English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se o espírito já é dotado de inteligência por Deus (no caso de crença evangélica ou católica) ou pela experiência de outras vidas (espiritas) porquê os bebês parecem ser como computadores sem software algum?
Outro dia perguntei porque existem dementes e pessoas com problemas de cabeça, disseram que o espirito tava intacto, mas como o corpo tá ruim não conseguem mais agir bem sobre ele. Mas e quanto aos bebês? O corpo deles é perfeito?
O que acho é que o espírito e o corpo são uma coisa só. Isso não lhes serve de prova?

2007-02-22 02:17:06 · 14 respostas · perguntado por Antonio G 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Meu querido Antônio, o conhecimento não está ligado ao espírito, e sim ao corpo, ao cérebro, essa máquina fantástica que você compara acertadamente com um computador. Por isso os bebês nascem sem falar. Eles ainda não têm o conhecimento da fala. Ao espírito está ligado o caráter, as emoções, a sensibilidade, o talento. O espírito sofre alterações de acordo com a vivência do ser, de acordo com o corpo. Mas não muda sua essência. Por exemplo: Uma doença pode mudar seu humor, mas não o seu caráter. Assim como as doenças do espírito podem fazer com que o corpo adoeça - são as psicossomáticas - como o vitiligo, psoríase. Outro elemento que levamos em consideração é a alma, muitas vezes confundida com espírito, mas é a alma aquela que nunca morre, a que pertence a Deus e que foi criada para adoração. Entretanto, será com o nosso corpo, a nossa consciência que faremos nosso bons ou maus atos. Apesar de interligados, espírito e corpo são diferentes elementos. Beijo.

2007-02-22 02:29:16 · answer #1 · answered by Veronica V 4 · 0 1

Questão 379. de O Livro dos Espíritos: O Espírito que anima o corpo de uma criança é tão desenvolvido quanto o de um adulto?
- Pode mesmo ser mais, se ele mais progrediu, pois são apenas os órgãos imperfeitos que o impedem de se manifestar. Age de acordo com o instrumento de que se serve.

380. Numa criança de tenra idade, o Espírito, fora do obstáculo que a imerfeição dos ógãos opõe à sua livre manifestação, pensa como uma criança ou um adulto?
_ Enquanto criança é natural que os órgãos da inteligência, não estando desenvolvidos, não possam dar-lhe toda a intuição de um adulto; sua inteligência com efeito, é bastante limitada, até que a idade lhe amadureça a razão. A perturbação que acompanha a encarnação não cessa de súbito com o nascimento e só se dissipa com o desenvolvimento dos órgãos.

382. O espírito encarnado sofre, durante a infância, com o constrangiemento imposto pela imperfeição de seus órgãos?
- Nâo; esse estado é uma necessidade; é natural e corrresponde aos desígnios da Providência. É um tempo de repouso para o espírito.

383. Qual é para o espírito, a utilidade de passar pela infância?
-Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é mais acessível durante esse tempo às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de sua educação.

2007-02-22 02:51:52 · answer #2 · answered by Fafá 5 · 2 0

Não, não serve, hehe! Simplesmente porque a doutrina espírita tem resposta pra essa pergunta também... O dia em que aparecer um fato que a doutrina não explique, eu me convencerei de que é falsa!

Primeiro, quanto aos dementes e pessoas com problemas de cabeça... Vamos fazer uma analogia! Um computador e seu usuário comunicam-se através do teclado, mouse, drives e etc... Agora, imagine que o teclado está com problemas! Teclas falhando, travando, saindo erradas! Isso atrapalha a comunicação entre ambos! Você quer escreber "paralelo", mas a tecla "A" não funciona, a tecla "L" trava e a tecla "O" puxa um "9"... O que ocorre? Você continua querendo escrever "paralelo", mas devido ao equipamento defeituoso, sai "prlllelllo9"! Eis a explicação...

Agora, no segundo caso, o dos bebês... O espírito, ao encarnar, não é ligado como uma tomada, na porrada, ao corpo... Isso é um processo lento, sutil e demorado... Durante a gestação, o espírito não está nem completamente ligado ao corpo, mas já em contato, ligando-se! Não deixa de ser uma vida e aborto ainda é errado!!! Todas as emoções da mãe em relação ao filho afetam bastante o espírito, que está bem próximo dela o tempo todo! Mães que odeiam os filhos afetam o espírito dele sim! Ao nascer, a ligação está completa, mas o espírito ainda está adaptando-se ao corpo... E, gradativamente, passando do plano espiritual mais para o plano físico... Por isso crianças pequenas possuem maior sensibilidade espiritual! Mas, o corpo ainda está desenvolvendo-se, o cérebro ainda não está completamente ativo, como num adulto... Enfim, não existe um meio do espírito, uma vez encarnado, sair falando, mesmo que soubesse antes de encarnar... Tudo é planejado! Adormecimento parcial durante a gestação, processo de ligamento espírito-corpo progressivo, esquecimento do passado, adaptação ao novo envoltório... Mas existem sim os casos em que crianças lembram durante o sono, às vezes até acordadas, idiomas estranhos... Muitas vezes uma criança está falando aramaico ou coreano sem que os pais nem desconfiem, achando que são só sons incompreensíveis típicos de crianças...

Meu próprio irmão, algumas vezes, até uma certa idade, falava frases em um idioma estranho! Era claramente um idioma, mas não sei se antigo, atual ou qualquer outra coisa... Pena que eu não tinha um gravador na época para registrar as frases e pesquisar sobre o assunto!

A verdadeira personalidade do espírito só aparece com uma certa idade, não lembro qual, mas acho que é lá para os 7, 15 anos... Antes disso, é dever dos pais tentar incutir novos valores, valores corretos na criança! Com o despertar da verdadeira personalidade, a idade da rebeldia, talvez os novos valoresentrem em conflito com os anteriores e então cabe à própria pessoa decidir o que vai seguir, se vai continuar na mesma ou mudar os conceitos...

Viu como tem explicação...? ^^

2007-02-22 02:51:23 · answer #3 · answered by Makoto 6 · 2 0

Não há base bíblica para que o corpo e a alma sejam um só.
Porém há duas divisões no meio evangélico! Alguns crêem que o Ser humano possui Corpo e Espírito, e outros crêem que o Ser Humano possui Corpo, Alma e Espírito.

Os que crêem em Corpo + Espírito são chamdos de dicotomistas e os que crêem em Corpo + Alma + Espírito são chamdos de Tricotomistas.

Deus criou o ser humano como um ser racional, mesmos os bebês, apesar de não parecer. Como é de conhecimento de todos ninguém nasce sabendo, mas há um aprendizado contínuo. O "software" dos bebês é muito avançado, apesar do seu "hardware" (corpo) ainda estar em desenvolvimento e crescimento!

2007-02-22 02:29:13 · answer #4 · answered by Fok.com.br 2 · 2 0

Quando do nascimento, o espírito ainda está sofrendo a passagem da vida espiritual para a vida carnal, daí essa dificuldade maior do espírito em controlar o corpo.
Perceba que apesar disso, os bebês já têm sua personalidade própria, que é a mostra do espírito.

Muitos sustentam que a personalidade se dá com as experiências em vida, bebês têm sua personalidade latente, mesmo em ter experiências... Isso é uma prova do espírito.

Isso sem citar dons de nascença, como crianças que se tornam músicos, pintores, com menos de 5 anos de idade, sem receberem muita instrução de adultos..

2007-02-22 05:08:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

NAO NAO SERVE COMO PROVA CARO COLEGA !!!!! ate porque os bebes quando se tornam adultos e sao hipinotizados possuem recordacoes de sua vida no ventre da mae , o corpo `e apenas uma veste nada mais,cientistas do mundo inteiro ja sabem disso eles so nao conseguem explicar este fenomeno ,assisti uma materia na national geografic americana onde o ganhador do premio nobel em fisica esta afirmando que a ciencia nao duvida mais do espirito eles ja possuem provas o suficiente ,eles agora querem descobrir e explicar este fenomeno onde espiritos aparecem, se comunicam ,resolvem crimes ,desvendam misterios ,e ninguem consegue explicar ,vc sabia que aqui nos E.U.A existe mediuns que trabalham no FBI ? em casos de crimes barbaros com desaparecimento do corpo , e muita s vezes eles nem sabem se a vitima esta viva ou nao os paranormais entram em acao para ajudar e eles possuem 99,0% de acertos ? eu acho este tipo de coisa muito mas muito mais ineressante ,mesmo em um lugar onde as pessoas nao tem religiao e apenas querem estudar sobre este assunto ,podem conversar sem paradigmas ,muita coisa interessante aprendemos .......(desculpa pela frase la em cima estar em maiuscula ,eu apertei o botao sem querer,ok?0) ...........

2007-02-22 02:41:01 · answer #6 · answered by fafa 5 · 1 0

nós nascemos sem nos lembrarmos de nada para podermos aprender tudo de novo de um modo diferente não cometermos os mesmos erros do passado para o espírito poder evoluir e se tornar melhor

2007-02-22 02:23:09 · answer #7 · answered by titi 2 · 1 0

Quem ti falou que eles não se comunicam. quando a mãe põem a mão barriga e conversa com o mesmo ele se mexe la dentro, e quando a mãe vai fazer um aborto ele pula uma en enormidade, pois já esta sabendo o que vai acontecer..

2007-02-27 08:11:40 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

???????????????????????
??????????????

2007-02-26 01:07:24 · answer #9 · answered by Dolly 4 · 0 0

Por DEUS ser perfeito, ele não permitiria por exemplo que HITLER renascesse num corpinho de bêbe, agindo como o HITLER mesmo. Então ele investe as crianças de encanto, para que consigam sobreviver nesta vida, e assim consigam viver experiências para a evolução. Em todas as vidas será assim. Um corpinho de bêbe não poderá pensar como um adulto, lembrando-se inclusive de vidas passadas. Mas o espírito dele é o mesmo, até a evolução, e ascendencia. E para tudo tem sua hora, quando desencarnarmos, em todos os desencarnamentos sempre haverá lembranças de nosso passado. E todas as vezes que encarnarmos esqueceremos, sendo crianças ou não.

Luz_

2007-02-22 02:26:38 · answer #10 · answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 · 0 0

Deus é tão grandioso que permite termos oportunidades de redimir os nossos pecados. Chamamos isto de reencarnação. Cada vez que retornamos para uma vida, um corpo diferente, temos novas oportunidades para refazer certas coisas, ou aprender a conviver com determinadas pessoas, etc etc, e Ele é tão superio que nos permite esquecer do que fizemos de errado na outra vida, por isso o bebê não nasce falando, pois não recorda de nada do que já aprendeu. O corpo tem uma escada de aprendizagem, e o espírito tem outra, bem maior, bem mais complexa, que não se resume a aprender a falar ou andar, mas sim em EVOLUIR!

Mas tudo isso depende na verdade da sua crença, da sua religião. Eu sou Espírita Kardecista, mas por seus comentários, sei que vc não concorda. Uma coisa é não concordar, outra coisa é não respeitar! Cada um tem uma opinião, não estou falando que estou certa ou errada, apenas estou respondendo a pergunta de acordo com minhas crenças, ok?!?!

Espero ter ajudado!

2007-02-22 02:24:11 · answer #11 · answered by MILENE 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers