A relação é lógica:
Bêbado, que vem do latim ebrius é a negação do termo Sóbrio (latim: sobrius).
Logo, quando você ingere bebida alcoólica e não está sóbria, está necessariamente bêbada.
Lembrando que existem vários "graus de bêbado", mas, todos eles, ainda sim são "bêbado".
Os DANOS, ao corpo são degeneração do fígado a longo prazo, causando cirrose. A curto prazo, perda de coordenação motora, liberação da libido (cerotonina), desinibição (adrenalina), bafo-de-onça, chatice aguda, e em alguns casos pode até causar gravidez e contração de doenças venéreas.
2007-01-28 17:49:39
·
answer #1
·
answered by cappapleta 1
·
0⤊
0⤋
Bebidas alcoólicas
A idéia que se faz do álcool como produto estimulante é falsa, não passa de mito. Na verdade, a sensação estimulante provocada pelo álcool, nada mais é de que a diminuição da inibição. De fato, o álcool é depressivo e a sua ação pode induzir ao sono.
A ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas como por exemplo conduzir um veículo.
Conduzir veículo é tarefa que requer habilidade e prudência, todavia, estes requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica. Grande parte dos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil é conseqüência direta da embriaguez ao volante, isso porque muitas pessoas ainda acreditam no falso poder estimulante do álcool.
Todo condutor de veículos em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua segurança e a dos usuários da via.
Como o álcool é absorvido pelo organismo
Uma parcela do álcool introduzida no organismo é absorvida pela mucosa da boca. A grande maioria, porém, é absorvida pelo estômago e intestino delgado, e daí vai para a circulação sangüínea. Aproximadamente 90% do álcool é absorvido em 1 (uma) hora.
O processo de absorção do álcool é relativamente rápido (90% em uma hora). Porém o mesmo não ocorre com a eliminação, que demora de 6 (seis) a 8 (oito) horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%).
Verdades e mentiras sobre a bebida
"Vou tomar café forte" - Apesar de estimulante, o café de nada altera o estado de embriaguez.
"Vou tomar banho frio" - Água fria apenas dá a sensação de "acordar" no instante da ducha. Os efeitos do álcool, porém, permanecem inalterados.
"Vou tomar vento" - Os efeitos do álcool não se dissipam com um "ventinho". Só o passar do tempo elimina o álcool do organismo.
"Vou comer antes de beber" - Os efeitos do álcool variam de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa: o álcool sempre produzirá alterações em sua percepção, ainda que você esteja muito bem alimentado.
"Vou tomar um remédio" - A ciência não conseguiu produzir qualquer droga que elimine os efeitos do álcool. Nenhum comprimido, nenhuma receita milagrosa.
"Vou beber porque conheço o meu limite" - Ninguém está tão acostumado a beber a ponto de ficar livre dos efeitos do álcool. É difícil saber exatamente a hora de parar. Até porque a primeira função a ser comprometida pela bebida é a capacidade crítica.
"Vou beber esse tipo de bebida porque é mais fraca." - Não existem bebidas fracas. O que determina o estado de alcoolemia é a quantidade de álcool ingerido. Ingerir 340ml de uísque ou cachaça não faz muita diferença. O certo é que, quem bebe, diminui os reflexos e não pode, de maneira alguma, dirigir.
O único remédio é o tempo: As medidas citadas anteriormente apenas produzem bêbados despertos, mas tão bêbados quanto antes.
O álcool produz efeitos de maneiras diferentes
É comum ouvir dizer que é a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Essa afirmação todavia é falsa, pois as vezes o indivíduo ingere uma pequena dose cujo efeito é idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica. Logo, em quantidades determinadas, o indivíduo é afetado de formas diferentes em diversas oportunidades.
Independente de algumas pessoas se tornarem mais irritadas ou alegres, em geral, quando bebem ninguém pode prever com precisão seus comportamentos.
2007-01-29 01:07:44
·
answer #2
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
1⤊
0⤋
pq nós bebemos, BEBer BEBado, os seguintes danos são causados por beber:
Para a vida
*Perda de neurônios, e consequentemente inteligência
*enfraquecimento do fígado
Durante o Porre
*Perdade timidez
*Tontura
*Perda de visão
2007-01-29 01:58:22
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não somos chamados de bêbados somente por isso...
Mas se realmente deixarmos a bebida nos pegar...
Eu acho a bebida, saudável, se tomada conscientemente e sem exageros....
Tomar socialmente não provoca dano algum.
Abraço!!!
2007-01-29 01:16:42
·
answer #4
·
answered by ★SILVER★★★★ 7
·
0⤊
0⤋