Salmos 83:18
"PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM QUE TÚ CUJA O NOME É JEOVÁ, SOMENTE TU ÉS O ALTÍSSIMO SOBRE TODA A TERRA!"
O nome de Deus aparece + de 7.000 vezes na bíblia sagrada nos seus escritos originais... Após a morte do último Apóstolo João e a partir do domínio do Imperador Constantino essa prática de trocar o nome de Jeová por Senhor ou Deus, deu-se por grande influência política e religiosa arquitetada pelos mesmos inimigos que mataram Jesus Cristo...
2007-02-22 04:30:55
·
answer #1
·
answered by Next from brasil 3
·
6⤊
1⤋
O nome verdadeiro de Deus é impronunciável pois não tem vogal, mas há muitas maneiras de identificá-lo, assim como tem João faxineiro, tem tambem João o pedreiro e João e pintor e desta forma é identificado cada um. Deus na Bíblia é chamado de Criador de todas as coisas, Deus de Abraão de Isaque e Jacó, Senhor dos Exércitos, e muitos outros adjetivos que o indentificam e não ha nada de errrado nisso.
"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Apocalipse 22:13"
2007-02-22 04:29:56
·
answer #2
·
answered by Gilberto 5
·
3⤊
0⤋
Êxodo 3
14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
O Senhor deu a si mesmo o nome pessoal: Eu sou o que sou (de onde deriva o hb. Iavé), uma expressão hebraica que expressa ação. Deus estava efetivamente dizendo a Moisés: Quero ser conhecido como o Deus que está presente e ativo.
(1) Inerente no nome Iavé está a promessa da presença viva do próprio Deus, dia após dia com o seu povo (v. 12; ver Gn 2.4). Este nome expressa seu fiel amor e cuidado e seu desejo de redimir o seu povo e estar em comunhão com ele. Essa verdade corresponde à promessa fundamental do concerto: para te ser a ti por Deus (Gn 17.7; Sl 46). O Senhor declara que esse será o seu nome para sempre (v. 15).
(2) É digno de nota que quando Jesus Cristo nasceu, foi chamado Emanuel, que significa Deus conosco (Mt 1.23); Ele também chamava-se a si mesmo pelo nome Eu sou (Jo 8.58).
Entendeu?
Se você der um nome a Deus, Ele passará a ser aquilo que você nomeou, limitando-o. Porisso Ele se auto intitula o EU SOU, ou também EU SEREI O QUE SEREI. Viu só a bondade de Deus?
2007-02-22 12:06:24
·
answer #3
·
answered by BomStarAki 5
·
2⤊
0⤋
É verdade hoje muitos dos pastores não usam o nome de Deus, mas como vc citou todos nós temos um nome é claro que o Soberano dentre a humanidade tem que ter né? Cujo nome é JEOVÁ...SALMOS:83:18 e 101:3...bjos
2007-02-22 04:24:24
·
answer #4
·
answered by Nini seMpli>< 3
·
2⤊
0⤋
Não vou acrescentar muita coisa do que já foi dito sobre o nome de Deus, Jeová. Vou apenas acrescentar que, quando Jeová revelou seu nome a Moisés, ele revelou o significado do seu nome. Era comum naquele tempo dá significado a nomes. Em algumas traduções diz: Eu Sou, outra diz: Eu Sou o Que Sou.
Portanto, o tetragrama(4 letras hebraicas) que aparece nas escrituras, comprovam que Deus tem nome. Não se sabe a pronúncia exata. Se em português usa-se Jeová, então vamos usar esse nome para nos dirigir ao criador.
A maioria dos nomes muda até certo ponto quando passa de uma lingua para outra. Jesus nasceu judeu, e seu nome era talvez pronunciado Ye-shú-á em hebraico, mas em outros idiomas a pronúncia é diferente. Então será que aqui no Brasil devemos pronunciar Yé-shú-á e não Jesus?
2007-02-25 10:42:32
·
answer #5
·
answered by Kriska 5
·
1⤊
0⤋
Conforme meu pouco conhecimento, Deus é citado na Bíblia c/ diversos nomes: Emanuel, Deus Forte, Príncipe da Paz, Jeová, Jesus, Rosa de Saron, e tem muito mais que não me vem a memória no momento... ao encerrarmos uma oração citando: "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", p/ os cristãos, é pelo fato de crermos na Santíssima Trindade, que, apesar de serem pessoas distintas, formam um só Deus... assim como nós somos corpo, alma e espírito, no entanto, apenas uma única pessoa.
Parece loucura e meio que absurdo, no início é meio complicado de se entender, mas, caso tenhas mesmo interesse em compreender, procure maiores esclarecimentos numa igreja evangélica mais próxima de sua casa.
Que Deus te abençoe.
2007-02-22 04:57:58
·
answer #6
·
answered by Mô 4
·
1⤊
0⤋
PUBLICADO EM
APÊNDICE
O nome divino — seu uso e significado
TOCAR
00:00
06:47
NA SUA Bíblia, como é traduzido o Salmo 83:18? A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas traduz assim esse versículo: “Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” Várias outras traduções bíblicas vertem esse versículo de modo similar. No entanto, muitas traduções deixam fora o nome Jeová, substituindo-o por títulos como “Senhor” ou “Eterno”. O que deve ser usado nesse versículo? Um título ou o nome Jeová?
O Tetragrama — o modo como o nome divino é escrito em hebraico
O nome de Deus em letras hebraicas
Esse versículo fala a respeito de um nome. No hebraico original, idioma em que grande parte da Bíblia foi escrita, aparece ali um nome pessoal ímpar. É escrito em letras hebraicas: יהוה (YHWH). Em português, a tradução comum desse nome é “Jeová”. Será que esse nome aparece em apenas um versículo bíblico? Não. Ele aparece no texto original das Escrituras Hebraicas cerca de 7 mil vezes!
Qual é a importância do nome de Deus? Considere a oração-modelo, ensinada por Jesus Cristo. Ela começa assim: “Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome.” (Mateus 6:9) Mais tarde, Jesus orou a Deus: “Pai, glorifica o teu nome.” Em resposta, Deus falou do céu: “Eu tanto o glorifiquei como o glorificarei de novo.” (João 12:28) Obviamente, o nome de Deus é de máxima importância. Por que, então, alguns tradutores omitiram esse nome de suas traduções da Bíblia e o substituíram por títulos?
Parece haver duas razões principais. A primeira é que muitos dizem que o nome não deve ser usado porque sua pronúncia original é desconhecida hoje em dia. O hebraico antigo era escrito sem vogais. Assim, ninguém hoje pode dizer com certeza como as pessoas nos tempos bíblicos pronunciavam o nome YHWH. Mas será que isso deve nos impedir de usar o nome de Deus? Nos tempos bíblicos, o nome Jesus talvez fosse pronunciado Yeshua ou, possivelmente, Yehoshua — ninguém sabe ao certo. No entanto, pessoas no mundo inteiro usam diferentes formas do nome Jesus, pronunciando-o do modo costumeiro no seu idioma. Elas não deixam de usar o nome só porque não sabem como ele era pronunciado no primeiro século. De modo similar, se você viajar para outro país, é bem provável que descubra que seu próprio nome soa um tanto diferente em outro idioma. Portanto, não saber ao certo como o nome de Deus era pronunciado na antiguidade não é motivo para não usá-lo.
Uma segunda razão muitas vezes apresentada para omitir o nome de Deus na Bíblia envolve uma antiga tradição dos judeus. Muitos deles acreditam que o nome de Deus jamais deva ser pronunciado. Essa crença evidentemente se baseia numa aplicação equivocada da lei bíblica que diz: “Não deves tomar o nome de Jeová, teu Deus, dum modo fútil, pois Jeová não deixará impune aquele que tomar seu nome dum modo fútil.” — Êxodo 20:7.
Essa lei proíbe o uso errado do nome de Deus. Mas será que proíbe o uso respeitoso de seu nome? De modo algum. Todos os escritores da Bíblia Hebraica (o “Velho Testamento”) eram homens fiéis que obedeciam à Lei que Deus havia dado aos antigos israelitas. E eles usavam com frequência o nome de Deus. Por exemplo, eles o incluíram em muitos salmos que eram cantados por multidões de adoradores. Jeová até mesmo instruiu seus adoradores a invocar Seu nome, e os fiéis obedeciam. (Joel 2:32; Atos 2:21) Portanto, os cristãos hoje não deixam de usar respeitosamente o nome de Deus, como Jesus com certeza usou. — João 17:26.
Ao substituírem o nome de Deus por títulos, os tradutores da Bíblia cometem um erro grave. Eles fazem com que Deus pareça distante e impessoal, ao passo que a Bíblia exorta os humanos a cultivar “intimidade com Jeová”. (Salmo 25:14) Pense num amigo seu bem achegado. Será que vocês seriam realmente bem achegados se você nem soubesse o nome dele? Da mesma forma, se as pessoas não sabem o nome de Deus, Jeová, como podem realmente se achegar a ele? Além disso, se não usam o nome de Deus, elas ficam também sem saber seu maravilhoso significado. O que significa o nome divino?
O próprio Deus explicou o significado de seu nome ao seu fiel servo Moisés. Quando este perguntou a respeito do nome de Deus, Jeová respondeu: “Mostrarei ser o que eu mostrar ser.” (Êxodo 3:14) A tradução de Rotherham (em inglês) traduz assim essas palavras: “Eu Me Tornarei o que quer que seja do meu agrado.” Assim, Jeová pode tornar-se o que for necessário para cumprir seus propósitos.
Digamos que você pudesse se tornar o que desejasse. O que faria pelos seus amigos? Se um deles adoecesse gravemente, você poderia tornar-se um bom médico e curá-lo. Se outro sofresse um revés financeiro, poderia tornar-se um rico benfeitor e socorrê-lo. Mas a verdade é que você, como todos nós, é limitado no que pode se tornar. O estudo contínuo da Bíblia deixará você surpreso ao ver como Jeová se torna o que for necessário para cumprir suas promessas. E ele se agrada de usar seu poder em favor dos que o amam. (2 Crônicas 16:9) Os que não conhecem o nome de Jeová desconhecem essas belas facetas de sua personalidade.
É evidente que o nome Jeová faz parte da Bíblia. Conhecer seu significado e usá-lo amplamente na nossa adoração é uma ajuda poderosa para nos achegar ao nosso Pai celestial, Jeová. *
2014-07-01 07:05:37
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não entendi!
2007-02-22 06:21:50
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pensei que Deus era nome proprio !!!!!!!
Quando souber me avisa tbm !!!!!!!
2007-02-22 04:33:05
·
answer #9
·
answered by cunha081 2
·
0⤊
0⤋
qdo souber me avisa.
2007-02-22 04:22:36
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋