Lulu,
Se o motivo da devolução do cheque foi alínea 11 (primeira devolução - sem fundos) ou 12 (segunda devolução, com inclusão no CCF), o banco sacado pode e deve passar os dados cadastrais como endereço e telefone para o credor.
Com a segunda devolução, caso sua mãe decida reapresentar o cheque, o emitente vai para um cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central e terá que resgatá-lo junto ao credor (no caso, a sua mãe) para regularizar a situação.
Além disso, sua mão poderá protestar o cheque (que é um título de crédito) e o emitente terá mais problemas ainda para regularizar junto ao cartório.
Normalmente o caminho é esse, do mais amigável, através de contato telefônico, até a contenda judicial.
Boa sorte. Espero ter ajudado.
2007-02-22 11:25:20
·
answer #1
·
answered by Eu não sei nada 2
·
0⤊
0⤋
você não conhece o emitente pelo visto, procure saber se o cheque é sem fundo você pode reapresentar novamente, se voltar só ajuizando. Se por outro motivo você terá outras alternativas preliminares,antes de ajuiza-lo
2007-02-23 05:28:21
·
answer #2
·
answered by Rico 6
·
0⤊
0⤋
Pelo que você fala, ela não conhece a pessoa de quem recebeu o cheque. Se conhecesse, poderia tentar negociar a dívida.
Se ela não conhece o emissor do cheque, deve ir ao Banco, ao SPC ou a uma delegacia e ver se o cheque não é clonado ou roubado. Caso seja de verdade, ela pode registrar a dívída no Cartório, pois nesse caso a pessoa que emitiu o cheque (que tem obrigação de dar fundos ao cheque, desde que não seja roubado ou clonado) fica com o nome registrado. Além disso, se o cheque for apresentado duas vezes, o Banco Central já registra o nome da pessoa que fica com indisponibilidade para pegar novos talões e abrir outras contas.
Se possível, ela pode tentar obter o endereço do emissor (pode ser na agência da conta do cheque) e procurar a pessoa pessoalmente.
2007-02-22 06:00:45
·
answer #3
·
answered by Luz 6
·
0⤊
0⤋