Os padres antigamente se casavam, mas as riquezas da Igreja adquiridas por eles ao final de suas vidas eram passadas para seus descendentes, então a Igreja os proibiu de se casarem para não só manter as riquezas do clero como tbm as fazer crescer dia-a-dia.
2007-02-22 03:54:23
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Meu Teus!!! Estão castrando os padres agora???? Por que esse radicalismo todo???
Lá em casa estou castrando os gatos, mas é que eles tavam muito agressivos com aquelas paradas de marcar território...
2007-02-22 12:04:21
·
answer #2
·
answered by Makoto 6
·
4⤊
0⤋
Quem eu saiba não se CASTRAM padres. Nem na Bíblia se encontra este absurdo.
2007-02-22 12:01:08
·
answer #3
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
2⤊
0⤋
CASTRO NÃO SEI, MAS CASTO SIM.
O fato que determina o não casamento de Padre, acredito que não tem nada haver com "determinações biblicas", mas economica, porque uma vez ele casando e venha a ter filhos, com certeza à estes caberá entrar na herança da Santa Sé.
2007-02-22 11:56:55
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
bom na verdade acho um grande erro da parte da igreja católica,pois devido a essa tal castidade,que muitos padres estão envolvidos em abuso sexual,acho que a igreja católica deveria rever este conceito. umm abraço
2007-02-25 11:29:21
·
answer #5
·
answered by marghot 2
·
0⤊
0⤋
Castro não, casto sim. Se padres fossem castrados seriam eunucos.
2007-02-22 15:40:59
·
answer #6
·
answered by becker 6
·
0⤊
0⤋
Como justificar, mesmo usando apenas a BÃblia, que o celibato sacerdotal tem raiz nos Evangelhos?
A questão é muito simples!
Em primeiro lugar, antes de dar essa justificação, permita-me, senhor crente, lembrar que, segundo a Escritura Sagrada, o matrimônio é santo e estabelecido por Deus. Digo "lembrar", porque nisto devemos certamente concordar. Dispenso-me de citar os textos bÃblicos que o senhor deve bem conhecer e que legitimam o matrimônio, como a instituição dele, por Deus, no princÃpio do mundo, e sua elevação a sacramento por Cristo, nas bodas de Caná. Disso não há dúvida.
Para encaminhar a questão do celibato sacerdotal, restaria discutir o que é superior: o matrimônio ou o estado de virgindade consagrada a Deus.
Lembro apenas, sobre este ponto, que a Sagrada Escritura é bem clara, pois o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz:
"Todo o que deixar por amor de meu nome a casa, ou os irmãos, ou as irmãs, ou o pai, ou a mãe, ou a mulher, ou os filhos, ou as fazendas, receberá cento por um e possuirá a vida eterna" (Mt. 19, 29).
à patente, por esse texto que Jesus aconselha alguns a deixarem a mulher para servÃ-Lo. E é o que fazem os sacerdotes católicos.
Bastaria esse texto do próprio Deus Homem, Cristo, para ter comprovado o valor e a liceidade do celibato sacerdotal. Mas, para atender melhor a seu pedido, cito outros textos.
O mesmo Cristo Jesus nos disse:
"Nem todos são capazes desta resolução, mas somente aqueles a quem isto foi dado. Porque há alguns eunucos que nasceram assim, do ventre de sua mãe; e há outros eunucos, a quem outros homens fizeram tais; e há outros eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor ao Reino dos Céus. O que é capaz de compreender isto, compreenda-o" (Mt. 19, 11-12).
Evidentemente, Cristo não estava pedindo uma mutilação fÃsica, do mesmo modo que, quando disse que era melhor arrancar o olho do que pecar com ele, não estava incentivando que os homens se cegassem. Cristo, falando em "eunucos" voluntários, se referia à queles que, por amor a Deus, renunciavam à mulher, como vimos na citação anterior.
E o próprio Cristo – Sacerdote por excelência -- nos deu seu exemplo, não se casando. Devem os sacerdotes imitá-lo.
Também a sua Mãe SantÃssima foi Virgem sempre. E São José nos deu o mesmo exemplo de castidade. O discÃpulo amado por Cristo era São João, que se manteve virginal. São João Batista, de quem Jesus disse não haver maior homem nascido de mulher, foi virgem também.
Meu caro senhor crente inconformado com o celibato, a BÃblia não nos ensina apenas com palavras, mas com exemplos de vida também.
O próprio São Paulo escreveu que o casamento era bom, mas que permanecer, como ele, "em estado de virgindade é melhor".
"Digo também aos solteiros e às viúvas que lhes é bom se permanecerem assim, como também eu. Mas, se não tem o dom da continência, casem-se" (I Cor. 7, 8-9).
Portanto, São Paulo, nesse texto, se afirma solteiro, e diz que aos solteiros é bom permanecer como ele. E é à luz desse texto que se deve entender o outro texto que o senhor me cita:
"1 Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo SENHOR nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?
2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
3 Esta é minha defesa para com os que me condenam.
4 Não temos nós direito de comer e beber?
5 Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?"
Evidentemente, se São Paulo afirmou que era solteiro e aconselhou os outros a manter-se como ele sem mulher Ele dizia que ele, como os demais apóstolos, tinha direito de levar consigo uma mulher casada, para ajudá-lo. Não era para cohabitar maritalmente com ele. Se São Paulo, que se disse solteiro, se arrogasse o direito de levar consigo uma esposa, estaria dizendo que tinha direito de levar consigo uma amante, o que é um absurdo, pois não há direito de fazer isso.
A Igreja Católica sempre defendeu o matrimônio e o casamento como estabelecidos por Deus, e condenou as seitas gnósticas, maniquéias e cátaras que proibiam o casamento.
Se o Sumo Sacerdote, Cristo, viveu virginalmente, os seus sacerdotes devem imitá-Lo.
Passar bem.
2007-02-22 12:11:58
·
answer #7
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
1⤋
Ele apenas tem que manter-se "castro" se for parente do Fidel (desculpe, mas não deu para segurar). Bem, desculpas pedidas, vamos à resposta. Antigamente os cargos na igreja católica eram comprados (eram?). Geralmente o pagamento era efetuado em propriedades ocorre porém, sei lá por que cargas d'água, que quando o sacerdote (padre) casava-se este dote passava para suas mãos. Ou seja, nessa aí a igreja católica perdia o bem imóvel dado pelo cargo de sacerdote. Para evitar que isso ocorresse o papa sei lá das quantas decidiu então que "padres" não poderiam casar-se, que teriam que fazer voto de castidade, manterem-se castos. E, como vemos constantemente no noticiário, policial evidentemente, eles vêm cumprindo isso até hoje.
2007-02-22 12:02:26
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião, os padres deveriam se casar afinal de contas, eles são homens comuns com qualquer outro. Mas para a igreja os padres não podem ter uma família e nem fazer sexo e ter filhos, pois estariam deixando em segundo plano os valores espirituais e detrimento do valores das carne.
Pura besteira pois está cheio de padres que tem filhos espalhados por aí!
2007-02-22 12:00:55
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
CASTRO???? É talvez pq eles vieram de Cuba!!....São todos parentes de Fidel....
2007-02-22 11:58:27
·
answer #10
·
answered by Next from brasil 3
·
0⤊
0⤋
Onde tem também que pastor tem que roubar, a religião se molda a sociedade, de acordo com suas necessidades de sobrevivência, mais uns 15 anos e os padres vão casar e ter filhos etc....
2007-02-22 11:57:52
·
answer #11
·
answered by jetro i - GATO JEDI 7
·
0⤊
0⤋