English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber quem teve o mau gosto de chamar de pôdre tão deliciosa iguaria.

2007-01-16 11:00:35 · 5 respostas · perguntado por Renata 2 em Comidas e Bebidas Culinária e Receitas

adorei as respostas ate agora, mas minha dúvida ainda não foi sanada... na verdade minha curiosidade refere-se ao porque de "podre"... poderia ter sido um nome mais adequado à culinaria... algo "podre" não se come, da repulsa!

2007-01-17 08:38:31 · update #1

5 respostas

Renata, eu tb já tive esta dúvida e minha mãe me contou na cozinha, tipo história q "os mais velhos contavam", então deve ser verdade:

Antigamente não existia geladeira, os alimentos eram conservados in natura, em sal, ou estragavam, mesmo. Então o pessoal já estava acostumado a ir buscar um alimento preparado no armário, e estar podre, então tinham q jogar fora.

Até q um dia alguém preparou a receita desta massa em uma quantidade muito grande, usou um pouco e deixou o resto, sabendo q ia estragar.

Mas não estargou, no outro dia usou mais um pouco a tal da massa, q já devia estar podre, mas ainda estava boa.

E aí perguntaram pra pessoa "que massa vc usou pra preparar esta comida?" e ela respondeu "a massa podre", ou seja, ela esperava q estivesse podre, mas não estava!

Talvez, penso eu agora, pela grande quantidade de gordura e talvez pela temperatura do ambiente na época ajudou a conservar.

O fato é q o nome pegou!

Bj pra vc!
.

2007-01-18 02:55:48 · answer #1 · answered by Andrea 7 · 8 0

Chama-se podre porque ela se desmancha muito fácil devido ao exesso de óleo que vai na massa.

2007-01-18 01:36:43 · answer #2 · answered by freipapinha 4 · 3 0

O nome “podre” vem da textura delicada da massa que, não sendo manipulada com cuidado, desfaz-se, virando farelo.

2007-01-16 11:05:48 · answer #3 · answered by Lula Lelé 4 · 3 0

Quem foi eu não sei, mas sei que uma delícia!!!!

Tortas são basicamente uma mistura de farinha de trigo, gordura, ovos e água que admite diversos recheios (doces ou salgados) e variadas formas de preparo.Há massas folhadas, crocantes, de pão-de-ló, esfareladas, lisas ou com biscoitos. Essas massas podem vir só por baixo, só por cima, dos dois lados, com e sem laterais.

As tortas doces francesas (tartes ), geralmente são feitas com massa folhada e sem cobertura. As inglesas têm crosta dupla, fundo e cobertura, e são assadas em fôrma rasa. As mais tradicionais tem nomes e histórias características.

Ingleses e americanos fazem uma distinção: chamam de pie todo tipo de massa funda, fechada com algum tipo de cobertura, e de tart as massas planas, cobertas de frutas ou cremes. Para nós, brasileiros, é tudo uma coisa só: torta! Só que uma boa massa tem lá seus segredinhos. Farinha e gordura (de preferência azeite de oliva espanhol) são os ingredientes básicos. O acréscimo de água gelada ou ovos, a proporção entre gordura e farinha e a maneira de trabalhar a massa é que vão determinar sua consistência e textura.

Os tipos de massas das tortas

Massa tradicional
O ingredientes básicos são a farinha de trigo, manteiga e água gelada. Se substituirmos a manteiga pelo azeite de oliva espanhol, teremos uma massa muito mais saudável e com maior durabilidade. É um pouco menos gordurosa e mais firme que a massa podre. Com menos gordura, a massa pode ser facilmente aberta com um rolo. Se necessário, polvilhe a superfície com farinha de trigo para facilitar o processo. Depois de assada, a massa tradicional fica firme. É perfeita para recheios salgados mais pesados.

Massa podre

Mais gordurosa, leva ovo inteiro ou só a gema para ligar os ingredientes. Deve ser trabalhada rapidamente para que mantenha a textura. Por ser mais delicada, a massa podre deve ser aberta com as mãos ou entre dois pedaços de filme plástico. Passe o rolo sobre o plástico para dar à massa uma espessura mais uniforme.

Massa de biscoito

É uma variante 'expressa' da massa podre doce. Muito simples e bastante saborosa, leva apenas biscoito e manteiga. Com essa massa podemos fazer o mesmo que com a massa tradicional, substituindo a manteiga pelo azeite de oliva espanhol e tornando-a mais saudável. Quando ela estiver pronta, coloque porções de massa em uma assadeira e vá ajeitando com uma colher até cobrir toda a superfície. Depois de assada, a massa pode ser servida com recheios cremosos. Se preferir usá-la crua, leve ao freezer por 1 hora e recheie com musses de frutas ou chocolate.


Crostata

De origem italiana, a crostata é uma torta feita com massa quebradiça e macia, e recheada com frutas. Geralmente é coberta com geléia de diversos sabores. Galette Mesmo parecendo pizzas, as galettes têm massa de torta e origem francesa. Há recheios nas versões salgada e doce.

2007-01-16 23:04:03 · answer #4 · answered by Fofinh@ 3 · 0 0

é chamada por nós brasileiros de “Massa Podre”ou esfarelada, na culinária francesa esta massa é chamada como: “Pâte Brisée”quando salgada e pâte sucrée quando doce.
entao resumindo quem deu nome a essa massa gostosa de podre
fomos nos

2007-01-16 11:08:26 · answer #5 · answered by Gabriel Augusto de Francisco 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers