Olá,
Isso acontece devido ao grande número de religiões(as quais não param de surgir). As pessoas se deparam com muitas "verdades" e "histórias na palma da mão", então ficam desnorteadas.É que elas esperam uma verdade absoluta, que lhes dê toda "garantia e segurança", algo que não falhe jamais...mas são "homens" que constroem religiões( homens erram).
Eu, a propósito, não sou ateu, mas estou sempre buscando conhecimento(não que todos devam buscar), e tento compreender, assim como você, a "cabecinha", tanto de ateus quanto não-ateus para que possa ajudá-los e ser ajudado da melhor forma possível, assim como fazemos aqui no "Y!R", afinal, somos todos crianças que nada sabem, não é mesmo?
Lembra da revolução francesa? Pois é....A sociedade, também, se encontrava em desespero, devido ao "cajado de ferro" com o qual, a religião dominante impunha terror.(depois disso chegaram a adorar a deusa Razão, lembra?).
Penso que devemos todos, com tranqüilidade, escutar o "próximo" com respeito e depois, debater sem briga...parece um pouco "romântico", mas as coisas se desenrolam com o passar do tempo.
Bom, já falei bastante...vou parar de perturbar...
Tentei ajudar de verdade,
Um abração!
2007-02-22 05:25:14
·
answer #1
·
answered by El 4
·
2⤊
0⤋
Pq adolescente é td idiota... Qdo eles crescerem tvz vejam a necessidade de ter alguma religião!
Adolescente acha que pode mudar o mundo com as crises de mau humor, não respeita as pessoas... mas um dia aprender, nem que seja na pancada!
2007-02-22 05:14:13
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Não acredito que seja uma tendência. Deve ser um fenômeno isolado, que alcança alguns jovens através de ícones da música, ou coisa que o valha. O ateísmo tem de ser aprendido, assim como as práticas religiosas. Se você diz a uma criança desde a tenra idade que o fim está próximo e esse fim nunca chega, pode ser que passe a não acreditar em você, assim como o bicho-papão, a mula-sem-cabeça, o Saci e o Papai Noel. Se ela jogar Deus no mesmo caldeirão dos personagens de fábulas, perderá a fé. Mas, se a fé for cultuada em base raciocinada, sem medos, nem mentiras, nem historinhas fantasiosas sobre o fim-do-mundo, acompanhado de um lar estruturado, ela verá Deus como um amigo e como uma força. Algo a que almejar e pelo que se esforçar no bem.
Felicidades.
2007-02-22 05:13:25
·
answer #3
·
answered by Chester 6
·
2⤊
0⤋
O "cool" não é bem só ser ateu, é ser MATERIALISTA, as duas religiões que mais crescem hoje são o ateísmo e o protestantismo neopentecostal eo que tem em comum: o culto à matéria.
O ateu prega o gozo imediato de tudo aqui e agora pois pode não haver amanhã, prega a lei do mais forte, pois não há um código moral além da sociedade e intrísice â natureza em si e per si, quer coisa mais coincidente com os valoers do mundo materialista de hoje? onde uma pessoa é mais considerada pelo que tem do que pelo que é?
O protestantismo também prega tudo aqui e agora com a teologia da prosperidade, devemos ter dinherio e consumir, pois isto significa que somos abençoados por Jesus, quanto mais bençãos temos mais condições financeiras temos e aí valemos pelo que temos e não pelo que somos, o gozo dos "prazeres" terrenos é mais dissimulado que no hedonismo ateísta, mas existe e é velado, repleto de culpa.
Nosso mundo pede religiões assim...que não crê no poder do deus dinheiro está fora...é um "looser"...
2007-02-22 08:14:56
·
answer #4
·
answered by Advicer 7
·
1⤊
0⤋
Ser ateu não tem nada a ver com ser "cool". A maioria das religiões não consegue atrair muitos jovens por pregar coisas difíceis de serem compreendidas em um mundo moderno que a todo instante questiona os dogmas das igrejas. Mesmo pessoas que nascem em uma determinada religião não conseguem se conectar a ela dada a distância de seus ensinamentos e o "mundo real". Mas isso é ser agnóstico e não ateu. O ateu é o que não tem religião digamos assim, oficial. Isso não significa que não esteja interessado em compreender ou conectar com o "divino". Apenas não aceita dogmas como "verdades" ou escritos em algum livrinho como a palavra divina. Faz parte do ser humano questionar para compreender. Os ateus não tem as respotas mas sabem que ninguém as tem e não pretendem dar a impressão que sabem os mistérios que só alguns iniciados podem adquirir. Não creio que os jovens sejam ateus, mas sim agnósticos.
2007-02-22 06:50:35
·
answer #5
·
answered by El Guarani 2
·
1⤊
0⤋
Nietzsche deve estar maravilhado.
Adolescentes gostam de parecer informados e intelectuais e adolescentes são naturalmente imaturos, então tendem a reagir sem a observação dos bons costumes.
A resposta típica seria: Querem respeito, então respeitem também.
Se parassem de enfiar a bíblia cristã na cara deles, não teriam problemas. Mas o problema é que todo mundo quer atirar pedra e acham que eles vão dar a outra face a tapa.
Impor algo como verdade inquestionável vai criar atrito até num adulto, mas a reação adolescente é algo como a de um gato que foi acuado até um canto e resolve reagir... vai arranhar.
Melhor saída: deixa quieto. Ele pode voltar seus olhos para a igreja um dia (o que acho lamentável, uma perda) ou de fato assumir o ateísmo e se dedicar civilizadamente.
2007-02-22 05:55:11
·
answer #6
·
answered by Alexsandro 3
·
1⤊
0⤋
Não acredito que ser ateu seja estar antenado.
Acreditar no acaso é acreditar em algo cuja causa desconhecemos e a essa causa eu chamo de INCOGNOSCÍVEL. O problema reside não na crença de algo superior jamais revelada a algum mortal, mas sim nas diversas formas de adivinhação com que as religiões tentam imagina-Lo.
Adorei sua expressão "ateus ortodoxos". Deu-me a sensação de simplesmente ser ateu "sem pensar" ou por pura intriga, para ser simplesmente "do contra".
A ortodoxia carrega em si uma boa dose de fanatismo, seja religiosa ou não.
O problema está em que ser crente fanático é brega! Denota falta de conhecimento histórico, filosófico e bastante falta de juizo.
É contrário a razão dar-se crédito a coisas e fatos mirabolantes, injustificáveis, inacreditáveis e estapafurdios.
Muitas religiões são soberbas em exemplos dessa natureza, onde a estória contraria em muito a razão, por mais infantil que seja.
Olhando sob esta luz, talvez seja cool ser agnóstico, ou ao menos, mais prudente.
O mais importante é não torturarmos os que pensam diferentemente de nós, pois até os dias de hoje, jamais encontrei uma única pessoa com fé sobrenatural, capaz de mover um único grão de areia diante de meus olhos, nem que me descreva o paraiso em detalhes por ter experienciado alguns momentos em tal balneário.
Nunca encontrei nenhum religioso que aspirasse morrer repentinamente para poder desfrutar de imediato a vida esplendorosa do além túmulo, que tanto alardeia.
Quando cegos pretendem guiar cegos os meus olhos se esbugalham, os meus sentidos redobram a vigilância e o meu juizo claro como o sol, recusa-se a embriagar-me.
Até onde pode ir meu entendimento, afirmo que Deus existe e ainda assim ouso dizer que sou Cristão, diferente de todos, mas igual a mim mesmo!
2007-02-22 05:42:35
·
answer #7
·
answered by Safenado e a magia da astrologia 7
·
1⤊
0⤋
Pelo mesmo motivo que é ser sexy ser lésbica, que é "cult" ser viciado, que é "arrojado" ser traficante...
Estranha coincidência que nesse mundo tudo esteja uma ***** não é?
2007-02-22 05:13:43
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Talvez seja por causa da realidade em que vivemos, são tantas tragédias, tanta corrupção e maldades, é meio difícil acreditar que exista um Deus vendo tantas coisas ruins e que não faça nada.
Agora, dessa coisa que vc disse quem hj em dia é legal ser ateu, vai ver que é uma coisa de Maria Vai com as Outras, eu não acredito na existência de Deus há quase 10 anos.
2007-02-22 05:09:07
·
answer #9
·
answered by ♥Amore♥ 6
·
2⤊
1⤋
sou ateu e concordo que exista essa onda...
acho q algumas pessoas querem parecer mais inteligentes... ou acham que são não sei... ou talvez as igrejas estejam perdendo a credibilidade...
2007-02-22 05:07:08
·
answer #10
·
answered by planetaterra 3
·
2⤊
1⤋