Não quero afirmar que a religião A ou B estejam com a verdade, mas que Lutero derrubou barreiras, isso derrubou...
Moralmente, a Igreja estava em decadência: preocupava-se mais com as questões polÃticas e econômicas do que com as questões religiosas. Para aumentar ainda mais suas riquezas, a Igreja recorria a qualquer subterfúgio, que foram a causa imediata da crÃtica de Lutero. Ora, na ideologia católica, a única forma de riqueza era a terra; o dinheiro, o comércio e as atividades bancárias eram práticas pecaminosas; trabalhar pela obtenção do lucro, que é a essência do capital, era pecado. A burguesia precisava, portanto, de uma nova religião, que justificasse seu amor pelo dinheiro e incentivasse as atividades ligadas ao comércio.
A doutrina protestante, criada pela Reforma, satisfazia plenamente os anseios desta nova classe, pois pregava o acúmulo de capital como forma de obtenção do paraÃso celestial. Assim, grande parte da burguesia, ligada à s atividades lucrativas, aderiu ao movimento reformista.
Em 1529 foi formada uma espécie de assembléia, conhecida como Dieta, onde se tentou forçar a submissão dos nobres alemães ao catolicismo. Os nobres protestaram, o que originou o novo nome da religião luterana: “protestantes’.
Alguns lÃderes como João Calvino, aproveitando a oportunidade, fizeram outro tipo de reforma:
A Reforma de Calvino. Atendendo ao interesse da burguesia, Calvino propôs uma religião que aceitava o lucro da burguesia.
A Igreja católica, vendo que estava perdento terreno, criou a Contra-reforma e "abriu" aos povos a permissão para a leitura de diversos livros até então condenados. Além disso, ficou mais flexÃvel dentro de sua prória pregação.
A partir da Contra-Reforma surgiram novas ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, fundada por Ignácio de Loyola em 1534. Os jesuÃtas se organizaram em moldes quase militares e fortaleceram a posição da Igreja dentro dos paÃses europeus que permaneciam católicos. Criaram escolas, onde eram educados os filhos das famÃlias nobres; foram confessores e educadores de várias famÃlias reais; fundaram colégios e missões para difundir a doutrina católica nas Américas e na Ãsia.
Trocando em miúdos... apesar das "reformas" o objetivo principal não foi alcançado. As religiões continuam sendo "Pequenas Igrejas, Grandes Necógios"...
2007-02-22 19:08:03
·
answer #2
·
answered by . 3
·
0⤊
0⤋
Se vc for procurar defeitos em Lutero, achará inúmeros, assim como achará em qualquer cristão, budista, espírita, ateu, etc, pois é da natureza humana ter muitos defeitos e poucas virtudes.
Se nós formos olhar para a vida dos apóstolos, todos eles falharam, abandonaram o mestre, um o traiu, outro o negou... somos farinha do mesmo saco.
2007-02-22 19:00:56
·
answer #3
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
0⤋
really really?
Então ele deveria ter sido queimado na fogueira também.
Que larápio!
Por que os santos católicos não o torturaram até a morte como comumente faziam com outros?
2007-02-22 18:57:53
·
answer #5
·
answered by Kevin 1
·
0⤊
2⤋