Leitão ao vinho
Saiba como preparar o leitão ao vinho, uma receita saborosa que vem do sertão do Ceará.
INGREDIENTES:
1 leitão de sete quilos
1 colher de pasta de alho
2 tabletes de bacon
1 colher de pimenta do reino em pó
3 colheres de tempero completo sólido
½ de colorifico
1 colher de açúcar
1 garrafa de vinho branco seco
MODO DE PREPARO:
O primeiro passo é preparar o leitão para receber o tempero. Corte a peça a partir do lombo. Depois, as costelas e os pernis. E reserve. Junte todos os ingredientes em uma panela, começando pelo vinho. Acenda o fogo e deixa ferver. Em seguida, jogue sobre o leitão.
Para o tempero incorporar bem à carne, a dica é deixar o leitão durante dois dias na geladeira para marenar. Depois de todo esse tempo, asse o leitão. Esse é momento em que se desvenda um dos segredos da receita. No lugar do papel alumínio ou do plástico especial para churrasco,use a palha da bananeira para envolver toda a peça. É mais natural e permitirá que o leitão asse por inteiro.
O processo é simples. Arrume as palhas na própria grelha. Coloque o leitão e depois cubra com o restante da palha. É só fechar bem e levar para a churrasqueira, onde fica durante uma hora e meia.
Essa receita serve 20 pessoas e pode ser acompanhada pelo o baião de dois.
------------------------------------
Leitão à Pururuca
Ingredientes
Para o tempero do leitão
- 1 kg de sal
- 170 g de alho amassado
- 1 colher (sopa) de orégano desidratado
- 1 colher (sopa) de pimenta calabresa
- 1 colher (chá) de pimenta malagueta curtida na cachaça
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
- 1 colher (chá) de açafrão
- 1 colher (sopa) de louro
- 1 colher (sobremesa) de cominho em pó
- 1 colher (sobremesa) de hortelã seca
- ½ colher (chá) de noz-moscada moída
Para o leitão à pururuca
- 1 leitão limpo (com +/- 12 kg) dividido em 2 bandas - 12 colheres (sopa) de tempero pronto (OBS: para cada kg de leitão coloque 1 colher de sopa) - 1 copo (tipo americano) de suco de limão - 1 copo (tipo americano) de cachaça com manjericão (batida no liquidificador) - 1 copo (tipo americano) de vinho branco seco (de boa qualidade) - 2 colheres (sopa) de ervas de provance (ou ervas picadas de sua preferência) - 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo OBS: não utilize cebola ou cheiro verde pois estes ingredientes podem amargar a carne de porco
Modo de preparo
Preparo do tempero
Numa tigela misture sal, alho amassado, orégano desidratado, pimenta calabresa, pimenta malagueta curtida na cachaça, pimenta síria, pimenta-do-reino moída, açafrão, louro, cominho em pó, hortelã seca e noz-moscada moída. Reserve.
Preparo do leitão
Com o auxílio de uma faca afiada, fure a carne de 1 leitão limpo (com +/- 12 kg) dividido em 2 bandas. OBS: Não fure a pele do leitão, somente fure a carne. Reserve.
Num saco de plástico grande (ou recipiente grande) coloque o leitão e tempere com 12 colheres (sopa) de tempero pronto (OBS: para cada kg de leitão coloque 1 colher de sopa), 1 copo (tipo americano) de suco de limão, 1 copo (tipo americano) de cachaça com manjericão (batida no liquidificador), 1 copo (tipo americano) de vinho branco seco (de boa qualidade), 2 colheres (sopa) de ervas de provance (ou ervas picadas de sua preferência) e 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Misture tudo muito bem e guarde na geladeira por 7 dias.
Retire o leitão da geladeira e despreze a marinada. Lave o leitão para retirar o excesso dos temperos. Coloque o leitão com a parte da costela virada direto na grelha da churrasqueira (com abafador) ou em forno a gás (sobre uma grelha dentro de uma assadeira) e asse a 150º C por 6 a 7 horas. OBS: Não coloque o leitão direto na assadeira, pois a pele queima.
Depois de assado, pururuque o leitão que pode ser feito de 3 maneiras:
1 - Jogar óleo ou azeite fervente (+/-220ºC) sobre a pele do leitão (ainda quente) depois de bem assado.
2 - Outra maneira é assar o leitão na brasa sobre uma grelha, em fogo lento e depois de pronto e ainda quente tostar o couro bem próximo das brasas, com cuidado para não queimar.
3 - Depois de assado e ainda quente utilizar um "pururucador" e pururuca o couro do leitão.
-----------------------------------
beijinhos
2007-01-26 00:07:02
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
0⤋
Faça uma marinada com muitas ervas, alho, cebola, pimentão cortado em tirinhas e uma garrafa de vinho branco seco (só pode ser o seco!).
Esfregue sal na carne, faça alguns furos e deixe mergulhado nessa mistura dentro da geladeira de preferência de um dia para o outro, ou dois dias se vc tiver tempo para deixar. Vá virando de vez em quando para que a carne pegue o gosto no vinho. Quando for assar, faça um "bombom" com papel alumínio e deixe o máximo que vc conseguir dessa marinada dentro do bombom com a carne. Depois me conta se sobrou alguma coisa...
bjs
2007-01-28 07:25:00
·
answer #2
·
answered by Nietta 3
·
0⤊
0⤋
bata no liquidificador,vinagre,sal ,folhas de louro,mangerona,salssa,oregano,dentes de alho,cebola,pimenta a gosto.coloque o leitao em uma vazilia funda,despeje o tempeiro e esfregue bem en todos as partes,temperede un dia para o outro ,mexendo varias vezes, depois asse.
2007-01-25 13:08:11
·
answer #3
·
answered by nycas 3
·
0⤊
0⤋
Directamente de Portugal aqui vai a receita do famoso leitão da bairrada, q faz gente de todo o país ir lá comê-lo!!!
N dá pra vc fazer igual...mas improvise...q vai ficar óptimo na mesma!
Ingredientes:
1 leitão com cerca de 6 kg
alhos pisados
sal grosso
bastante pimenta
banha
1 ramo de salsa
Preparação:
Enfia-se o leitão num espeto e barra-se por dentro com a mistura de banha, dentes de alho pisados, sal e pimenta, sendo cheio com o molho por dentro.
Coze-se o leitão com agulha e fio de cozinha enquanto se aquece o forno de cozer pão.
Mete-se o leitão no forno, colocando-se por baixo o recipiente para recolher a gordura que escorre.
De meia em meia hora, retira-se o leitão do forno e passa-se com um pano na pele, para limpar o excesso de gordura. Chama-se a isto "constipar" o leitão.
Ao tirar o leitão e limpá-lo, este sofre um choque frio, o que vai levar a que o assado fique com a pele dura e estaladiça.
O tempo de cozedura varia entre 1 hora e meia a duas horas.
Depois de assado retira-se do espeto, dispõe-se numa travessa e serve-se bem quente enfeitado com rodas de laranja e alface.
Acompanha-se com batatas fritas.
É claro, q vc n pode enfiar o leitão no espeto, nem cozê-lo no forno a lenha (mas n s preocupe q até aqui já o trocaram por industriais!).
N sei s sabe o q é banha, tb chamada de unto: é a gordura do porco derretida, q qd arrefece parece manteiga, e funciona como um óleo, e pode-se fazer caseira, deixando derreter num tacho e dpois reservar num recipiente. S houver disso aí (aqui tb há à venda no mercado), experimente cozer batatas e dpois dar uma fritadela nelas com essa banha, ficam óptimas!!! Essa banha é tb usada para para fazer rojões de carne de porco (s n sabe o q é procure q tb é óptimo!), além de s usar pra fazer refogados, fritar feveras, etc.
Outra coisa ótima com carne de porco é carne de porco à alentejana...veja!!!
E prontos...é melhor m calar!!!
2007-01-25 10:21:25
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O segredo é deixar marinar no sal com ervas. Duas ervas especiais que casam bem com carne de porco são o alecrim e a sálvia. A minha preferida é a sálvia. Na hora que for assar coloque algumas folhinhas por cima.... elas ficam deliciosas......
2007-01-25 07:21:26
·
answer #5
·
answered by Sofia 1
·
0⤊
0⤋
vc tem que fazer seu propio tempero assim como eu!!!!!!!
siga 50% a receita e 50% os bons sentimentos do corçao!!!!!!!!
2007-01-25 07:15:43
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
bata , alho , pimenta sal , limão , cebolhinha , alfavaca, ortelã pimenta ,molho inglês batido no liquidificador , apsse sober o memso e deixe no tempero por algumas horas introduzindo por dentro , depois mande assar num forno de padaria
2007-01-25 06:58:49
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋