Coca-Cola
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Coca cola)
Ir para: navegação, pesquisa
Informação nutricional de Coca-Cola
Porção de: 200ml (1 copo)
Quantidade
por porção VD%
Valor Energético 85kcal = 361kJ 4
Carboidratos 21g 7
Sódio 10mg 0
Um copo com Coca-Cola e gelo.Coca-Cola (também conhecida no Brasil por Coca e em Portugal por Coca-Cola e Coke nos USA) é um refrigerante de noz de cola vendido em mais de 140 países. É produzida pela Coca-Cola Company, que também é ocasionalmente referida como Coca-Cola ou Coca. É a marca mais conhecida e vendida do mundo. A maior concorrente da Coca-Cola é a Pepsi.
Originalmente produzida como um remédio patenteado, quando foi inventada em 1886, a Coca-Cola alterou sua fórmula original e gradativamente conquistou novos mercados. Um dos responsáveis pelos sucesso da Coca-Cola Company foi o empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar largas fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX até os dias atuais.
A Coca-Cola Company enfrenta acusações de que a Coca-Cola traria efeitos colaterais perversos na saúde de consumidores, não havendo comprovação científica ou consenso sobre o assunto. Há também acusações de práticas monopolistas por parte da multinacional.
No Brasil, a sua matriz está localizada na cidade do Rio de Janeiro.
Índice [esconder]
1 História
2 Fórmula da Coca-Cola
2.1 Controvérsia sobre o uso de folha de coca
3 Publicidade e a Coca-Cola
3.1 Onipresença dos anúncios
3.2 Compra da Columbia Pictures
3.3 Coca-Cola vs. Papai Noel
3.4 Uso de crianças em propagandas
3.5 Guerra das colas
4 Questões quanto à saúde
4.1 Controvérsia sobre acidez
4.2 Controvérsia sobre danos à saúde a longo prazo
4.3 Acusações extremas e lendas urbanas
5 Popularidade conforme o país
6 Referências
7 Ver também
8 Ligações externas
[editar] História
O museu World of Coca-Cola em Las Vegas, EUA, mostra memorábilia de várias décadas e oferece amostras de refrigerante de vários lugares do mundo.A Coca-Cola foi inventada pelo farmacêutico John S. Pemberton, um ex-coronel tenente do Exército dos EUA, em 1886 em Columbus, no estado da Geórgia, EUA. Recebeu originalmente o nome de Pemberton's French Wine Coca. Ele foi inspirado pelo sucesso formidável de um produto similar europeu de Angelo Mariani.
A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca da América do Sul. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. Era vendida originalmente como remédio por cinco cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram feitas na Farmácia de Jacob na cidade de Atlanta, em 8 de maio de 1886, e pelos primeiros oito meses apenas nove bebidas eram vendidas durante o dia todo. Pemberton anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio do mesmo ano no Atlanta Journal.
A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante.
Asa Griggs Candler comprou Pemberton e seus parceiros em 1887 e começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Pela época de seu 50º aniversário, a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional americano.
[editar] Popularidade conforme o país
A Coca-Cola é a bebida mais vendida na maioria dos países, mas não em todos. Lugares como a Escócia, onde a bebida local Irn Bru é a líder em vendas, e em Québec e Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, onde a Pepsi é a líder do mercado, fogem dessa regra. A Coca também é menos popular em países do Oriente Médio e Ásia, como os territórios palestinos e a Índia — na maioria devido ao sentimento anti-ocidental. Mecca-Cola, uma marca "islamicamente correta", virou sucesso no Oriente Médio há poucos anos.
2007-01-17 23:01:26
·
answer #1
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
1⤊
0⤋
o.0...
cola que eu saiba é alguma coisa.
tipo guaraná, entende?
não é nada que o povo botou...
^^
2007-01-17 23:02:39
·
answer #2
·
answered by Haito xD 2
·
0⤊
0⤋
quando o refrigerante é gostoso e faz sucesso ,no linguajar popular foi um que colou ou seja deu certo
2007-01-17 22:58:51
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋