English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Certas seitas e religiões acabam se perdendo em suas propostas de acessar um suposto Cristo. E acabam cometendo atitudes irracionais.

Por exemplo consumir o sangue de um animal sacrificado, ou em algumas outras as pessoas se ferem, sentem prazer na retaliação da própria carne.

É racional?

2007-02-22 09:10:58 · 10 respostas · perguntado por juniormetodista 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Não só é irracional como constitui um desequilíbrio psiquicoespíritual... Beber sangue de animais sacrificados ou simplesmente sacrificar animais já é um claro sintoma de fraqueza e característica de uma "doença da alma". Jesus quando aqui viveu jamais ensinou qualquer tipo de "ritual" e muito menos ensinou sacrificar qualquer tipo de animal... Todos os que assim agem o fazem por desequilíbrio, por ignorância ou por bestialidade e, são pessoas que estão obssidiadas por espíritos inferiores e ignorantes que as induzem a tal comportamente primitivo e bárbaro... Na Doutrina Espírita jamais se fêz esse tipo de ação em qualquer centro espírita e nos cultos ou palestras espíritas todo palestrante sempre fala sobre um tema que diz respeito aos ensinamentos do Magnânimo Mestre e Senhor Jesus. As palestras sempre duram exatamente trinta minutos (exeto no sábado que dura noventa minutos) e sempre estão abertas para todas as pessoas que queiram assistí-las... São todas muito instrutivas e educativas. Eu já assisti centenas de palestras. Após a palestra quem quiser, pode tomar um passe que dura apenas uns dois minutos. Em alguns dias da semana em alguns centros espíritas se fazem estudos sobre obssessão, ou sobre o passe, ou sobre algum tema que seja instrutivo e educativo como por exemplo a "mediunidade". Todas as palestras são precedidas de uma oração realizada em silêncio... A Doutrina Espírita condena o sofrimento por autoflagelação (isto é, o sofrimento provocado por pessoas que espontâneamente se ferem com o intuito de se flagelarem). A Doutrina Espírita ensina a todos que a estudam, a procurarem suportar todas as dificuldades da vida e todos os sofrimentos (especialmente os que são gerados pela imensa probreza, ou por doenças ou por desentendimentos no lar ou no trabalho, ou por alguma "deficiência" física, etc.) com humildade, com tolerância e com paciência e com resignação diante dos desígnios de DEUS... Ensina sobre a importância do estudo, do respeito uns aos outros, do trabalho honesto, da importância da prática da caridade e ensina a nutrirmos amor não só para com os nossos semelhantes mas também para com todos os animais e para com toda a Natureza.

2007-02-22 09:49:53 · answer #1 · answered by Roberto 7 · 0 1

FÉ EXISTE!

Espere, antes de pensar que eu sou um fanático religioso, analise:

>Já ouviu falar no efeito placebo? Pessoas tomam comprimidos de farinha, acreditando cegamente que estes são de verdade, e sentem em seu corpo os efeitos dos medicamentos como se realmente estivessem ali naqueles comprimidos de farinha, mitas ficam curadas de seus males, simplesmente porque acreditaram!

>Cultos de igrejas Petencostais fazem algumas pessoas serem "possuídas" por supostos seres do bem ou demônios, e estas pessoas babam, se contorcem, berram, pulam, falam línguas incompreensíveis, etc. E muitos penasm: "Oh, ele(a) está sendo tomado pelo Espírito Santo! - ou - Está possuída pelo demônio! Houve um caso de uma mulher no Tocantins que num culto da Assembléia de Deus derrepente começou a berrar palavras incompreensíveis, logo chegaram dois homens para segurá-la, e a mesma desferiu um golpe meio estranho: ergueu os dois braços com tanta força que ambos os homens - um de cada lado, caíram desacordados.

Não tem Anjo nem Demônio nisso. è tudo força da mente. Força do Homem em sí.
Foi provado que o ser humano só usa 3% da capacidade total de sua mente, e que apenas homens como Einstein conseguiram passar alguns décimos dessa marca.
Se alguém acredita fortemente que bebendo sangue ou fazendo cerimônias macabras irá fazer um milagre, por exemplo, trazer a pessoa amada devolta, isso pode acontecer.
Razão pela qual igrejas, macumbeiros, espíritas, fazem tanto sucesso!
E porque existem tantas igrejas quanto existem famílias no mundo!
Se você acredita, você consegue. Um atleta consegue atingir a perfeição quando, de tanto praticar o mesmo esporte e movimentos, ganha confiança de que não vai errar nunca e isso vai gradativamente aumentando até que seus erros ficam quase impossíveis de acontecer - ele só erraria se estivesse estressado ou com sua auto-confiança enfraquecida por alguma doença ou ferimento recente.

O próprio Jesus vivia dizendo que se o Homem tivesse fé do tamanho de um grão de mostarda pelo menos, ele removeria montanhas. Pedro andou sobre as águas pois Jesus o convenceu de ter confiança de que ele podia até o momento em que Pedro teve medo e como consequência caiu no mar.

Se você não acredita em Jesus, desconsidere o parágrafo acima.
Espero ter ajudado!
Abraços!

2007-02-22 17:52:53 · answer #2 · answered by John The Underlost 5 · 1 0

Pois é, eu penso da seguinte forma:

Religiosidade não pode se misturar com Racionalidade. Tudo que existe nas religiões atuais não pode ser provado pela Ciência, portanto, aos olhos da Ciência não existem.

Se um indivíduo é adepto ao uma determindada religião, ele ignora o que a ciência diz sobre ela, então não há sentido em procurar uma razão científica nos atos desse adepto.

Religiosidade em si não é racional, então não podemos tenar misturá-la a ciência.

2007-02-22 17:49:36 · answer #3 · answered by Carol_M 2 · 0 0

Todos os dias animais são sacrificados de uma forma cruel, para comermos nossos bons bifes, uma costelinha de porco, uma coxa de galinha e todo mundo acha isto normal e até gosta, não é??????

2007-02-22 17:42:43 · answer #4 · answered by macritheus 6 · 0 0

Nem um pouco.

Além disso eu tomaria cuidado com essa idéia entrar em contato com sangue de animais, pois isso é extremamente perigoso para a saúde.

2007-02-22 17:35:05 · answer #5 · answered by Salomé/Lilith 5 · 0 0

E o reverendo Ted Haggard, presidente dos evangelicos americano que usava o dízimo para comprar drogas e ser penetrado por um garoto de programa?

2007-02-22 17:24:36 · answer #6 · answered by klogh 6 · 0 0

Difícil responder sem saber o que significa "racional" para você.

De qualquer forma -- sim, estas coisas tem fundamento. São atos com significado psicológico profundo, e para muitos povos estas coisas são importantíssimas.
Havia índios que, após derrotar um inimigo, ofereciam o coração dele a alguma entidade divina. Isto tinha um efeito, digamos, na "psicologia coletiva" da tribo (bem como na mente do guerreiro que realizava o ato).

Leia mais sobre psicologia, sobre como funciona o inconsciente das pessoas -- e não fique só em uma "linha psicológica". Pesquise várias teorias diferentes. É muito interessante.

2007-02-22 17:18:07 · answer #7 · answered by Eu 4 · 0 0

beber sangue de animais é apenas nutritivo!
Os Masai na África não matam seu gado e sim fazem uma mistura de sangue e leite que é sua principal fonte de proteínas!
Mas quando se trata de religião...
NENHUMA é racional!!!!

2007-02-22 17:18:02 · answer #8 · answered by Nabosantos 7 · 0 0

Já o fato de ser ex-freira, fugida de um convento para viver junto com os pseudo-reformadores em Wittemberg seria escandaloso o suficiente. Mas Grisar acrescenta que ela “foi muito ativa no prosseguimento de sua escolha. Ela desdenhou outras alianças que estavam abertas a ela. Sua mente mirava alvos mais elevados. Ou Lutero ou Amsdorf, ela disse, seria seu marido. Ela percebeu como influenciar Lutero com as artimanhas femininas. (...)” (Grisar: 294)

Sabemos como Melanchthon criticou o casamento inesperado de Lutero em termos duríssimos, na carta a Camerário. E essa carta, depois censurada, só veio integralmente à luz em 1876. Mais uma mentira... pela causa da igreja luterana!

Nessa carta, Melanchthon se queixava nesses termos: “Será para ti uma surpresa saber que em tempos tão calamitosos e no infortúnio de tanta gente de bem, Lutero parece desinteressar-se das misérias públicas, mergulhar nos prazeres, rebaixar sua dignidade, justamente no momento em que a Alemanha mais precisa de sua ciência e autoridade. Eis como, a meu ver, a cousa se passou: Lutero era um homem extremamente leviano e as freiras [por ele soltadas do convento] que lhe armavam laços com grande astúcia acabaram por envisgá-lo... Espero que a nova existência o tornará mais sério e o fará renunciar às chocarrices que tantas vezes nele censuramos.” (Melanchthon, Brief na Camerarius uber Luthers Heirat vom 16 Junii 1525, apud Franca, CP: 131-132)

2007-02-22 17:17:29 · answer #9 · answered by haroldo jose h 1 · 0 0

Na possessão não existe racionalidade. Pessoas possessas fazem o que o maligno manda.
Deus nos livre desta e de outras irracionalidades.

2007-02-22 17:18:00 · answer #10 · answered by Pet 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers