o sagu é um subproduto do amido da mandioca.
--------------------------------
sagu - produto amiláceo extraído de várias espécies de palmeiras (Metroxylon app.). Quando preparado, a partir de outros amidos ou féculas, terá forma granulada e será designado pela palavra "sagu" seguido do nome do vegetal de origem, nos mesmos caracteres e tamanho da palavra "sagu";
----------------------------------
o sagu verdadeiro, feito com uma substância extraída de uma espécie de palmeira, é raro no Brasil. Aqui, o ingrediente é preparado com mandioca, como nesta receita.
Sagu de vinho com creme inglês
Calorias (por porção): 423,9
Carboidratos: 45,1 g
Lipídeos: 20,8 g
Proteínas: 5,6 g
Ingredientes (para seis porções)
Para o sagu: 1 e 1/2 xícara de vinho tinto seco; 1 e 1/2 xícara de água; 65 g de sagu de mandioca; 3/4 de xícara de açúcar; 1 pau de canela pequeno e 1 cravo-da-índia.
Para o creme inglês: 6 gemas, 1/2 xícara de açúcar, 250 ml de leite, 250 ml de creme de leite fresco e 2 colheres (chá) de baunilha.
Como fazer
O sagu: numa tigela, coloque o vinho, a água e o sagu, deixando de molho por uma hora. Coloque a mistura em uma panela, junte o açúcar, a canela e o cravo e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o sagu ficar translúcido (cerca de 20 minutos). Depois de morno, distribua o sagu em taças. Quando esfriar, cubra as taças com filme plástico e ponha-as na geladeira.
O creme inglês: coloque o leite e o creme numa panela e leve ao fogo baixo até quase ferver. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar. Junte metade da mistura de leite às gemas, batendo sem parar. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente-a ao leite restante na panela. Em fogo baixo, mexa sem parar até engrossar, sem deixar ferver. Junte a baunilha, apague o fogo, espere esfriar e coloque na geladeira.
Montagem: cubra o sagu com o creme inglês e sirva gelado.
------------------------------
Sagu de Maçã
6 maçãs grandes e maduras; casca de 1 laranja; 8 copos de água; 6 colheres (sopa) de açúcar; 1 1/2 de sagu de mandioca; leite de coco adoçado para acompanhar.
Lave a laranja e então corte a casca. Descasque as maçãs, retire o miolo central, as sementes, os cabinhos e leve-as para cozinhar com a água, a açúcar e a casca da laranja por 10 minutos. Apague o fogo, retire a casca de laranja, bata tudo no liqüidificador e passe por uma peneira. Espere que o caldo esfrie. Então, passe para uma caçarola, junte o sagu e cozinhe por em fogo brando, mexendo de vez em quando, até o sagu ficar cozido (transparente). Retire do fogo, passe para taças individuais. Sirva frio, regado com leite de coco levemente adoçado.
---------------------------------
Salada de frutas com sagu
Ingredientes:
1 xícara (chá) de sagu
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (chá) de canela em pó
2 cachos pequenos de uva itália
grande picada maçã
pequena picada manga
2 kiwis pequenos picados
1 xícara (chá) de suco de laranja
Modo de Preparo:
Lave o sagu, coloque em uma panela de pressão com o leite e adicione 1 1/2 xícara (chá) de água e a canela. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 12 minutos, ou até o sagu ficar macio. Escorra e deixe esfriar. Corte as uvas ao meio. Coloque-as, juntamente com as outras frutas, em uma tigela, junte o sagu e o suco de laranja e misture bem. Distribua a salada de frutas em taças e sirva gelada. Saudável, nutritiva e muito saborosa, esta salada de frutas é rica em vitamina C, excelente antioxidante.
--------------------------------------
beijinhos
2007-02-13 03:38:13
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
1⤊
0⤋
O amido de mandioca aquecido transforma-se numa goma que, depois de passar por um processo de secagem toma forma irregular ou granulada. A irregular é chamada de tapioca. A granulada é conhecida como sagu que, além de dar um bom mingau com leite, transforma-se em saborosas sobremesas, quando misturado ao vinho ou suco de frutas.
2007-02-12 18:58:10
·
answer #2
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
2⤊
0⤋
Sagu é uma designação comum a diversas palmeiras, em especial as do gênero Metroxylon, de cujo estipe se extrai uma fécula comestível, que constitui alimento básico para milhões de habitantes do Extremo Oriente.
O sagu, um conhecido alimento - poderosa fonde de hidratos de carbono e proteínas -, é uma das maiores riquezas naturais conhecidas pela humanidade. Este precioso e ambicionado produto pode ser extraído de duas fontes naturais: o Sagu Mineral e o Sagu Plantação.
Sagu Mineral:
O único lugar no planeta Terra em que acontece a extração do Sagu Mineral é o Mar Cáspio, uma vez que o sagu do Mar Morto é altamente tóxico, devido à sua altíssima osmolaridade.
A exploração do sagu na região do Mar Cáspio é realizada conjuntamente com a pesca do esturjão, cujas ovas serão transformada numa fina iguaria (não tão fina quanto o delicado Sagu ao Vinho): o caviar... que foi inventado para substituir o sagu quando este estava em falta ou, ainda, quando o preço do sagu estava muito alto.
Sagu Plantação:
O sagu vegetal é extraído da planta Sagus sanguis formiguieris.
A planta do sagu pode se propagar de diversas maneiras, sendo a mais freqüênte a propagação pelo mar na forma aquática, que, devido a fatores ainda inexplicados, produz sagu inpróprio para o consumo humano. O único animal capaz de se alimentar da forma aquática da Sagus sanguis formiguieris, é o camarão cinzento anão (Camaronis pulex), que habita o Mar do Caribe. As formas aquáticas sofrem esporulação e propaga-se em terrenos secos na forma de rizomas.
A Sagus sanguis formiguieris terrestre econômicamente viável cresce em regiões com apenas uma estação chuvosa.
A reprodução desta intrigante forma de vida vegetal é muito difícil, pois os fatores bioquímicos de reprodução e de crescimento estão em nanoconcentrações. Por isso, as terras onde o sagu cresce naturalmente são altamente valorizadas... isto explica porque os Coronéis do Nordeste Brasileiro são tão ricos. O Nordeste do Brasil é um dos maiores produtores de sagu do mundo, perdendo apenas para os países do Oriente Médio.
Depois de delimitada a área de abrangência da plantação, o desenvolvimento das plantas deve ser minuciosamente monitorado para evitar que a produção seja arruinada por pragas como o gafanhoto anão cinzento (Gaphanhas pulex brasiliensis). O sagu colhido antes da estação chuvosa é o sagu fresco, e o sagu colhido depois é o sagu maduro.
2007-02-12 18:36:45
·
answer #3
·
answered by Perfil Desativado 7
·
2⤊
0⤋