English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Dizem que detona a flora intestinal e dá cancer de estomago. Dizem que nao e até faz bem pro coracao e pro fígado. Quem está correto ?

2007-01-22 22:31:47 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Comidas e Bebidas Outras - Comidas e Bebidas

13 respostas

Caro colega,

Faz bem para o coração, e previne tumores hepáticos. Além disso, acelera o metabolismo. Quanto ao estômago, nunca ouvi falar em câncer, mas sim em gastrite (porque aumenta a acidez) e, quanto a detonar a flora intestinal, eu sempre tomei café pra caramba, e isso nunca aconteceu comigo...

2007-01-22 22:49:19 · answer #1 · answered by Verbena 6 · 0 0

é bom sim, o que não é bom é o excesso mias isso vale pra tudo na vida...

2007-01-23 06:44:15 · answer #2 · answered by Mily 5 · 1 0

Benefícios: Muitos dizem que o café proporciona vários benefícios para saúde, como acelerar o metabolismo, melhorar o humor e a função intestinal, a disposição, evitando a depressão, o intestino funciona melhor. Foi apresentada na Unifesp, uma pesquisa onde verificou-se que o café preparado em coador de pano ou filtro de papel, impede a passagem das gorduras dos grãos, responsáveis pelo aumento da fração ruim do colesterol (LDL).
Consumindo na quantidade adequada, o café pode ajudar você a controlar aquele sono incontrolável após o almoço, ou mesmo para iniciar o dia com mais disposição.
O café possui pouquíssimas calorias, por isso, ele não é um vilão para quem deseja emagrecer. Porém se este café for adoçado com açúcar, as calorias vão aumentar, por isso opte pelo adoçante ou coloque pouca quantidade de açúcar.

Malefícios: Mas é importante estar atento aos malefícios que o consumo excessivo do café pode causar como, irritabilidade, insônia, ansiedade, nervosismo, tremores e demais sintomas desagradáveis.
A cafeína consumida em excesso e uma má ingestão de alimentos ricos em cálcio, pode causar a deficiência deste importante mineral, que é responsável pela formação e desenvolvimento de ossos e dentes, além de exercer funções na coagulação do sangue e na transmissão de impulsos nervosos.
Por ser um estimulante, o café acaba por viciar as pessoas, muitos não conseguem realizar suas atividades se não tomar um cafezinho antes, por isso é importante que a pessoa reduza a quantidade a ser consumida aos poucos.
As gestantes também não devem consumir o café em excesso visto que o uso abusivo poderá prejudicar na formação do feto.
Alguns estudos relataram que o uso abusivo de café pode provocar doenças coronarianas. Porém ainda não há uma comprovação sobre o assunto.

Como dá para perceber nem os pesquisadores sabem ao certo, cada hora um aparece desmentindo o outro. Portanto, o melhor a fazer é consumir o café na quantidade adequada que não faz mal para ninguém. Procure não ultrapassar 3 xícaras de chá por dia. E muito cuidado com o açúcar.

2007-01-23 06:42:11 · answer #3 · answered by Kurt Gauss 3 · 1 0

Faça como os budistas: adote o "Caminho do Meio", o do equilíbrio. Em excesso, tudo é nocivo e o que é nocivo em pequena quantidade é fatal em grande escala.

Nunca conheci ninguém que tivesse a saúde comprometida devido ao consumo de café. Mas já vi alguns viciados, que somavam à bebida citada cigarros. Eram pessoas ansiosas, estressadas, displicentes com o próprio sono, depressivas.

2007-01-23 06:39:45 · answer #4 · answered by . 5 · 1 0

Um cafezinho, bem feito, logo no café da manhã, além de despertar o apetite, ajuda a encarar mais um dia de trabalho ou estudo. Isso, como muitos já sabem, graças à cafeína: um estimulante natural que age no sistema nervoso e deixa a pessoa ativa. Em contrapartida, quem tem pressão alta não deve abusar das doses diárias do bom e velho cafezinho.
Com benefícios e malefícios no "currículo", o café já foi vilão e mocinho quando o assunto é a saúde de quem o consome. Mas popular, ganhou até um dia só seu: 24 de maio, Dia Nacional do Café.
Benefícios. Um dos benefícios que o café pode trazer é através da cafeína, que tem ação analgésica, diurética e respiratória. Alguns medicamentos usados no combate à dor de cabeça têm em sua composição a cafeína. Essa substância também aumenta a excreção urinária, ou seja, age como diurético, não permitindo a retenção de líquidos no organismo e, por sua vez, a formação de edemas.
Outra ação da cafeína é a dilatação dos brônquios, favorecendo a respiração e fortalecendo os pulmões. Mas não apenas essa substância é encontrada no café. "Os anti-oxidantes tanino e fitatos, por exemplo, também são encontrados no grão do café e ajudam a combater o envelhecimento precoce das células humanas", afirma a nutricionista e mestre em ciência dos alimentos Kelly Amischi.
Contra-indicação. Mas o café não é aconselhável para quem sofre de pressão alta, pois prejudica o controle da pressão arterial. Quem sofre de insônia também não deve consumi-lo ou, pelo menos, beber uma vez ao dia, antes das 17 horas, já que o efeito da cafeína pode durar de seis a oito horas por dia.
O consumo do café também tem que ser controlado por quem sofre de osteoporose. "Mulheres grávidas ou amamentando também não devem consumi-lo", aconselha Kelly.
Café e saúde
· Quantidade. É aconselhável consumir, no máximo, cinco xícaras de café por dia. Mas o ideal seriam três xícaras, em média. Isso equivale a 100 miligramas de cafeína, quantidade diária suficiente
· Calorias. O café não tem carboidratos, proteínas nem lipídios. Isso significa que ele não é um alimento calórico: 100 gramas de café contém 2 calorias. O problema é combinar a bebida com outros alimentos ricos em calorias, principalmente o açúcar ou o chantilly
· Coado. O café tem duas substâncias relacionadas ao colesterol prejudicial ao organismo: o LDL. Mas quando a bebida é coada no pano ou no papel, principalmente, elas ficam presas no filtro e são eliminadas. O mesmo não acontece quando o café é expresso.

2007-01-26 20:49:43 · answer #5 · answered by Denise T 2 · 0 0

Ker saber msm, o cafe naum
faz nada bem, para o organismo....
e c vc ker saber parte da placa
amarelada dos seus dentes
eh causada pela cafeina.........
Respondida a sua pergunta????????

2007-01-25 20:13:39 · answer #6 · answered by Sandrynnha 1 · 0 0

Café tem altos benefícios para o organismo. O maior vilão é o acucar do café. Confiram http://www.cafeesaude.com.br

2007-01-23 13:36:05 · answer #7 · answered by ♥ ValLindinha GHOST♥ 6 · 0 0

CAFÉ E DEPENDÊNCIA

O café não causa vício, mas sim um hábito saudável, como o exercício

Uma das principais críticas das pessoas que não gostam ou que ainda possuem preconceito contra o café é de que a bebida causa dependência. Talvez seja pela água que o café possui. Pois caso uma pessoa seja colocada numa sala com alimentos, mas sem água por uns poucos dias, ela reclamará a falta da água. E apresentará sinais de dependência da água. Boca seca, sede intensa, apatia, prostração e fraqueza são sinais iniciais da falta de água. A seguir podem surgir delírios, alucinações e alterações do comportamento. A pessoa lentamente fica confusa e perde a consciência. A seguir entra em coma e morre.



A primeira coisa que cada ser humano faz ao nascer é se tornar dependente químico. Ao respirar pela primeira vez o recém nascido torna-se dependente do oxigênio para todas as atividades bioquímicas de seu organismo. A seguir torna-se dependente químico do mais nobre dos alimentos: o leite materno. Por isto podemos ser dependentes de coisas saudáveis, como água, leite, café e exercícios (hábitos saudáveis) ou dependentes químicos de substâncias que prejudicam a saúde (vício), como o tabaco, álcool e drogas ilegais.

CAFÉ E ATLETAS

Café, uma bebida natural, é a mais saudável para atletas

Corredores de maratona e atletas de outras formas de exercício intenso aumentam os níveis de endorfina no cérebro, criando uma forma de auto-gratificação interna ( "self-reward"). Isto faz com que o atleta treinado siga adiante ao atingir um ponto máximo de cansaço, que leva todas as pessoas sem treinamento a pararem por fadiga. Caso os atletas tomassem café diariamente durante os treinos, na dose mínima de 4 xícaras, é possível imaginar que os ácidos clorogênicos/ quinídeeos do café bloqueariam os receptores que são estimulados pelas endorfinas, peptídeos opióides cerebrais.


Isto faria com que os neurônios do cérebro aumentassem sua descarga de endorfinas para trazer o estímulo necessário para o atleta prosseguir, atingindo a auto-gratificação num nível mais alto. Atletas assim treinados, teriam um cérebro trabalhando contra uma resistência a auto-gratificação. E quando esta resistência fosse retirada, certamente este cérebro estaria com uma maior capacidade de produzir a auto-gratificação. Deste forma, atletas treinados consumindo diariamente café, caso parassem de tomá-lo na véspera e nos dias de competição, poderiam ter sua performance aumentada de forma significativa, sem qualquer tipo de "doping ". Apenas aumentando, além da capacidade dos músculos, a capacidade do cérebro de prosseguir mais além.

CAFÉ EM EXCESSO

Café e cafeína não possuem riscos em doses moderadas

Tudo em excesso pode fazer mal.
As críticas ao consumo de cafeína em quantidades moderadas são total e completamente infundadas, mas ainda arraigadas ao limitado conhecimento de pessoas desinformadas.

Em quantidades moderadas - o equivalente a 400-500 mg/dia - dose de até 4 xícaras - a cafeína não é prejudicial a saúde humana, desde a gestação até o final da vida.



A administração aguda de cafeína causa um aumento modesto da pressão sangüínea arterial, dos níveis de catecolaminas, da atividade de renina plasmática, dos níveis de ácidos graxos livres, da produção de urina e da secreção gástrica. Ela altera o espectro eletroencefalográfico, o humor e o padrão do sono em voluntários normais. O consumo crônico de cafeína não possui efeitos na pressão sangüínea, nos níveis plasmáticos de catecolaminas, na atividade de renina plasmática, na concentração de colesterol no soro, nos níveis de glicose no sangue ou na produção de urina. A cafeína não está associada com o infarto do miocárdio, nem com o câncer do trato genitourinário inferior ou do pâncreas; com teratogenicidade ou doença fibrocística da mama. O papel da cafeína na produção de arritmias cardíacas ou de úlcera gástrica ou duodenal em pessoas normais também não foi confirmado, não havendo evidências de que a cafeína seja prejudicial ao ser humano sadio. Apesar do consumo de café e chá ser antigo, as pesquisas que avaliam os efeitos do café no homem são recentes. Cerca de uma centena de produtos químicos foi identificada no café, sendo algumas, como o ácido clorogênico, até mais abundantes que a cafeína. A cafeína é o elemento do café mais estudado até o momento e o principal responsável pelas propriedades estimulantes que deram a popularidade à bebida. Mas seu consumo moderado não é prejudicial ao organismo.

2007-01-23 08:01:27 · answer #8 · answered by karol.flor 2 · 0 0

Café tomado em excesso, poderá descalcificar o osso.
Ele é uma bebida excelente eu tomo com farinha, existem empresas em São Paulo que dão cursos de barista a arte de servir um bom café, eu nunca fui nem fiz estes cursos, cito o Santogrão em São Paulo.

Creio que não faz mal, segundo uma matéria de uma revista chamada Saúde ele ajuda a prevenir a cirrose alcoólica.
Bom eu não bebo bebida alcoólica apenas socialmente muito raramente um vinho.
Segundo a revista o café pode fazer ainda:
Melhora a memória, concentração e atenção
Proteção contra diabetes tipo 2
Doença de Parkinson e depressão
Diminuição dos risco de inflamação pancreática
Redução nos riscos de suicidio.

Claro que se tu tiveres um problema gástrico como esófagite, seu médico ira pedir p/ diminuir ou até n/ tomar o café.
Tome com moderação ou o faça mais fraco.
Eu como já disse tomo com farinha e eu não fumo.

2007-01-23 07:12:29 · answer #9 · answered by Cláudio 5 · 0 0

Por muito tempo, o café encenava melhor o papel de vilão: provocava agitação, dependência e fazia mal para o estômago. Definitivamente, não era indicado para a saúde do coração. Hoje, a probabilidade é que ele passe de bandido a mocinho. Reduzir o colesterol, evitar doenças coronarianas, proporcionar efeitos antidepressivos e até mesmo ajudar a emagrecer são alguns dos pontos a favor que a bebida vem ganhando e que se tornaram objeto de pesquisas conduzidas em diversos países.
Abaixo vai o link de duas matérias ótimas sobre o assunto.

2007-01-23 07:08:39 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Para mim é essencial!!!!!!

Não vivo sem café....mas como disse o outro participannte, o caminho do meio é o melhor, se consumido com moderação, só faz bem!

2007-01-23 06:50:24 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers