A cerveja foi inventada pelos Babilônicos por cerca de 3500-3100 AC. Eles descobriram que poderiam usar a cevada para levedar os alimentos (consequentemente inventaram o pão tambem). Mas o que faziam naquele tempo não era bem cerveja, apenas cevada misturada com água. Bem mais tarde, no século 7, os monasteiros Bávaros(os Alemães de hoje), na Europa, aperfeiçoaram essa fórmula, dando origem a cerveja que bebemos até hoje.
Um abraço, do padeiro gaúcho.
2007-01-12 15:19:55
·
answer #2
·
answered by padeirogaucho 6
·
2⤊
0⤋
Tudo que vc quer saber!!!
abraços!
Como não poderia deixar de ser, a história do surgimento da cerveja é bastante controversa. Algumas lendas falam de um sujeito chamado Gambrinus, que seria o inventor da cerveja e teria o saudável costume de beber 117 pints por dia. Um pint (ou quartilho) equivale a 0,568 litro, o que quer dizer que o tal de Gambrinus tomava mais de 66 litros(!) de cerveja por dia...
Lendas à parte, sabe-se que o homem conhece o fenômeno da fermentação há mais de 10000 anos, e obtinha nessa época, mesmo em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Especula-se que a cerveja, assim como o vinho, tenha sido descoberta acidentalmente, provavelmente produto da fermentação não-induzida de algum cereal.
Há 5000 anos, sumérios e assírios já produziam uma bebida fermentada a partir de cereais. Afirma-se que sua descoberta se deu pouco depois do surgimento do pão. Os sumérios teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, ficando ainda melhor. Assim teria aparecido uma espécie primitiva de cerveja, como "pão líquido". A cerveja também foi produzida na Babilônia (onde era chamada sikaru ) e no Egito (zithum), onde era inclusive produzida em diferentes versões.
A primeira notícia que se tem da cerveja como a conhecemos hoje vem dos Vikings, que produziam uma bebida fermentada chamada aul. Na Finlândia, esse nome se transformou em olut, na Noruega øl, na Suécia öl e, finalmente, na Inglaterra, ale. Segundo contam as lendas, os Vikings, após beberem baldes de sua aul, iam para a batalha ferozmente, ensandecidos, muitas vezes sem armaduras ou até mesmo sem camisas. Daí vem o termo berserk, que seria traduzido para o inglês por bare shirt - ou sem camisa, em português claro. Nos dicionários Inglês/Português, a tradução para "to go berserk" é algo como "perder as estribeiras", ou "ficar ensandecido".
Algumas fontes afirmam que os gregos, conhecedores da cerveja egípcia - a qual chamavam "vinho de cevada" - apresentaram a bebida aos romanos, que por sua vez passaram esse conhecimento na medida em que seu Império se expandia por toda a Europa. A cerveja tornava-se cada vez mais famosa na Europa. Os romanos chamavam a bebida de cervesia ou cervogia - por isso os termos "cerveza", em espanhol e "cerveja", em português.
Durante a Idade Média, a produção em maior escala começou a ser difundida em abadias e conventos cristãos, e também durante esse período a cerveja começou a ganhar novas características, com adição de ervas, raízes, etc. que lhe conferiam aroma e sabor. Em parte, essas experiências com a adição de ervas buscavam dar à cerveja propriedades medicinais.
Com o tempo, descobriu-se as vantagens da utilização da flor de lúpulo no preparo da cerveja, que garantia sua melhor conservação e dava a ela aroma e sabor característicos. Depois disso, a adição do lúpulo disseminou-se, e com o tempo a utilização de outros elementos vegetais foi deixada de lado.
A primeira espécie de "regulamentação" sobre o processo de fabricação da cerveja ocorreu em 1516, na Baviera. O documento, intitulado Reinheitsgebot, afirmava que a verdadeira cerveja, "pura", só poderia ser produzida com cevada, lúpulo e água. Os ingleses não concordaram, sobretudo na questão do lúpulo, e a partir daí as cervejas foram se diferenciando em seus vários tipos. Hoje, estima-se que existam mais de 20.000 tipos e subtipos de cerveja no mundo.
Desde então, várias descobertas, como a baixa fermentação (Pilsen, República Tcheca, 1842), os Estudos de Pasteur (1876) sobre fermentação e leveduras, entre tantas outras, contribuíram para que a cerveja e seu processo de fabricação se aperfeiçoassem cada vez mais. Essas descobertas também permitiram a produção em larga escala, uniformidade de sabor e maior tempo de conservação da cerveja, possibilitando sua disseminação por todo mundo.
2007-01-10 03:36:59
·
answer #4
·
answered by Rafael Gomes 2
·
0⤊
0⤋
Henrique Kremer em 1853, em petrópolis RJ . Um artista especializado em cobertura de cascas com tábuas. Fundou a Cervejaria Bohemia, com uma prudução inicial de 6 mil garrafas por mes. Em 1865 , após sua morte assumiram ,; Augusto kremer & Cia. 11 anos depois se separaram e ficou a frente da empresa Frederico Guilherme Lindsbeid
2007-01-10 03:36:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Cito a Fonte:
"A cerveja é uma bebida fermentada. Acredita-se, tenha sido a primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem.
(...)
A mais longínqua notícia que se tem da cerveja vem de 2600 a 2350 a.C. Desta época, arqueólogos encontraram indícios, escritos em uma placa de barro com o Hino a Ninkasi, a deusa da cerveja, de que os Sumérios já produziam a bebida. Já na Babilônia da-se conta da existência de diferentes tipos de cerveja, originadas de diversas combinações de plantas e aromas e o uso em diversas quantidades de mel. O Código de Hammurabi, rei da Babilônia entre os anos de 1792 e 1750 antes de cristo incluia várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, relacionando direitos e deveres dos clientes das tabernas.
Mais recentemente, no antigo Egito, a cerveja, segundo Athenaeus, teria sido inventada para ajudar a quem não tinha como pagar o vinho. Hierogrifos e obras artisticas testemunham sobre o gosto deste povo pelo henket ou zythum, preferida por todas as camadas sociais. Até um dos faraós, Ramsés III (1184-1153 a.C.), passou a ser conhecido como "faraó-cervejeiro" após doar as sacerdotes do Templo de Amón 466.308 ânforas ou aproximadamente 1.000.000 de litros de cerveja provenientes de suas cevejeiras."
2007-01-10 03:36:39
·
answer #6
·
answered by Miss Pink 3
·
0⤊
0⤋