English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O filme sugere que Lutero teve um heróico desprendimento, salvando inclusive padres indefesos das mãos do populacho enfurecido. Doce ilusão...

O que ocorreu, de fato, foi que Lutero voltou à cidade para calar as vozes dissonantes – como a de Carlstadt e dos profetas de Zwickau – e colocar fim à baderna que ele mesmo criara. Os profetas já haviam inclusive convencido Melanchthon (sic!) de algumas de suas doutrinas!

2007-02-22 10:38:48 · 5 respostas · perguntado por Maria Wangler 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

O louco censura a si próprio!!!

2007-02-23 03:28:27 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não quero afirmar que a religião A ou B estejam com a verdade, mas que Lutero derrubou barreiras, isso derrubou...

Moralmente, a Igreja estava em decadência: preocupava-se mais com as questões políticas e econômicas do que com as questões religiosas. Para aumentar ainda mais suas riquezas, a Igreja recorria a qualquer subterfúgio, que foram a causa imediata da crítica de Lutero. Ora, na ideologia católica, a única forma de riqueza era a terra; o dinheiro, o comércio e as atividades bancárias eram práticas pecaminosas; trabalhar pela obtenção do lucro, que é a essência do capital, era pecado. A burguesia precisava, portanto, de uma nova religião, que justificasse seu amor pelo dinheiro e incentivasse as atividades ligadas ao comércio.
A doutrina protestante, criada pela Reforma, satisfazia plenamente os anseios desta nova classe, pois pregava o acúmulo de capital como forma de obtenção do paraíso celestial. Assim, grande parte da burguesia, ligada às atividades lucrativas, aderiu ao movimento reformista.

Em 1529 foi formada uma espécie de assembléia, conhecida como Dieta, onde se tentou forçar a submissão dos nobres alemães ao catolicismo. Os nobres protestaram, o que originou o novo nome da religião luterana: “protestantes’.

Alguns líderes como João Calvino, aproveitando a oportunidade, fizeram outro tipo de reforma:
A Reforma de Calvino. Atendendo ao interesse da burguesia, Calvino propôs uma religião que aceitava o lucro da burguesia.

A Igreja católica, vendo que estava perdento terreno, criou a Contra-reforma e "abriu" aos povos a permissão para a leitura de diversos livros até então condenados. Além disso, ficou mais flexível dentro de sua prória pregação.
A partir da Contra-Reforma surgiram novas ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, fundada por Ignácio de Loyola em 1534. Os jesuítas se organizaram em moldes quase militares e fortaleceram a posição da Igreja dentro dos países europeus que permaneciam católicos. Criaram escolas, onde eram educados os filhos das famílias nobres; foram confessores e educadores de várias famílias reais; fundaram colégios e missões para difundir a doutrina católica nas Américas e na Ásia.

Trocando em miúdos... apesar das "reformas" o objetivo principal não foi alcançado. As religiões continuam sendo "Pequenas Igrejas, Grandes Necógios"...

2007-02-22 19:08:03 · answer #2 · answered by . 3 · 0 0

Se vc for procurar defeitos em Lutero, achará inúmeros, assim como achará em qualquer cristão, budista, espírita, ateu, etc, pois é da natureza humana ter muitos defeitos e poucas virtudes.

Se nós formos olhar para a vida dos apóstolos, todos eles falharam, abandonaram o mestre, um o traiu, outro o negou... somos farinha do mesmo saco.

2007-02-22 19:00:56 · answer #3 · answered by DeBarros 7 · 0 0

serio???????????

2007-02-22 18:44:16 · answer #4 · answered by Curiosa48 6 · 0 1

really really?
Então ele deveria ter sido queimado na fogueira também.
Que larápio!
Por que os santos católicos não o torturaram até a morte como comumente faziam com outros?

2007-02-22 18:57:53 · answer #5 · answered by Kevin 1 · 0 2

fedest.com, questions and answers