Depende de qual religião você está se referindo. A idéia de pecado e arrependimento é da linha cristã, judaica e mulçumana.
No Budismo não há a idéia de pecado, o que você fez tá no passado. E é como você mesmo disse aprender com os seus erros. Essa é a chave para a construção da sabedoria individual. Os cristãos e os seus primos desenvolveram a idéia da superioridade em termos de pecado, perdão e arrependimento(que seria não voltar a fazer isso). Esse é um dos problemas deles. Seu deus é superior em tudo, mas ele também expressa os mesmos sofrimentos e sentimentos que os seres humanos, sua condição é a mais desejada na fantasia humana.
No budismo a posição de buda é inerente as origens de quem a alcança, pode ser um animal, um ser humano ou um deus (a existência desse último não é negada, mas não é importante na vida e no desenvolvimento do ser). O caminho para a Iluminação so depende da própria pessoa, é claro que ela pode receber a ajuda de outros, mas so se ela quiser. Há ainda a idéia do carma que é a energia que vem de vidas passadas, mas que pode ser modificada através da prática, ela não é feita apenas nos templos, nas sedes ou em reuniões, é feita todos os dias em todos os lugares, com todas as pessoas. Mesmo aquelas que não são budistas. Por isso que ficar se lamentando não muda a sua realidade. Ela tem que ser mudada de dentro pra fora, para que a pessoa não se torne um hipócrita. Seja senhor de si mesmo. O Buda não é visto por nós como um deus. Não é a condição de imagem dele em um altar que o faz ser um deus. É a forma como a fé de uma pessoa é empregada. Quando as pessoas oram para a frente dos autares está encaminhando sua energia para todo o universo. Eu por exemplo simpatizo com uma escola budista japonesa que não ora para imagens, mas para a Lei do Universo, que é a lei de causa e efeito. Uma das leis que governa o universo, que sempre existiram e sempre existirão.
2007-02-22 07:17:24
·
answer #1
·
answered by Arans 3
·
1⤊
0⤋
de minha parte é pleno!
ja tem um ano e meio que abandonei qualquer forma de religião ou crença agressiva, ou seja sem extremos!
me basto como deus humano! e tudo tem melhorado muito e mais rápido!
2007-02-22 05:53:24
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Acho que a religião não morre ... mas pode ser substituida por outro tipo de religião...
2007-02-22 05:55:54
·
answer #3
·
answered by Dan@ 6
·
1⤊
0⤋
A VIDA É UMA SEQÜENCIA DE ERROS E ACERTOS....
2007-02-22 05:49:31
·
answer #4
·
answered by NOVAVISÃO 3
·
1⤊
0⤋
Quando arrependemos porque fizemos mal aos outros, não é um mal psicológico, mas uma terapia, que nos faz (pelo menos tentar) reparar esse mal.
Mas quando dizemos que nos arrependemos porque o ato que praticamos foi uma ação que nos prejudicou, neste caso eu concordo. Entretanto, aqui não há um verdadeiro arrependimento, mas um erro que cometemos e que poderíamos ter evitado.
2007-02-22 06:45:59
·
answer #5
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
0⤊
0⤋
Então canastra veja a sociedade dos anos passados ( formada pelas pessoas azedas) como viviam em paz sem vilência sem tanta injustiça e compare com a sociedade de hoje (formada por pessoas que não são azedas) e veja em qual você prefere viver. Saindo de casa com a certeza de quenão seria assaltado ou com medo de ser assassinado por balas perdidas (e por pessoas que caham que arrependimento é pecado e que não são azedas). Como tenho saudades daqueles tempos, amigo.
2007-02-22 05:59:34
·
answer #6
·
answered by Francis 4
·
1⤊
1⤋
Acho que essa seria a sua vontade, o fim da religião, não sei o que pode acontecer, agora os erros e acertos fazem parte da nossa vida. E se eu acho que fiz algo errado, me arrependo evito cometê-lo novamente.
2007-02-22 05:59:31
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Vivendo e aprendendo.
Se o pior pecado é o arrependimento, então vamos fazer de tudo para não pecar.
Se a moda pega,hein?
2007-02-22 05:53:20
·
answer #8
·
answered by delauromarques 6
·
0⤊
0⤋
Não me arrependo de nada. E quando acontece isso, penso em outra coisa...
2007-02-22 08:23:07
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Na verdade essas pessoas NÃO se arrependeram de verdade. Só falam que se arrependeram depois que o mal retornou para elas.
O Verdadeiro arrependimento acontece quando a pessoa perde completamente o sentimento de culpa e se liberta do mal causado, superando o sentimento, mesmo que tenha que se redimir, ou pagar pelo erro.
Cabe a Deus perdoar os arrependidos, esses sim serão bem-aventurados.
O que acontece na verdade é isso:
Lucas 13:3 ... se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.
2007-02-22 07:06:54
·
answer #10
·
answered by Francisco Octavio 2
·
0⤊
1⤋