Além da objetividade, característica fundamental de um currículo moderno, é necessário deixar bem claro o seu perfil profissional e que tipo de trabalho pretende realizar. “Sempre comparo o currículo a um corpo: não deve ser nem magro e nem gordo, precisa ter todas as informações necessárias”, diz Marcelo Abrileri, diretor do portal Curriculum.com.br.
O que diferencia um currículo entre uma área e outra são as palavras-chaves específicas de cada segmento. A estrutura estética é a mesma, o que muda é o conteúdo. Para um candidato especializado em tecnologia, por exemplo, é importante citar no campo das qualificações termos que identifiquem a sua experiência como siglas, nome de softwares, soluções e empresas.
Já profissionais das áreas de comunicação, publicidade e marketing muitas vezes aderem ao chamado currículo criativo, isto é, em forma de jornal, cartão de crédito ou caixas decoradas. “Esses setores permitem ousar e, por isso, pode-se dar asas à imaginação, está adequado”, afirma Abrileri.
A psicóloga Rosângela Casseano discorda. Ela prefere uma forma mais simples: um currículo elaborado em papel branco, com letras pretas, sem inovações. “Quando se cria algo diferente, corre-se o risco de o selecionador não gostar da idéia e julgar o candidato por aquilo que foi enviado. É um risco que não se deve correr”, diz. “O currículo tem de ser simples e objetivo, pois o especialista leva cerca de 10 segundos para lê-lo, pela falta de tempo e grande quantidade de documentos”, acrescenta Rosângela.
Novas linguagens
Inovar e criar são características típicas dos brasileiros. A idéia mais recente para o mercado de recrutamento e seleção é o currículo em forma de vídeo. E já existem empresas especializadas que orientam o profissional sobre como se apresentar e destacar suas habilidades em frente à telinha. “Não sei se podemos considerar como tendência, mas é uma iniciativa de autopromoção para o profissional se diferenciar, que não garante resultados positivos. Pode impressionar ou não o selecionador, dependerá do estilo de avaliação dele”, observa Minarelli. “O Brasil ainda não está preparado para essa forma de currículo, já que a tecnologia ainda não atinge todo o país”, completa Rosângela.
Quando a questão é sobre colocar a pretensão salarial, a resposta dos especialistas é unânime: citar apenas quando a empresa solicitar. Esse tipo de informação pode prejudicar o profissional. Eles garantem que é possível perder a oportunidade de ser chamado para a entrevista, caso o candidato peça um valor acima ou abaixo do que a empresa está disposta a pagar. Outra restrição é com relação à foto: o selecionador pode não simpatizar com o que está vendo.
Para Silvana Case, vice-presidente executiva do Grupo Catho, consultoria em Recursos Humanos, é interessante citar o hobby e os serviços voluntários prestados. “Vale falar sobre o lado pessoal, porque revela a personalidade e o estilo. Uma empresa não contrata apenas o profissional, mas o ser humano”, afirma Silvana.
Já para José Augusto Minarelli, essas informações são relevantes desde que tenham relação com a profissão do candidato. Caso contrário, é como se essas atividades tivessem tomando o tempo do profissional. “Fica a critério de cada um colocar dados sobre hobby e serviços voluntários, No entanto, se desejar, o indicado é escrever no fim do currículo”, orienta Rosângela.
Carta de apresentação
Como atualmente a maioria dos currículos é enviada por e-mail, a carta de apresentação tornou-se indispensável. Trata-se do texto que abrirá a mensagem eletrônica, apresentando o profissional e expondo quais as suas intenções sobre a vaga pretendida. Enfim, funciona como um mini-currículo. “Nesse espaço, o candidato pode escrever um texto explicando como pode auxiliar a empresa a obter bons resultados e agregar valor”, explica Daniel Mendes, diretor executivo do Empregos.com.br, portal de empregos e carreiras. Logo após a carta, os especialistas sugerem colocar o currículo, no corpo do e-mail, pois muitas pessoas não abrem anexos por causa de vírus.
E atenção, a última regra de ouro: mesmo que você esteja seguro no emprego, é fundamental ter sempre o seu currículo atualizado. Ninguém sabe quando poderá surgir uma nova oportunidade de trabalho!
O primeiro currículo
Fazer o currículo é sempre um bicho-de-sete-cabeças para os estudantes que nunca tiveram a oportunidade de estar no mercado de trabalho. A dúvida que paira nas cabeças dos jovens costuma ser a mesma: o que colocar no currículo se eu nunca trabalhei?
“A resposta é simples”, diz José Augusto Minarelli. “Nesse caso, o destaque deve ficar para a formação acadêmica, ressaltando as matérias que o candidato se identifica, além das qualificações em outros cursos como idiomas, técnicos, de especialização ou citar uma viagem internacional.”
Segundo Minarelli, o segredo está em colocar as características pessoais do iniciante como se tem habilidade em fotografar, organizar festas, excursões, tocar instrumentos musicais, fazer pesquisas ou se gosta de ler, negociar, cantar, dançar, praticar esportes, viajar, entre outras qualificações. “Foi dessa maneira que o meu filho, estudante de publicidade, elaborou o seu currículo e conseguiu um estágio numa agência”, conta.
O que fazer...
* Ser claro e objetivo
* Mencionar todas as habilidades profissionais
* Destacar o cargo pretendido
* Estabelecer o foco da carreira e do conhecimento
* Quantificar resultados e realizações
* Citar as três ou quatro últimas empresas
* Usar uma ou, no máximo, duas páginas
* Adotar fontes convencionais: Times New Roman (tamanho 12), Verdana (tamanho 10) ou Arial (tamanho 10)
* Colocar todo o nome em letra maiúscula com uma fonte maior e centralizado
* Citar o endereço completo, dois números de telefone fixo e do celular e o e-mail
* Revisar várias vezes e verificar se não há erros de português, ortografia e de informações
* Atualizar anualmente, mesmo que o profissional esteja empregado
... e o que não fazer
* Cometer erros de gramática e ortografia
* Utilizar gírias e linguagem informal
* Usar papéis ou fundo de página coloridos, com desenhos ou enfeites
* Citar o RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)
* Escrever as palavras “curriculum vitae” ou “currículo” no início do documento
* Colocar informações falsas
* Colocar dados sobre pretensão salarial, foto, se é fumante, se tem carro - caso a empresa não solicite
* Enaltecer exageradamente as qualificações
* Ser prolixo
* Desenvolver uma biografia
* Imprimir em papel com manchas de tinta ou falhas de impressão, no caso de ser um currículo em papel
* Encaminhar o currículo como documento anexado, no caso de ser enviado por e-mail
Para saber mais
www.bumeran.com.br
www.empregos.com.br
www.grupofoco.com.br
www.localdetrabalho.com.br
www.vagas.com.br
O caminho das pedras
Veja como elaborar um currículo baseando-se no modelo abaixo
NOME COMPLETO
Idade, estado civil, nacionalidade
Rua, número, apartamento, bairro
Cidade-Estado – CEP
Telefone fixo / Celular
e-mail
OBJETIVO (Cargo pretendido)
QUALIFICAÇÕES
* Dez anos de experiência na área X, no desenvolvimento e gestão de projetos XPTO, HTFZ e AFP;
* Responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de projetos WXP e gerenciamento de equipes técnicas;
* Treinei equipes de tecnologias;
* Coordenei o desenvolvimento de novas rotinas de segurança,
* Responsável pelo acompanhamento do controle e testes de funcionalidade e carga dos sistemas;
* Redução significativa nos custos com telecomunicações;
* Sólidos conhecimentos nas linguagens: Visual Basic, SQL Server e Oracle;
* Conhecimento na plataforma Windows 2000 e na implementação de redes e XPTO, HTFZ e ASP
* Conhecimento em Clipper, Cobol, PERL, Crystal Reports, Wise Instalation System, Ms Office, Back Office, Numega DeyPartner e Solomon IV;
* Conhecimentos de automação comercial (software e hardware). Redes Windows e Novell;
* Grande facilidade no tato com o usuário em todos os níveis.
HISTÓRICO PROFISSIONAL
10/1999 – atual NOME DA EMPRESA
CARGO ATUAL
RESUMO DAS ATIVIDADES – 3 a 5 linhas
03/1996 a 10/1999 NOME DA EMPRESA
CARGO ATUAL
RESUMO DAS ATIVIDADES – 3 a 5 linhas
05/1994 a 08/1995 NOME DA EMPRESA
CARGO ATUAL
RESUMO DAS ATIVIDADES – 3 a 5 linhas
FORMAÇÃO
NOME DO CURSO - NOME DA FACULDADE – ANO DE CONCLUSÃO
CURSOS
RELACIONAR OS CURSOS REALMENTE RELEVANTES, CITANDO NOME DO CURSO, ENTIDADE E DATA
IDIOMAS
Inglês – fluente
VIAGENS
Alemanha – Gerência das operações de IT no país e análise das oportunidades de redução de custos com telecomunicações – 06/2001
Fonte: Rosângela Casseano, psicóloga e consultora em carreiras especializada em análise de currículo
2007-02-22 03:25:50
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋