Germes: existem micróbios patogênicos no ar, nos objetos e sobre a pele, porém normalmente estes não produzem infecções porque existe uma serie de barreiras naturais que protegem as possíveis portas de entrada dos germes. A barreira mais importante contra os germes ambientais é a pele.Se a pele se rompe ou se altera, as bactérias que normalmente nela vivem podem introduzir-se no organismo, produzindo infecção.
Bactérias: Existem bactérias de todo tipo em todos os lugares do mundo, do alto dos picos nevados às profundezas do mar. São as criaturas vivas predominantes no planeta.
Embora as bactérias sejam mais conhecidas pelas infecções graves, como sífilis, cólera e tuberculose, a grande maioria das que habitam o corpo humano é de simples comensais
que são micróbios que comem conosco e geralmente não criam problemas. Às vezes resolvem problemas. Vivem nas partes externas do corpo, isto é: a pele e mais o nariz, a garganta, a boca, os sínus e todo o canal gastrointestinal, também considerados parte externa.
A questão é que as bactérias nem sempre estão só comendo. Basta o ambiente do corpo ficar mais poluído e as defesas orgânicas falharem que elas começam a se reproduzir desenfreadamente. Um estreptococo fica anos na garganta, quietinho, e de repente explode numa amigdalite aguda; um pneumococo pelo qual ninguém dava nada detona uma pneumonia. Rompeu-se o equilíbrio de forças entre parasita e hospedeiro.
Já os vírus... Vírus é um micro-organismo que pode infectar outros organismos biológicos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente reproduzem-se pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular.
Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas. Por exemplo o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrição reversa seja realizado (formação de DNA a partir do RNA viral).
Exemplos de doenças causadas por vírus incluem a caxumba, sarampo, hepatite, dengue, poliomielite, febre amarela.Também há a gripe, que é causado por uma variedade de vírus; a varicela ou catapora; varíola; meningite viral; AIDS, que é causada pelo HIV.
2007-02-22 13:44:54
·
answer #1
·
answered by . 3
·
0⤊
0⤋
Pense assim , germes ou bactérias, podem até ser inofensivos.
Já vírus é mais complicado.
Na sua salada de alface, você pode estar engolindo também, bactérias do grupo colieforme fecal, até ai tudo bem, seu organismo vai defender você. Mas essa batalha pode se complicar, se este número de bactérias, for muito elevado.
Ai , como reação do seu organismo, você pode ter uma diarréia.
Na sua língua, neste momento, mesmo que você tenha escovado muito bem os seus dentes, usado fio dental, etc..
etc.., vamos ali encontrar bactérias.
Portanto bactérias, existem no seu corpo, sempre existiram,
e mesmo depois que você morrer, ainda vão continuar a se deliciar com você, por um bom tempo.
Portanto relaxe.
2007-02-25 18:37:22
·
answer #2
·
answered by Denis 6
·
0⤊
0⤋
germes e bactérias são a mesma coisa,mas nem todas as bactérias são malígnas,por exemplo no intestino existe uma colônia de bactérias que produzem vitaminas e o equilíbrio do seu organismo, é a chamada flora intestinal,agora os vírus são parasitas de células que causam desde uma gripe passageira até gravissimas doenças,o virus é tão microscópico que pode parasitar dentro de uma bactéria que já é microscópica.
2007-02-22 17:59:31
·
answer #3
·
answered by Tião 2
·
0⤊
0⤋