Cerefólio
Anthriscus cerefolium
Erva originária da região mediterrânea da Europa, conhecida como folha da alegria é bastante utilizada na cozinha francesa. Seu sabor assemelha-se ao da salsa, embora seu aroma lembre o aniz.
Utiliza-se em saladas, omeletes, vinagretes, molhos delicados a base de manteiga e queijo, sopas, carnes assadas e peixes. Em cozidos, deve ser acrescentada no final para não perder o gosto.
Estragão
Artemísia dracunculus L
O estragão é uma erva que tem sabor adocicado e ao mesmo tempo picante, muito utilizado na culinária francesa. É encontrada fresca, seca ou conserva
É especiaria fundamental na preparação do molho béarnaise e do molho tártaro.
As folhas e brotos novos entram em saladas, molhos, sopas, assados de forno, cozidos de panela, em pickles, conservas e vinagres. Combina com frango, peixes, frutos do mar e omeletes de ervas. Tempera manteigas aromáticas para carnes grelhadas, purês, cremes, consomês e terrines. Na culinária italiana, entra em pratos à base de carne e em vários tipos de molho pesto.
Experimente:
Misture um pouco de estragão com manteiga derretida e suco de limão.
Use em recheio de peixes.
Segurelha
Satureja montana L
Alfavaca-do-campo
A segurelha é uma erva aromática de origem mediterrânea cuja essência lembra a hortelã e o tomilho, embora mais apimentada. Existem dois tipos de segurelha: a de inverno, mais picante e a de verão, mais suave.
Fresca tempera queijos de cabra, marinadas, entra no preparo de batata, cenoura, lentilha, feijão, pepino, molho de tomate, carne de vitela, porco e peixes como a truta.
Seca, use em recheios para carnes, peixes ou aves, pratos com ovos, molhos, sopas, e feijão.
Ideal para ser usada em saladas, tempero de carnes, patês e sobre vegetais crus ou cozidos.
Sálvia
Salvia officinalis
Salva, salva-das-boticas, salva-dos-jardins, salva-ordinária.
Erva muito difundida na cozinha européia é muito aromática, tem um sabor levemente azedo e ligeiramente amargo mas agradável.
Tempera carnes gordurosas, presuntos, salsichas, anchova, risotos, molho de tomate, picles, carneiro grelhado, marinadas e queijos. Nas saladas, use folhas jovens e pequenas, pois são mais suaves.
Na Itália ela é utilizada para temperar vitela, cujo prato mais conhecido é a saltimbocca.
Na região francesa de Provença entra no preparo de carnes brancas e algumas sopas de legumes.
Na Grã-Bretanha serve de recheio para porco, carnes brancas e molhos.
Na Grécia é usada também para fazer chás.
Folhas de sálvia fritas na manteiga são um molho bem simples e interessante para massas, especialmente nhoque.
Destaque Nutricional
Antiespasmódica, antioxidante.
Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e mentruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Possui ação antisséptica em afecções da pele de origem micótica e feridas.
Endro
O Endro(Anethum graveolens) é uma espécie botânica pertencente à Família Apiácea = Umbelífera.
Família de herbáceas de climas temperados, com mais de 3000 espécies e muitas delas cultivadas. Ricas em óleos essenciais com terpenoides, phenylpropanoides, poly-yne e furanocoumarins phytotoxicos típicos desta família - algumas delas tóxicas. Estão dentro desta família plantas como a cenoura (Daucus carota) amplamente consumida até à cicuta (Conium maculatum ) rica em alcalóides tóxicos.
Bjus..
2007-01-18 08:56:20
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋