Oi Line
A melhor comida mineira é o pão de queijo!
Mas como legítima goiana que sou vou puxar
a brasa para minha sardinha uma vez que
pão de queijo apesar de ser um alimento, não
dá para se comer numa refeição como almoço
e jantar.... já um "Arroz com Pequi" hummmmm
Como é um fruto do Cerrado é muito consumido
em Goiás, por falar nisso, hoje comi no almoço...
O pequi, Caryocar brasiliense, da família Caryocaceae, é um fruto nativo do cerrado brasileiro, consumido largamente por todo o estado de Goiás. Na língua indígena significa "casca espinhenta". O fruto do pequizeiro, árvore frondosa de cerrado e cerradão, é produzido entre outubro e fevereiro, época de safra. De cor verde, quando maduro, possui em seu interior um caroço revestido por uma polpa macia e amarela, a parte comestível. Comestível também é a sua castanha torrada, que para ser retirada é necessário quebrar o caroço.
A polpa (mesocarpo) do pequi, de coloração amarela forte, tem seu paladar bastante característico, é forte e costuma agradar de maneira intensa ou desagradar sobremaneira, não há meio termo. Consome-se cozido, puro ou misturado com arroz, frango etc. Da polpa também pode ser extraído um óleo, o azeite de pequi, usado para condimento e na fabricação de licores.
Para se comer o pequi, é necessário extremo cuidado. No caroço, por debaixo da polpa, há inúmeros e minúsculos espinhos que podem causar sérios ferimentos à língua e lábios. Portanto não se deve morder o pequi, mas sim roê-lo. Esta especificidade afasta a tentativa de degustação de pessoas que desconhecem a maneira adequada de comê-lo, perdendo, deste modo, a oportunidade de experimentar um sabor peculiar e característico. Entretanto, a arte de roer a polpa macia e saborosa do pequi é algo que se aprende com facilidade.
O ideal é consumí-lo "in natura", durante os meses de safra. Mas existe a condição de se guardar o pequi congelado ou em salmoura. Deve-se ter cuidado com as conservas em salmoura, pois é comum a fermentação, o que pode causar algumas intoxicações.
OBSERVAÇÕES:
Para estas receitas, não utilize panela de ferro, pois a fruta fica preta. Cuidado! Se você morder o caroço, ficará com a boca cheia de espinhos. O jeito certo de comer o pequi é roendo.
Arroz com Pequi
.
INGREDIENTES:
1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco
1/2 litro de pequi lavado
2 dentes de alho espremidos
1 cebola grande picada
2 xícaras de chá de arroz
4 xícaras de chá de água quente
Sal a gosto
Pimenta-de-cheiro ou Malagueta a gosto
Salsinha, cebolinha picada a gosto
MODO DE PREPARO:
Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço). Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro ou malagueta a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.
Frango com Pequi
INGREDIENTES:
1 frango caipira cortado em pedaços
1 colher de café de açafrão
1 dente de alho
1 dúzia e 1/2 de pequis sem casca
1 cebola média em rodelas
Coentro picado
Sal
Acompanhamento:
6 espigas de milho debulhadas
1 cebola média em rodelas
Coentro picado
Pimenta calabresa a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO:
Tempere os pedaços do frango com sal e pimenta-do-reino, horas antes de iniciar a receita. Deixe na geladeira até pegar gosto. Numa panela grande, coloque um pouco de óleo, um dente de alho amassado e o açafrão. Dissolva-os. Acrescente os pedados do frango. Mexa até dourar.
Em outra panela, refogue o milho. Despeje um pouco de água quente e abafe. Coloque sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto. Por último, a cebola em rodelas e o coentro picado. Desligue a panela do milho.
Quando o frango estiver dourado, coloque os pequis. Não mexa muito para que os frutos não endureçam. Depois, cubra o frango com água quente para que termine o cozimento. Quando a água secar, despeje a cebola em rodelas e o coentro picado.
2007-01-25 14:31:44
·
answer #1
·
answered by Cicinha 4
·
0⤊
0⤋