Não sei como se faz para descascar o gergelim. Suponho que seja como os povos antigos faziam com arroz, cevada, aveia: batendo no pilão. Mas só suponho.
Para fazer tahine e gersal: comece tostando o gergelim. Eu tosto numa frigideira, fogo baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, até que a cor e o cheiro mudam e as sementinhas estalam entre os dentes. Uso gergelim branco com casca, acho mais gostoso. Você pode usar também o preto (cuidado para não queimar! Como é preto, não vemos a mudança da cor!) ou o descascado (que se queima muito rápido, também é preciso cuidado e fogo ainda mais baixo.) Não gosto de usar o forno porque é facílimo de queimar, e o gergelim queimado tem um gosto amargo, muito ruim.
Para fazer o gersal, você coloca um pouco de gergelim tostado com um tico de sal num almofariz ou pilão e soca; ou põe em pequena quantidade no liquidificador (o suficiente para cobrir as pás), tampa e bate. Bata aos poucos, porque agarra e é preciso soltar a paçoca para não queimar o aparelho. Gosto de usar pouquíssimo sal. Veja como prefere.
Para fazer tahine: você pode ficar um longo tempo pilando no pilão ou almofariz ou então bater por mais tempo no liquidificador. Se usar o liquidificador, cuidado para não queimar o motor. É preciso sempre bater pequena quantidade de cada vez; bata um pouco; vai agarrar; desligue, mexa com o cabo da colher, bata mais um pouco, desligue, mexa, e repita isso até virar um creme. Retire o creme do liquidificador, coloque mais um pouco de gergelim e repita tudo. Dá tanto trabalho que desisti e hoje compro (quando compro) o tahine já pronto.
2007-02-02 05:27:47
·
answer #1
·
answered by Kelvin 2
·
0⤊
0⤋