O mate é estimulante, por conter grande quantidade de cafeína, já li em algum lugar que esta lenda acerca do mesmo diminuir a líbido foi propagada por religiosos que pretendiam justamente que os membros de detrminada ordem deixassem de tomar o chá, considerado afrodisiaco.
Estudos detectaram a presença de muitas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D, e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio. Combate os radicais livres, auxilia na digestão e produz efeitos anti-reumático, diurético, estimulante e laxante.
O único prejuizo, segundo alguns estudos, da ingestão excessiva de chá (como o mate ou chá-preto) é que contêm substâncias que inibem a absorção de cálcio pelo organismo, sendo recomendado evitar a sua ingestão em grande quantidade junto com as refeições.
Sobre o poder estimulante do mate é interessante conhecer a sua lenda, uma vez que a planta [Ilex paraguariensis ou Ilex curitibensis] é nativa do sul de nosso país, Norte da Argentina, Uruguai e Paraguai, tendo sido introduzida em nossa dieta por influência dos índios guaranis [mate vem do quechua "matí", que significa cuia, através do espanhol mate]:
"Conta a lenda da Erva–Mate que um velho guerreiro guarani vivia triste em sua cabana pois já não podia mais sair para as guerras, nem mesmo para caçar e pescar, vivendo só com sua linda filha yari, que o tratava com muito carinho, conservando-se solteira para melhor dedicar-se ao pai.
Um dia, Yari e seu pai receberam a visita de um viajante que pernoitou na cabana recebendo seus melhores tratos. A jovem cantou para que o visitante adormecesse e tivesse um sono tranqüilo, entoando um canto suave e triste.
Ao amanhecer, o viajante confessando ser enviado de Tupã, quis retribuir-lhes a hospitalidade dizendo que atenderia a qualquer desejo, mesmo o mais remoto. O velho guerreiro, sabendo que sua jovem filha não se casara para não abandoná-lo, pediu que lhe fosse devolvidas as forças, para que yari se tornasse livre.
O mensageiro de Tupã entregou ao velho um galho de árvore de Caá, ensinando-lhe a preparar uma infusão que lhe devolveria todo o vigor. Transformou ainda Yari, em deusa dos ervais e protetora da raça Guarani, sendo chamada de Caá-Yari, a deusa da erva-mate. E assim, a erva foi usada por todos os guerreiros da tribo, tornando-os mais fortes e valentes."
2007-02-21 16:24:11
·
answer #1
·
answered by DéAlves 3
·
0⤊
0⤋
Claro que não. Não tem nada a ver com libido. É só um chá, que nem chá preto, com muita cafeína. É estimulante e diurético!
2007-02-21 17:54:07
·
answer #2
·
answered by Patricia 7
·
1⤊
0⤋
Unico mal do mate..e q ele contem cafeina.....
e cafeina d+ pode te fazer mal, ou no minino te deixar viciado :P
2007-02-21 14:45:31
·
answer #3
·
answered by HoFF 2
·
1⤊
0⤋
Sou um apreciador de Mate gelado com limão,quando ele era produzido pela Leão Jr,era magnifico,depois que a tal da Coca Cola colocou a mão,passou a não prestar,o gosto é de corante de caramelo puro,ou sei lá o que,horrível !!!!
2014-12-16 12:43:21
·
answer #4
·
answered by Alexander 1
·
0⤊
0⤋
Não + vc tá fazendo propaganda para eles....rs e tudo em muita quantidade não é bom para a saúde.....vc terá outros problemas.....seja moderada em tudo bom noite e um bom mate de outra marca......rs abraços celso
2007-02-21 14:35:17
·
answer #5
·
answered by uma questão de injustiça 3
·
0⤊
0⤋
nunca ouvi falar q tire a libido... só q, se vc toma mto forte, pode "curtir" o estômago por dentro....
2007-02-21 14:24:02
·
answer #6
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋