Na linguagem vulgar, legume significa o mesmo que hortaliça, ainda que originalmente assumisse dois significados mais específicos, em botânica:
O nome de um tipo de fruto característico das plantas leguminosas, também conhecido por vagem.
O nome comum para as espécies da família Fabaceae.
Segundo o primeiro significado, Legume é um fruto seco simples, que se desenvolve de um único carpelo e usualmente deiscente pela abertura da sutura da folha carpelar e da nervura oposta. Um nome comum para este tipo de fruto é uma cápsula, embora este termo seja aplicado principalmente aos frutos secos provenientes de vários carpelos. Plantas bem-conhecidas que têm legumes ou vagens incluem a alfafa, os trevos, as ervilhas, os feijões, e os amendoins. O amendoim é um caso especial, pois o seu fruto, que se desenvolve subterraneamente, é indeiscente, isto é, não abre espontaneamente para libertar as sementes.
Os legumes, no sentido de leguminosas, são notáveis pela sua habilidade para a fixação de nitrogénio atmosférico, uma realização atribuível ao relacionamento simbiótico das plantas com uma bactéria do género Rhizobium encontrada em nódulos nas suas raizes. A habilidade para formar esta simbiose reduz os custos de fertilizantes para os fazendeiros que cultivam legumes, e tem ainda a vantagem dos legumes poderem ser usados em rotação de colheita, para reabastecer o solo que foi esgotado de nitrogénio. A semente e as folhas dos legumes têm proteínas em índice comparativamente mais elevado que muitas outras plantas, provavelmente devido ao nitrogénio adicional que os legumes recebem com a simbiose.
O seu elevado índice de proteínas torna-os desejáveis na agricultura e na nutrição: os legumes cultivados caem em duas classes, forragem e grão. Forragem são legumes como alfafa, trevo e ervilhaca, que são semeados no pasto para a alimentação por animais domésticos. Os legumes de grão são cultivados para a produção de sementes que são usadas para o consumo humano e animal, ou para a produção dos óleos para usos industriais. Os legumes de grão incluem feijões, lentilhas, tremoços, ervilhas, amendoins e soja.
2007-02-02 05:30:03
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Legumes são um tipo de comida que temos q comer para nos termos forças para fazer o q pretendemos.
2007-02-06 04:09:08
·
answer #2
·
answered by Dany 2
·
0⤊
0⤋
O mesmo que vajem,(fruto) de uma forma geral, o mesmo que hortaliça; semente dsa vajens. Usa-se com mais frequenciano pluralLegumes (do latim legumen)
2007-02-05 06:41:32
·
answer #3
·
answered by galiano 4
·
0⤊
0⤋
São alimentos vegetais ricos em vitaminas, potássio e minerais. Numa dieta equilibrada devem ser utilizadas de 3 a 5 porções ao dia. Alguns legumes: Abóbora, agrião, Aipo, Alface, Aspargos, Beterraba, batata, brócolis, Couve flor, Cenoura, Cecola, Chuchú, ervilha, vagem. Algumas plantas que chamamos de legumes, são na realidade frutas. Ex. Beringela, Tomate e Pepino.
2007-02-03 07:42:03
·
answer #4
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
Hortaliças = verduras + legumes
Verduras = alface, almeirão, couve, agrião, repolho (folhas)
Legumes = tomate, cenoura, nabo, beterraba, abóbora (frutos ou raizes)
2007-02-02 10:22:47
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
le.gu.me
s. m. 1. Fruto seco monocarpelar, de deiscência mista, característico das leguminosas. 2. Vagem. 3. Planta ou parte da planta que serve para a alimentação humana; hortaliça, verdura. 4. Qualquer cereal.
2007-02-02 05:37:47
·
answer #6
·
answered by Rocha 5
·
0⤊
1⤋
Comida.
rsrsrs
2007-02-02 05:35:13
·
answer #7
·
answered by Juninha. 7
·
0⤊
1⤋