English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

Pintado ao dendê

- postas de pintado
- alho
- sal
- páprica picante
- 2 tomates
- 1/4 pimentão verde
- 1/4 pimentão vermelho
- 1 cebola grande
- azeite de dendê
- leite de coco
- 1 cálice de vinho do porto.
Modo de fazer: Tempere as postas com alho, sal e páprica, frite-as em azeite de dendê rapidamente, em seguida, na mesma frigideira, refogue o pimentão, a cebola e os tomates, todos picados em pedaços pequenos, retire da frigideira, e bata no liquidificador até se tornar uma pasta. Em uma panela de barro, coloque as poças de peixe o vinho do porto e a pasta batida, deixe cozinhar até o peixe ficar mole, adicione o leite de coco e deixe ferver por 3 minutos.

Arroz de Boiadeiro

2 xícaras (chá) de arroz
300g de carne seca
100g de lingüiça calabresa
1 xícara (chá) de bacon
1 cebola cortada em rodelas grandes
3 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (chá) de cheiro verde picados
Banana frita em cubinhos.
Modo de fazer:Cozinhe a carne seca. Depois de cozida desfie-a se for grande ou corte em cubos pequenos. Acrescente o bacon e a lingüiça com a carne e deixe fritar, depois coloque a cebola, o alho e o pimentão e deixe fritar mais por alguns minutos. Depois coloque o arroz e os temperos e por último coloque a água fervendo. Depois de pronto coloque numa vasilha o arroz misturado com a banana cortada em pedaços. Sirva com couve refogada e salada de folhas.



Cataplana de Pintado

Este é um prato de origem portuguesa, que adaptamos. Por não termos enguias e arraias, substituímos estes peixes pelo nosso pintado. É difícil fazê-lo para poucas pessoas, mas garanto o sucesso.
1 copo de azeite de oliva extra virgem
1/2 kg de cebola em rodelas
5 dentes de alho grandes
1 pimentão vermelho e 1 verde cortado em tiras finas
1 dose de vinho do porto
2 doses de brandy
2 copos de vinho branco seco
1 litro de molho de tomate feito sem pele e sem semente engrossado com uma lata de massa de tomate
3 colheres de catchup
tabasco à vontade
1/2 kg de lulas limpas e cortadas em rodelas
1/2 kg de camarão para molho
1/2 kg de mariscos
2 kg de pintado cortado em cubos grandes sal quanto baste
2 latas de creme de leite
coentro picado
Modo de fazer: Em uma panela grande com tampa, coloque o azeite, a cebola para dourar e o alho. A seqüência da colocação dos ingredientes está **listada** acima. Antes da colocação dos frutos do mar, deixe cozinhar um pouco para que o molho se homogeneíze. Depois de colocado o pintado, tempere e procure não mexer mais. Tampe a panela e cozinhe por alguns minutos. Por fim despeje o creme de leite e o coentro e abafe para soltar seu aroma.



Dourado ao Molho de Pitanga

- 4 quilos de peixe Dourado limpo pelas costas e mantido
- inteiro com a pele da barriga.
- 800 g. de farinha de mandioca crua.
- alho, limão, sal e pimenta do reino a gosto
- 5 cebolas
- 4 dentes de alho picados
- 4 tomates em cubos
- 2 abobrinhas em cubos
- 1/2 xícara de azeite
- 1 copo de leite de coco
- 1 copo de suco concentrado de pitanga
- 1/2 copo de suco concentrado de maracujá
Modo de fazer: Tempere o peixe com alho, limão, pimenta e sal a gosto e deixe-o marinando por 1 hora. Refogue no azeite o alho e 3 cebolas picadas. Acrescente a farinha, mexa até virar farofa. Junte as cebolas restantes, os tomates e as abobrinhas cruas e misture bem. Posicione o peixe "em pé" numa assadeira, recheie com a farofa e amarre com um barbante. Prepare o molho com o leite de coco, os sucos de pitanga e maracujá, regue a farofa e leve ao forno por 40 minutos. Decore com batatas e sirva. Rendimento: 10 pessoas.



Pacu à Pantanal

4 1/2 KG DE PACÚ INTEIRO
6 BANANAS DA TERRA
SAL E LIMÃO A GOSTO
300 G TEMPERO COMPLETO C/PIMENTA
2 COPOS DE SHOYO
1 MAÇO DE COUVE
2 CEBOLAS
1 PIMENTÃO
2 TOMATES
100 G DE BACON
1 ROLO DE PAPEL ALUMÍNIO
1 XÍCARA (CHÁ) DE ÓLEO
1 COLHER (SOPA) DE MANTEIGA
1 KG DE FARINHA DE MANDIOCA
1 MAÇO DE CHEIRO VERDE
Modo de fazer: Peixe: Depois de bem limpo, passe limão por dentro e por fora do pacú, repita o processo com o tempero completo. Coloque em uma assadeira por 30 minutos para tomar gosto.
Recheio:Corte a cebola, o pimentão e o tomate em pequenos cubos. Coloque o bacon na caçarola leve ao fogo, com óleo quente e deixe dourar. Acrescente a banana cortada em rodelas para fritar junto com o bacon. Coloque os temperos já cortados e deixe murchar. Acrescente 1 colher de manteiga e a couve cortada bem fininha, deixe refogar e coloque a farinha de mandioca a gosto. Misture tudo de modo que forme uma farofa úmida. Tire o pacú da assadeira e passe shoyo por dentro e por fora. Recheie com a farofa, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 60 minutos. Retire do forno e enfeite com limão, laranja, tomates e folhas de alface. Sirva com arroz branco e maionese de legumes. (6 porções)



Peixe ao Molho Branco

1 kg de filé de peixe
12 maço de coentro picado
2 limões grandes
5 dentes de alho amassado
sal a gosto
500 g de queijo mussarela

Molho branco:
2 colheres de manteiga
1 cebola picada
3 colheres de trigo
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
Modo de fazer: Corte o filé e tempere com o coentro, limões, alho e sal. Frite os peixes e coloque em uma assadeira. Ponha a mussarela por cima. Despeje o molho branco sobre de ambos. Por último bata um tomate bem maduro no liqüidificador com duas colheres de água e despeje por cima. Leve ao forno para que derreta o queijo (mais ou menos 15 minutos).
Molho branco: Coloque a cebola bem picada para dourar a manteiga, acrescente o trigo. Despeje o leite e mexa até dar o ponto de mingau duro. Apague o fogo e acrescente o leite e o leite de coco.



Caldo de Piranha

A piranha é talvez o peixe mais comum nos nossos rios e lagos. Não é nada agradável estar pescando um outro peixe e fisgar piranhas. Mas ela pode e deve ser aproveitada na receita mais típica do Pantanal. Provei várias vezes este caldo em Corumbá, onde aprendi executar esta alquimia. Dizem que este caldo tem efeito afrodisíaco.

3 Piranhas grandes inteiras
3 Cebolas inteiras
3 Dentes de alho grandes
3 Tomates
3 Xícaras de chá de azeite
3 Colherinhas de café de pimenta do Reino moída
3 Pimentas malaguetas
3 Litros de Água
Modo de fazer: Limpe e escame as piranhas, lavando-as com um jato de vinagre. Não repique a piranha para não cortar os espinhos, tornando-os perigosos. Coloque todos os ingredientes num panelão e deixe ferver por 3 horas. Vá adicionando água se reduzir demais. Após o cozimento, coe muito bem apertando os espinhos contra a peneira. Sirva em copos de porcelana ou de barro. Obs: Devemos respeitar o número 3 na receita que funcionará 3 vezes mais, após o caldo você se multiplicará por 3.

Peixe à Urucum

1 Kg de peixe
cebola
tomate
pimentão
sal a gosto
óleo
urucum
1 coher de azeite
2 garrafas de 200 ml de leite de coco
1 lata de creme de leite
queijo mussarela
Modo de fazer: Frite peixe à dorê. Faça um molho com cebola, tomate, pimentão refogado no óleo e no azeite de dendê. Depois de refogados coloque o leite de coco e o creme de leite, deixe ferver. Em um pirex coloque um pouco de molho com urucum. Leve ao forno para ficar gratinado


--------------------------------------------------------------------------------

2007-01-08 08:57:20 · answer #1 · answered by Nilza Padovani Feitosa F 4 · 1 0

Pirão de Pacú,,,, o peixe Pacú. heheh ou de piranha... muito bom.

2007-01-16 11:27:31 · answer #2 · answered by Aproveitando Cada Segundo! 3 · 0 0

Moqueca de pintado com azeite de dendê.

2007-01-15 14:12:59 · answer #3 · answered by samueel 6 · 0 0

Aninha,

Dizem que o caldo de piranha é o prato típico da cozinha pantaneira.

Caldo de Piranha

A piranha é talvez o peixe mais comum nos nossos rios e lagos. Não é nada agradável estar pescando um outro peixe e fisgar piranhas. Mas ela pode e deve ser aproveitada na receita mais típica do Pantanal. Provei várias vezes este caldo em Corumbá, onde aprendi executar esta alquimia. Dizem que este caldo tem efeito afrodisíaco.

3 Piranhas grandes inteiras
3 Cebolas inteiras
3 Dentes de alho grandes
3 Tomates
3 Xícaras de chá de azeite
3 Colherinhas de café de pimenta do Reino moída
3 Pimentas malaguetas
3 Litros de Água

Modo de fazer: Limpe e escame as piranhas, lavando-as com um jato de vinagre. Não repique a piranha para não cortar os espinhos, tornando-os perigosos.

Coloque todos os ingredientes num panelão e deixe ferver por 3 horas. Vá adicionando água se reduzir demais. Após o cozimento, coe muito bem apertando os espinhos contra a peneira. Sirva em copos de porcelana ou de barro.

Obs: Devemos respeitar o número 3 na receita que funcionará 3 vezes mais, após o caldo você se multiplicará por 3.

Um abraço!

2007-01-14 17:16:22 · answer #4 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

A culinária pantaneira é bastante rica, fruto da mistura da cultura indígena com os colonizadores portugueses e forte influência dos nativos do chaco paraguaio e boliviano. é uma cozinha rústica, com ingredientes regionais, uso de peixe e carne bovina, pela atividade pecuária que compõe a economia da região. TAmbém uma atividade econômica importante foram as comitivas, onde os boiadeiros levavam o gado do Pantanal para os estados do Paraná e São Paulo e vice-versa. Nesse trajeto, levavam-se ás vezes tres meses, e a disponibilidade de ingredientes frescos e vegetais era pequena, e as refeições eram preparadas com alimentos secos que aguentavam a longa viagem sem se deteriorar; é o caso da carne-seca (carne de sol ou charque em outras regiões do país) ou sua variante, a carne de sereno (seca em varais durante a noite), o uso de farinha de mandioca, as paçocas de pilão (com carne seca ou carne de veado ou de anta). No capítulo dos peixes o caldo de piranha é o mais representativo. Existem também os porcos-monteiros, que são porcos domésticos que escaparam dos criatórios durante a Guerra do Paraguai, e ganharam o mato, e após mais de um século viraram uma espécie selvagem, quase um javali, de carne bem saborosa. Os churrascos são uma preparação comum em todos as regiões do chaco, desde os pampas gaúchos. Outro prato bem típico da região é a cabeça de boi assada. A cabeça é destacada do pescoço durante o abate, costura-se o couro na base, onde se inseria o pescoço, com arame, como também a boca. Assim , com curo e tudo, é posta a assar em um braseiro ou forno de barro, e após algumas horas o couro está quebradiço, e se pode comer os músculos da face e a língua, a parte mais disputada.

2007-01-12 19:56:55 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

creio que sejua peixe, com mandioca, já tem muitas respostas completas
Boa noite

2007-01-09 17:34:46 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/PANTANAL.HTM

entre neste e site e saiba de tudo sobre o pantanal...

2007-01-09 10:21:18 · answer #7 · answered by jean e adriana 5 · 0 0

Jacaroa à Carbonara com guizado de Vitória Régia e feijão nhambú.

2007-01-08 16:55:29 · answer #8 · answered by Jos2010 6 · 0 0

Infelizmente não conheço o pantanal, nem o prato típico ,mas posso tentar, será que é carne de jacaré ou de jibóia ?

2007-01-08 16:50:02 · answer #9 · answered by Lugano 7 · 0 0

naum sei, la devem omer carne d jacareh

2007-01-08 16:44:38 · answer #10 · answered by Caco 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers