Ginecomastia (literalmente, mamas femininas) é causada por um desenvolvimento excessivo no tecido da região mamária masculina e ocorre nas fases de mudanças hormonais do homem (infância, adolescência e velhice) sem nenhuma patologia de base, na maior parte dos casos. A alteração é normalmente causada por uma variedade de mudanças hormonais, sendo a maioria delas reversíveis durante a puberdade. Ou seja, a ginecomastia é, na maioria dos casos nesta faixa etária, uma condição benigna, tratável e corrigível.
Porém, causas orgânicas devem ser consideradas, especialmente em pacientes mais velhos. Se a condição persistir em um adolescente, a correção cirúrgica é realizada com redução satisfatória na maioria dos pacientes. Lipoaspiração é um procedimento auxiliar no refinamento dos resultados, mas em poucos pacientes pode ser usado como procedimento exclusivo.
A maioria dos homens com ginecomastia são viris, mas seu formato mamário feminino é uma causa importante de vergonha e inibição. Vários fatores sócio-culturais influenciam sua não aceitação pelo homem, sendo nos tempos modernos considerada uma deformidade. Embora vários estudos tenham sido realizados visando expandir as opções medicamentosas para tratamento da ginecomastia, a cirurgia do tecido mamário permanece como o método de escolha para sua correção. Devido ao estresse psicológico ser a razão principal para a indicação cirúrgica, os resultados estéticos têm grande importância para esses pacientes, devendo-se considerar o tamanho da cicatriz e deixá-la o mais imperceptível possível
A técnica cirúrgica depende do tipo de ginecomastia e de sua severidade. Existem três técnicas, que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração (a mais simples), lipoaspiração ultrassônica (considerada por muitos como o tratamento de escolha para a maioria dos casos) e mamoplastia redutora (nos pacientes com excesso de pele).
Os principais problemas relacionados ao tratamento cirúrgico da ginecomastia são irregularidades na superfície da mama e alterações no formato ou na posição do mamilo. O edema pós-operatório dura cerca de 7 a 10 dias e o déficit de sensibilidade local em geral é transitório, durando no máximo um ano na maioria dos casos.
A cirurgia consiste em um corte pequeno em forma de semicírculo na parte inferior da aréola (mamilo). A cicatriz não é aparente e fica praticamente invisível com o tempo. O cirurgião retira a glândula de consistência dura e aumentada, que deverá ser examinada por um patologista. Nos casos de ginecomastia gordurosa, a cirurgia pode ser feita com lipoaspiração da gordura mamária. Nesse caso, o ‘caroço’ que se apalpa é pequeno e a correção pode ser feita através de um pequeno furo, por onde o profissional penetra a cânula.
A escolha de anestesia local ou geral é de preferência pessoal e depende em parte do tamanho da mama e da incisão. Em homens adultos mais velhos com grau I de ginecomastia, anestesia local é a mais fácil. Com grau II é mais difícil e anestesia geral é mais confortável.
A correção da ginecomastia grau I (localizada) é geralmente um procedimento cirúrgico simples. O grau II é mais difícil e apresenta uma série de problemas. Ondulações da pele torácica podem ocorrer após a cicatrização, podendo levar a depressão no centro ou nas periferias da lesão. A combinação entre cirurgia e lipoaspiração dá os melhores resultados.
A complicação cirúrgica mais comum é o hematoma. Pequenos hematomas são comuns após correção da ginecomastia grau II. Retração areolar pode ser evitada nos pacientes com grau I, mas é mais difícil evitar nos pacientes com grau II devido a natureza gordurosa do tecido encontrado. A sobra de pele é mais comum no paciente idoso que no jovem e pode ser corrigida secundariamente, já que muitos pacientes têm retração de pele satisfatória.
fonte:boasaude.uol.com.br
2007-02-22 00:42:29
·
answer #1
·
answered by Katte 6
·
1⤊
0⤋
num sei, mas se descobrir me mande um e-mail, isso é o meu maior complexo. não sei por que isso foi acontecer comigo. eu to quase cortando-os com a faca la de casa.
2007-02-22 00:23:14
·
answer #2
·
answered by UM CERTO ALGUÉM 4
·
1⤊
0⤋
A musculação só ajuda a aumentar. Se você estiver muito insatisfeito, procure um cirurgião plástico. Por acaso você não esta acima de seu peso?
2007-02-25 04:29:50
·
answer #3
·
answered by Denis 6
·
0⤊
0⤋
Talvez você precise fazer uma cirurgia. Procure um médico.
2007-02-24 07:34:17
·
answer #4
·
answered by Gil RJ 5
·
0⤊
0⤋
Procure um médico endocrinologista. Não é aconselhável a automedicação.
2007-02-23 04:29:34
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Isso é comum em jovens. ginecomastia é o desenvolvimento da mama alem do comum, possivelmente não é o seu caso. passa com a idade. não é necessário tomar medicamentos.
2007-02-22 06:10:02
·
answer #6
·
answered by Mystic 7
·
0⤊
0⤋
ginecomastia é só caso de cirurgia plastica....!
2007-02-22 01:01:54
·
answer #7
·
answered by rei 6
·
0⤊
1⤋
Facas afiadas resolvem o problema, mas caso isso pareça "bruto" ou estranho, fale com sua mae e peça um sutiã emprestado, eu ja ouvi falar de uma coisa que pode te ajudar, chama-se mais ou menos: sutiã push-up (puchap, lendo em portugues)
2007-02-22 12:28:24
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋