COGUMELO
Reza a lenda que os cogumelos foram um dos primeiros alimentos colhidos pelos povos pré-históricos. O seu cultivo, no entanto, só teve início na antiguidade. Os egípcios cultivavam para servi-los de iguarias aos faraós, os romanos e os gregos serviam como alimento principal em suas famosas orgias. "Apesar de não haver um estudo específico sobre o assunto no Brasil, sabe-se que os cogumelos silvestres são colhidos in natura em todo o mundo há séculos. Na china, por exemplo, foram encontrados restos de cultivos em toras, datados de 1500 a 2000 anos, provavelmente de Shiitake", conta o biólogo Ricardo Sampaio Fernandes, produtor de Shiitake, Shimeji e Corncello, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Já durante o Império Romano, as primeiras espécies cultivadas foram as Polyporus tuberoster (pedra Fungaie) e Polyporus corylinus, encontradas nas lenhas de alveleiras e eucaliptos. Naquele tempo, foi descoberto, na Itália, a pedra fungaie, onde era produzido o cogumelo. Segundo a obra O Moderno Cultivo de Cogumelos, de Oscar Molena, essa pedra era composta de um aglomerado de humo, folha, galho e rocha calcárea. Essa massa compacta era transportada para a residência dos patrícios, colocada em ambiente úmido e irrigada diariamente até a época da colheita.
O cultivo de cogumelos chegou na França séculos depois, durante o reinado de Luís XIV (1638-1715). Os fazendeiros costumavam planta-los ao redor de Paris. Por isso, Champignon de Paris. Mas só a partir de 1707, o cultivador Freucwmau Toumwefort desenvolveu uma técnica que utiliza esterco de cavalo fermentado para inocular o micélio. A produção, porém, era prejudicada pelo aparecimento de doenças, provocadas por outros fungos e microorganismos competidores.
Em 1983, J. Cosntantino iniciou a produção de micélio puro a partir da multiplicação do tecido em condições totalmente assépticas. Assim, o micélio passou a ser produzidos em ambiente esterilizado. Somente 12 anos depois, essa técnica começou a ser difundida pelo Instituto Pasteur, de Paris.
Por meio dela, os franceses se tornaram os maiores produtores mundiais até 1940, quando perderam a hegemonia para os Estados Unidos.
Logo depois, o cultivo de cogumelo também chegou ao Brasil.
Segundo a literatura nacional, os primeiros cultivos foram introduzidos pelos chineses nos ano 50, na região de Mogi das Cruzes (SP) e pelo italiano Oscar Molena, em Atibaia (SP). "O Molena foi o pioneiro no país, iniciando com o cultivo do Champignon de Paris", lembra o zootecnista Carlos Abe, produtor e exportador de Shiitake e Agaricus Blazei, da Fazenda Guirra, em São José dos Campos, em São Paulo. O primeiro cultivo em escala comercial ocorreu em 1952, na Fazenda São José, em Cabreúva (SP). Em 1990, o consumo e o cultivo se intensificou, seguindo a tendência mundial. O preço alto, no entanto, fez com que, durante muito tempo, o cogumelo fosse considerado um alimento exótico e sofisticado.
Hoje os cogumelos são ingredientes dos mais variados pratos, como sopas, refogados, assados, cozidos e até pizzas. O Champignon de Paris, a primeira espécie cultivada no Brasil, reinou soberano nas mesas brasileiras até dez anos atrás, quando os chefs europeus trouxeram outras variedades, como o Shiitake, o Shimeji e o Hiritake. O Shiitake detém ol segundo lugar em consumo no mundo, sendo sobrepujado somente pelo Champignon de Paris. No Brasil, ele é muito apreciado pelas colônias asiáticas e japonesas, que o consideram o alimento da longevidade e o usam como ingrediente de pratos oferecidos em alguns rituais, como aniversários e casamentos. O Shimeji, nome popular dos cogumelos de chão úmido, é muito usado na culinária japonesa. Já o Hiratake, conhecido popularmente por 'orelha-de-pau' pelas donas de casa brasileiras, devido ao seu formato, também caiu no gosto dos consumidores brasileiros. O sabor refinado, maior variedade e a queda no preço colaboraram para o aumento do consumo. Infelizmente a produção no Brasil não é auto-suficiente e ainda tem de competir no mercado interno com os importados para suprir a demanda. "Apesar de o cultivo ter crescido bastante, é de forma inadequada e por pequenos produtores. O consumo ainda é muito maior que a produção nacional. "Importamos apenas cogumelo secos e em conserva. Os frescos ficam mesmo com a produção, que é muito menor que a procura", enfatiza Ricardo Sampaio. A produção de cogumelos, no entanto, tem despertado um interesse cada vez maior devido a diversos fatores. O principal, sem dúvida, é que o cultivo exige pequenas áreas e, como o cogumelo tem um ciclo de vida curto, garante constantes safras, desde que haja um planejamento certo para se produzir em cada estação do ano.
Outro aspecto relacionado ao aproveitamento integral de resíduos orgânicos e florestais como substrato para o cultivo. Cem quilos de palha de capim, de trigo ou de arroz e uma tonelada de bagaço de cana úmido (30% de água), por exemplo, resultam em 10% de cogumelos. Sob o ponto de vista nutricional, os cogumelos também merecem destaque, pois constituem boa fonte alimentar. "Eles têm bastante gordura, mas possuem poucas calorias, além de serem ricos em minerais, proteínas, vitaminas e aminoácidos. Seu alto teor de ácido glutâmico auxilia no equilíbrio do sistema imunológico", avalia a nutricionista Elizabeth Torres, da Universidade de São Paulo.
O auto conteúdo protéico dos cogumelos, inclusive, tem sido apontado como uma alternativa para incrementar a oferta de proteínas às populações de países em desenvolvimento e com alto índice de desnutrição. Pesquisas apontam que 200g de cogumelos secos são suficientes para o balanço nutricional de um ser humano normal de 70 kg.
Valores Nutritivos do Cogumelo
Os cogumelos constituem um alimento essencialmente constituído por água (80-90%), ricos em proteínas e baixo valor calórico (30 cal por 100g de matéria seca). Alem disso, são ricos em vitaminas (B1 e C), riboflavina, niacina e biotina, aminoácidos essenciais e sais minerais (sódio, potássio e fósforo). Essa composição varia com a técnica cultural. Em termos comparativos, o valor nutritivo dos cogumelos pode ser comparável ao do leite e da carne, sendo significativamente mais nutritivos que a maioria dos legumes. Compare você mesmo (a quantidade é calculada para 100g de produto, 100% fresco):
Água
Calorias
Proteínas
Carboidratos
Gorduras
Cogumelos
90-98
28
2,8-4,8
4,40, 3
Ovos
74
163
12,9
9,0 11,5
Leite
87
65
3,5
4,9 3,5
Cenoura
88
42
1,1
9,7
Fonte: www.vidaplena.com.br
2007-01-14 00:06:28
·
answer #1
·
answered by waldeck sandro vidal 1
·
1⤊
1⤋
Zequinha,
Os cogumelos são fungos conhecidos desde a antiguidade quando o homem já os utilizava como
um alimento de elevado valor nutritivo e terapêutico. No entanto, na natureza, existem centenas de
espécies diferentes de cogumelos, sendo que alguns são venenosos, outros alucinógenos e também aqueles
que possuem propriedades medicinais curativas e até afrodisíacas.
Estima-se que o primeiro cultivo intencional de cogumelos tenha ocorrido por volta do século VI,
ou seja, há 1400 anos. A primeira espécie cultivada foi Auriculária auricula, em seguida, 200 a 300
anos mais tarde, foi a espécieFlamulina velutipes e a terceira espécie a ser cultivada foi o
Shitake(Lentinula edodes), a cerca de mil anos atrás na China.
O consumo de cogumelos no Brasil, ainda é muito pequeno em relação ao povos europeu e asiático, onde estima-se
ser de 70g por habitante por ano.
Nos últimos anos, o consumo de cogumelos comestíveis vem aumentando e ganhando destaque em virtude do seu sabor
refinado, do seu valor nutritivo e, ainda, pelo seu potencial de uso medicinal.
Recentemente, o cogumelo Agaricus blazei, também chamado popularmente de " Cogumelo do Sol ", sobre
o qual falaremos posteriormente, vem sendo relatado como um produto com propriedades medicinais,
despertando grande interesse por parte da comunidade médica e científica de instituições no Brasil e em outros países.
O cogumeloA. blazei é de ocorrência natural das regiões serranas da Mata Atlântica do sul do Estado de São Paulo
e, segundo relatos de produtores, a espécie nativa foi ciletada inicialmente no Brasil por um agricultor e estudioso (Sr.Furumoto), que cultivou entre as décadas de 60 e 70, quando algumas amostras foram levadas para o Japão com o interesse de se estudar suas propriedades medicinais.
Devido às condições climáticas serem favoráveis ao cultivo deste cogumelo, matrizes reproduzidas ainda no
Japão foram enviadas de volta ao brasil e, desde então, várias técnicas de produção têm sido adaptadas.
Valores Nutritivos do Cogumelo
Os cogumelos constituem um alimento essencialmente constituído por água (80-90%), ricos em proteínas e baixo valor calórico (30 cal por 100g de matéria seca).
Alem disso, são ricos em vitaminas (B1 e C), riboflavina, niacina e biotina, aminoácidos essenciais e sais minerais (sódio, potássio e fósforo). Essa composição varia com a técnica cultural.
Em termos comparativos, o valor nutritivo dos cogumelos pode ser comparável ao do leite e da carne, sendo significativamente mais nutritivos que a maioria dos legumes. Compare você mesmo (a quantidade é calculada para 100g de produto, 100% fresco):
www.vidaplena.com.br
Um abraço!
2007-01-17 17:45:37
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋