ter discernimento quanto aos nossos atos, e sabermos que cada um desses aos terá consequências, boas ou más, dependendo da escolha que fizeres.

há muitos lugares no mundo em que ainda se acredita em deuses mais primitivos, como o do fogo, o da chuva, o do sol, e servem para explicar os fenômenos que conhecemos, mas não possuem um ser mirabolante que controla tudo isso, e vivem há muito tempo na sua organização social sem depender de alguma religião como as que conhecemos.

e tu achas que não existem religiosos sem moral ou ética?
vemos exemplos todos os dias de corrupção, pedofilia, extorsão, desvio de dinheiro e tantos outros crimes cometidos por religiosos.
ou seriam, esses religiosos, pessoas sem crença disfarçados para desacreditar a religião? não acredito nessa insanidade.

quero dizer que a religião pode ser um mal necessário, desde que não exercida com fanatismo. deve haver uma brecha para negociações, devem ser abertos ao diálogo e não fincados em bases nem tão sólidas como pregam.

2007-02-23 06:36:28 · answer #3 · answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5 · 1 0

Essa é uma questão, que eu admito controvertida. Não estou te dizendo sim nem não.

Analisando isso pelo lado ateu, eu posso fazer isso, acredito que o moralismo vem da sociedade que se frequenta e mais fortemente impregnado pela família. Eu não tenho religião, mas sou fortemente moralizado, e o fui pela minha família. Não posso dizer, entretanto que a minha família, que me passou essas questões morais, não tivessem sido influenciadas pela religião, já que tinham religião.
Posso exemplificar os meus dois filhos do mais recente casamento. 19 e 12 anos. São moralistas até demais, mais do que eu, porém não têm religião alguma, nunca pisaram numa igreja nem ouviram qualquer pastor falar. Seguiram o molalismo que eu dei e que eu recebi da minha mãe. Então fica a dúvida.

O homem inteligente, adapta-se à sua sociedade e convive com ela. O preceito do que é moral ou não, vem dessa sociedade. É moral aqui no Brasil, a monogamia, mas nos países islâmicos ter 4 mulheres não é imoral.
Assim, eu arriscaria viver sem religião e ver o que dava!,,,,
Não acho que a moral venha de padres e pastores que são muito imorais pro meu gosto.

2007-02-23 08:17:38 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Temos que ter as duas coisas.Educação é a base para sua vida na terra...Religião faz com que a vida na terra tenha algum sentido.Não dá pra imaginar que tudo se resume em nascer,crescer,procriar e morrer...Pode até ser que seja assim,mais no fundo queremos buscar algo mais significativo para a nossa existência e é para isso que serve a religião.Sei que hoje em dia muitos usam a religiõa para dominar a cabeça das pessoas,olha tá muito dificil.Mais me responda vc não acha que ter moral e ética é bom para o caráter de uma pessoa?E se realmente "Seu Zé do Morro"não temer a nada,como será?Ele não terá limites,não vai saber onde termina o direito dele e começa o do outro,não venha me dizer que só educação é que forma caráter.Quanto profissionais formados,com curso superior,pós graduado etc,etc,não tem um pingo de caráter.Acho de tem que ser um conjunto,de educação e religiosidade,Pois a educação te instrui e a religiosidade te dá apoio e dicernimento moral.

2007-02-23 06:49:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A humanidade, assim como uma criança, deslumbra-se ante as suas conquistas tecnológicas e crêem que alcançou a maturidade intelectual e emocional plena. Se tivermos sorte de sobrevivermos a degradação ambiental, acredito que em alguns séculos adquiriremos essa maturidade intelectual e emocional, daí através do conhecimento livrar-nos-emos das trevas da ignorância. Com a luz da sabedoria aceitaremos naturalmente as benesses da virtude, quando o seu Zé do morro não existirá mais, assim como os exércitos, polícias e tribunais. Enquanto isso, talvez as religiões (como tudo na vida) tenha esse lado positivo de controlar as multidões imbecis.

2007-02-23 06:36:37 · answer #6 · answered by ELVIS 3 · 0 0

Não, o que deve ser feito é dar educação de qualidade para o seu Zé lá do morro. Assim ele descobrirá que é preciso ter moral e ética.
A religião controla as pessoas, serve de controle social e também como um mercado muito lucrativo.
O individuo que é bem instruído sabe separar o que é bom e o que não é bom na religião. Esse indivíduo não será controlado.
Quanto aos problemas sociais eu digo que, não é a religião que irá resolve-los e sim a própria população, quando esta tiver o real acesso a educação de qualidade. Pessoas com bom nível de instrução não tem problemas sociais, mas pessoas muito religiosas podem ter que enfrenta-los.

2007-02-23 06:27:16 · answer #7 · answered by Thiago Silva Piola 2 · 0 0

Com religiões já tá ruim, imagine sem?

abraços
@

2007-02-23 06:24:24 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers