Óleos: aprenda a selecionar as gorduras que fazem bem
Há muito a banha de porco usada pelos mais antigos para cozinhar foi substituída por uma série de opções de óleos vegetais, entre eles os de canola, milho, soja e girassol, que estão nas prateleiras para conquistar o consumidor exigente quanto à saúde. Mas como identificar o mais saudável entre tantas opções?
"Na hora de comprar, o consumidor deve verificar nos rótulos qual óleo tem maior quantidade de gorduras boas para a saúde", explicou a nutricionista Giovana Guerra. Essas gorduras são chamadas de insaturadas, e se dividem basicamente em poliinsaturadas e monoinsaturadas. "Elas são metabolizadas pelo organismo e se transformam em ácidos graxos essenciais, que atuam no controle do colesterol e na fabricação de hormônios, por exemplo", explicou o nutrólogo Marcos André Malta Dantas.
Já as gorduras que fazem mal para a saúde são chamadas de saturadas. Elas estão presentes em todos os alimentos, porém em maior quantidade nos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios. Quando consumida em excesso, essa gordura causa doenças do coração."O óleo ideal é aquele que tem pouca gordura saturada e alto teor de monoinsaturadas", explicou Giovana.
Frituras. Alguns especialistas afirmam que as propriedades benéficas dos óleos se perdem quando ele é esquentado até altas temperaturas. "Em cozimentos rápidos é possível manter as gorduras boas. O problema está nas frituras", explicou Giovana.
Isso porque a temperatura alta transforma as gorduras insaturadas em saturadas, o que acontece do azeite mais caro ao óleo mais barato.
O reaproveitamento de óleos para frituras é condenado. "Quando o óleo começa a queimar e atinge o chamado de ponto de fumaça, ele produz uma substância chamada de acroleína, que é cancerígena", disse a mestre em Ciência de Alimentos Kelly Amichi.
Soja. Segundo ela, o óleo de soja é o que demora mais a atingir esse ponto, por isso é tão usado nas frituras. Já a manteiga tem o ponto de fumaça mais baixo e não deve ser usada para fritar alimentos.
Mas há controvérsias. O engenheiro de alimentos Marco Antonio Coelho afirma que, para o óleo fazer mal, ele precisa ser elevado a temperaturas bem mais altas que a média de 180° usados nas frituras. "Quando o óleo chega ao ponto de fazer mal, o gosto dele fica insuportável", disse.
Azeite: campeão em saúde
Entre os óleos vegetais, podemos incluir os azeites de oliva. Juntamente com o abacate, eles são os campeões em índices de gordura monoinsaturada, a melhor para a saúde. Segundo a nutricionista Giovana Guerra, em 100 ml de azeite podemos ter até 79g de gorduras monoinsaturadas, enquanto que no óleo de milho, por exemplo, o índice é de 29g. O azeite também é rico em polifenóis, que são anti-oxidantes e reduzem a formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do organismo. Essa substância também está presente na uva e nos vinhos.
Compare
A reportagem comparou rótulos de quatro tipos de óleo de uma mesma marca. Veja aqueles que contêm maior índice de gorduras boas (poli e monoinsaturadas) e ruins (saturadas) para a saúde, de acordo com o fabricante. Os valores são referentes à quantidade de uma colher de sopa de óleo
CANOLA
Gorduras saturadas - 1,0 g
Gorduras poliinsaturadas - 3,7 g
Gorduras monoinsaturadas - 7,3
Ômega 3 - 1,0 g
MILHO
Gorduras saturadas - 1,8 g
Gorduras poliinsaturadas - 5,9 g
Gorduras monoinsaturadas - 4,3 g
Ômega 6 - 5,7 g
GIRASSOL
Gorduras saturadas - 1,4 g
Gorduras poliinsaturadas - 7,6 g
Gorduras monoinsaturadas - 3 g
Vitamina E - 4,8 g
SOJA
Gorduras saturadas - 2 g
Gorduras poliinsaturadas - 7,1 g
Gorduras monoinsaturadas - 2,9 g
Vitamina E - 1,7 g
-------------------------------
beijinhos
2007-02-21 23:57:23
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
1⤊
6⤋
Para quem está realmente bem informado é claro e evidente Que você só pode usar 03 produtos para frituras que além de serem saldáveis são extremamente benéficos para a saúde ( oleo de coco banha de porco e manteiga da terra ) esta é conclusão dos mais recentes estudos das maiores e mais conceituadas universidades do mundo .
2015-05-10 11:01:44
·
answer #2
·
answered by cristovam 1
·
6⤊
0⤋
O óleo vegetal é um veneno. A banha de porco é mais saudável!
Comentários
Houve um tempo em que a humanidade só consumia gordura animal. Foi no inicio do século XX que se iniciou o consumo do óleo vegetal ao ponto de sua quase total substituição a gordura vegetal. Propagou-se por muito tempo que o óleo vegetal era mais saudável e alem da soja tantos outros foram apresentados como alternativas melhores para o uso alimentício dos óleos. Esse mito começa a cair e em Búzios temos um médico, o Dr. Romualdo Lima, o Doc, que nos explica: “Até 1911 não havia nenhum registro de infarto do miocárdio nos Estados Unidos, foi justamente nesse ano que se introduziu o óleo vegetal no mercado, o Dr. Paul White fez um estudo que constatou que em 1930 foram registrados 300 casos de infarto e em 1960 já eram 30,000 casos. Existem inúmeros produtos no mercado que afirmam ser ‘saudável’, mas a verdade por trás de cada produto é revelada lentamente, ao longo do tempo, quando estes produtos começam a afetar a sua saúde, e as revelações são feitas quanto à salubridade real de um determinado produto.
O caso é semelhante com óleo vegetal hidrogenado, que pode ser considerado um verdadeiro veneno ao organismo humano”. Doc, ainda explicou que na década de 80 começou a se divulgar amplamente o mal causado pelos óleos vegetais, em especial os de milho, girassol e soja. Entre os males causados por eles estão inclusive o câncer. Nesse embate entre indústria e medicina a indústria aparentemente saiu ganhando e através das armas de propaganda conseguiu propagar a superioridade do, até então desconhecido, “óleo de canola”. “Na verdade o óleo de canola é uma grande fraude. Se fez acreditar que esse óleo era o mais saudável e melhor no preparo de saladas e outros alimentos. Mas a verdade é que não existe uma planta chamada canola. O chamado ‘Óleo de Canola’ foi desenvolvido geneticamente pela hibridação da Colza. O óleo dessa planta é tóxico. O óleo de canola é uma substância venenosa, um óleo industrial que não pertence ao corpo”, alertou.
No Brasil uma informação preocupante acompanha o óleo de canola, ele está presente até mesmo em formulações infantis como o NAN e, segundo índices do Ministério da Saúde, virou sinônimo de saúde para nove em cada 10 profissionais da área. Em contraste a esses óleos nocivos a saúde Doc nos falou sobre o óleo de coco, e até mesmo da banha de porco, como uma alternativa muito mais saudável que esses óleos e cita os estudos de diversos cientistas sobre o assunto: ¹ “O óleo de coco extra virgem auxilia no balanceamento das taxas de colesterol do sangue por manter ou aumentar o índice do bom colesterol (HDL), contribuindo para a prevenção e o tratamento de doenças cerebrais e cardiovasculares” e acrescenta o básico para iniciar uma revolução na saúde integral de cada um: “ Frutas (de preferência orgânicas), peixes, ovo, leites de coco, amêndoa, óleo de coco, muita água, verduras e vegetais”.
Onde achar óleo de coco
Quem quiser experimentar as qualidades impares do óleo de coco, o único que não faz mal a saúde, três estabelecimentos de renome oferecem o produto. Pode encontrar no
Feel Good: Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 3600, Geribá
Golden Market: Avenida José Bento Ribeiro Dantas, anexo ao Porto da Barra, Manguinhos.
Restaurante Boom: Rua Manoel Turíbio de Farias Rua Manoel Turíbio de Farias, 110
2014-09-05 06:46:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
TODO ALIMENTO MODIFICADO DA NATUREZA, SE TORNA INCOMPATÍVEL COM O CORPO HUMANO ! DAÍ, EM VEZ DE NUTRIENTES SE TORNAM VENENOS, RESULTANDO EM DOENÇAS DE TODO TIPO.
2016-04-14 12:05:25
·
answer #4
·
answered by JOSE MELLO 1
·
1⤊
0⤋
A banha é mais saudável, o óleo contem alguns ingredientes que pode trancar as veias e dar ataque cardíaco, e a banha do porco faz bem a saúde
2015-09-29 15:45:51
·
answer #5
·
answered by Julio Cesar 2
·
1⤊
0⤋
Banha de porco e muito mais saudável porem consumida em baixa quantidade ao contrario de todo óleo vegetal indiferente da origem 9 soja , amendoim, canola, ou girassol todos acabam com suas propriedades saudades ao ponto que a industria tem que hidrogenar o produto para que eles durem nas prateleiras dos supermercados.
Go Banha !!!
2015-08-16 06:12:54
·
answer #6
·
answered by Leandro 1
·
1⤊
0⤋
em 1925 houve o primeiro caso de infarto que se tem registro em 1960 já eram centenas de milhares e assim por diante, o interessante dessa história é que em 1911 foi o inicio da produção industrial dos óleos vegetais hidrogenados... antes não havia infartos.... a natureza é perfeita, pense no que as pessoas fazem por dinheiro.
2016-04-19 15:47:39
·
answer #7
·
answered by UiRuSoN 1
·
0⤊
0⤋
Essa controversa é antiga
2015-11-17 08:31:46
·
answer #8
·
answered by Roberto 1
·
0⤊
0⤋
Banha de origem vegetal, DéAlves?? kkkkkkkkkkkkkk
2015-05-29 07:28:41
·
answer #9
·
answered by hlrr1979 2
·
0⤊
0⤋
Encha a barriga.
2015-05-07 02:41:08
·
answer #10
·
answered by Elb 1
·
0⤊
0⤋
O Excesso! De um ou de outro.Ademais os efeitos desse ou daquele alimento se altera em função de diversas variantes.Onde foi produzido,como foi ´produzido,quando foi produzido.Isso influi nas propriedades dos alimentos,fazendo variar a quantidade e a qualidade dos nutrientes.O uso que se dá a esses alimentos também varia.A quantidade,frequencia,interação com outros alimentos e características pessoais genéticas ou desenvolvidas.Enfim, o equilíbrio faz toda a diferença.Os maus hábitos da alimentação moderna fazem mais mal do que qualquer alimento.A princípio,evitar alimentos processados e industrializados dentro do possível,ajuda,ms sem neura.Não adianta se preocupar só com a parte fisiológica.Comer vai além além da alimentação, é prazer de corpo e até alma,de acordo com as circunstancias.
2015-03-14 13:40:45
·
answer #11
·
answered by MAURO 2
·
0⤊
0⤋