- Caminho 2 - Os falsos mestres - denúncia - 2.1-22.
No capítulo 2, o autor muda para um assunto extremamente oposto ao que estava sendo tratado até então. Seu conteúdo é muito semelhante à epístola de Judas.
Enquanto que no capítulo 1, Pedro falava a respeito dos cristãos fiéis, agora ele passa a se referir aos falsos mestres, seu caráter, suas obras e o conseqüente castigo. Esses são os que andam pelo "caminho de Balaão" (2.15). Sabendo de sua morte iminente (1.14), o autor está preocupado com aqueles que talvez o sucederão e aos demais apóstolos na liderança da igreja.
Os falsos mestres:
Foram resgatados mas desviaram-se (2.1,15,19,20,21,22).
Contudo, continuam dentro das igrejas (2.1,13).
Estão na liderança (2.2 - muitos os estão seguindo).
Seu interesse primordial é o dinheiro. Assim como Balaão (2.3,14,15).
São comparados aos anjos caídos, aos contemporâneos de Noé e aos habitantes de Sodoma e Gomorra (2.4,5,6).
O ponto de partida desse caminho é o mesmo daqueles mencionados no primeiro capítulo. Já que foram resgatados (2.1), o lugar de onde saíram está identificado como as "contaminações do mundo", de onde escaparam mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo (2.20). Contudo, desviaram-se da rota traçada pelo Senhor (2.15), sendo envolvidos e vencidos pelo mundo, terminando por se afastarem do santo mandamento de Deus (2.20-21).
O seu modo de caminhar é identificado através de seu comportamento. O texto apresenta verbos e adjetivos que nos fazem compreender o caráter desses homens:
- Falsos, dissimulados, hereges, destruidores, negam a Cristo, libertinos, avarentos, mentirosos, fazem comércio de vidas, são carnais, seguem paixões imundas, são rebeldes, atrevidos, obstinados, como animais irracionais, blasfemos, injustos, luxuriosos, enganadores, adúlteros, insaciáveis, malditos, vaidosos, arrogantes, inconstantes, escravos da corrupção (2.1,2,3,10,12,13,14,18,19; 3.3). Tais palavras variam um pouco de uma versão bíblica para outra.
- Apesar de todo esse conteúdo maligno, tais homens apresentam uma aparência positiva. Afinal, são líderes, são mestres, e prometem liberdade aos seus seguidores (2.1,2,19). São fontes... sem água. São nuvens .... também sem água (II Pd.2.17; Jd.12). O aspecto é promissor mas não produzem nada de positivo.
Dentre tantas características apresentadas, percebemos que se destacam as atitudes desses falsos mestres em relação à autoridade, ao dinheiro e ao sexo. Eles são rebeldes, avarentos e adúlteros, entre outros adjetivos a estes relacionados.
O ponto de chegada desse caminho está demonstrado pelas expressões:
"... a sentença..." (2.3).
"... a perdição..." (2.3).
"... inferno..." (2.4).
"... cadeias da escuridão..." (2.4).
"... juízo.." (2.4).
"... destruição..." (2.6).
"... o dia do juízo, para serem castigados." (2.9).
"... a negridão das trevas" (2.17).
"... o último estado pior do que o primeiro" (2.20).
"... juízo e destruição..." (3.7).
2006-12-27 23:42:37
·
answer #1
·
answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7
·
1⤊
1⤋
esses versiculos falam sobre falsas doutrinas e falsos profetas que virão nos ultimos tempos....eles se basearão na biblia mas pregarão a mentira, enganando até mesmo aqueles que acreditam, se infiltraram até nas religioes sérias e ai sera (ou já é ) muito dificil achar uma igreja ou uma instituição que pregue o puro e verdadeiro evangelho...quer uma dica: Quando você quer saber algo ou tiver alguma duvida sobre a biblia, procure alguem que além de ter estudado sobre o assunto possa ter um bom testemunho de vida....pois falsos profetas e enganadores são como agentes do diabo disfarçados de anjo...mas de alguma forma devemos saber como distingui-los...
2006-12-27 23:36:12
·
answer #2
·
answered by nanda 1
·
3⤊
0⤋
O que mais existe hoje no mundo são falsos profetas eles desencaminham as pessoas (com a permissão voluntaria delas é claro) e por causa de sua atitude pecaminosa fazem com que se falem mal de Deus em toda terra, não é a toa que existem tantos ateus no mundo pois por causa desses falsos profetas até Deus é culpado ,mas isso não quer dizer que a verdade não pode ser encontrada ela existe, a pessoa tem que procurar.
2006-12-27 23:27:11
·
answer #3
·
answered by Bozo 5
·
3⤊
0⤋
Existem mestres e Mestres.
Só despertando a consciência para assim poder investigar por conta própria.
2006-12-28 22:13:20
·
answer #4
·
answered by Satori 6
·
2⤊
0⤋
Desde criação da igreja, sempre houve falsos profetas, pastores e obreiros. Não só Pedro, mas também Paulo sempre pregava, sobre isso, nas igrejas onde ele tinha contato.
Depois de nominalmente 2000 anos, este fator maléfico multiplicou nas igrejas em vez de melhorar e sanar. Estes versos dizem mais suave possível para não assustar muita gente, mas, na verdade, temos as igrejas completamente alteradas exatamente como disse nos versículos, porque as doutrinas das igrejas são adaptadas para mais de sobrevivência entre si, não para seguir completamente a Palavra de Deus. Aí vem ganância, palavra fingida, negócio comercial e enfim até que todos os seguidores que seguem essas igrejas fossem destruídos.
Uma das coisas mais transparente e escondida é ir na igreja costumeiramente pensando que é livre de qualquer condenação no julgamento final. Esta crença que foi mantida e educada pela igreja é aceita e valorizada pela igreja. Mas, quem está seguindo a Palavra de Deus normalmente é isolado e afastado da igreja.
O que a gente precisa é uma reforma geral da igreja comodista, mudando desde a doutrina de acordo com a Palavra de Deus.
2006-12-27 23:38:41
·
answer #5
·
answered by jnacet 4
·
2⤊
0⤋
Estes versículos falam dos falsos profetas ou seja, pessoas que se passaram por abençoadas, que te prometerá mundos e fundos, mas na realidade a única coisa que ele quer e te usar para beneficio próprio, quem sou eu para julgar, sou evangélica mas existem muitas igrejas que se dizem abençoadas, mas a única coisa que fazem é usar as pessoas, para ganhar dinheiro, por isso é necessário, muita atenção quando entrar numa igreja, há igrejas maravilhosas, a qual se pode confiar, mas lembrando sempre que há muitos lobos em pele de cordeiro.
2006-12-27 23:32:34
·
answer #6
·
answered by Léia S 1
·
2⤊
0⤋
Com certeza existiram, existem e existirão pessoas que virão para enganar o povo, tentar desviá-los do caminho que Deus quer para nós e também que enganarão as pessoas movidos pela ganancia. Não se preocupe, Deus é onipresente e oniciente, tudo sabe e tudo vê e essas pessoas que vieram com esse proposito receberão sua "recompensa".
2006-12-27 23:31:34
·
answer #7
·
answered by KIKO- Baruk Raba Beshen Adonai 5
·
2⤊
0⤋
Os pastores da Igreja Renascer, por exemplo!
Existem pessoas que destorcem a palavra e levam a entendimentos errôneos com o objetivo de manipular a fé.
Essas pessoas são consideradas falsos profetas e que temos que ficar atentos. Segui-los também é pecado, assim como idolatrar imagens ou falsos deuses.
2006-12-27 23:26:03
·
answer #8
·
answered by Tira Teima 5
·
2⤊
0⤋
Acredito que seja uma visão do que a igreja se tornaria, em quase 90% das religiões, a fé se tornou comércio, doações, taxas e outros abusos.
Acredito que era jesus que falava, e ele dizia e existiriam, como já existem agora, falsos profetas, falsos pregadores da palavra, mais ou menos isso.
E com castigo, morram!
2006-12-27 23:22:47
·
answer #9
·
answered by Samuka 2
·
2⤊
0⤋
Isto é um fato. Porém nós não temos o direito de julgar a ninguém porque também somos pecadores. Ou não? Se não quisermos ser enganados por tais profetas vamos nos recorrer a bíblia e descobrir que não é. Se existiriam falsos é óbvio que também teriam verdadeiros.
2006-12-28 22:22:12
·
answer #10
·
answered by JBDN 4
·
1⤊
0⤋
Oi Isis, que cor ta seu cabelo hoje?
O texto é bem claro não acha?
Hoje em dia as religiões que usam a palavra de Deus apenas
como negócio não são nem consideradas cristãs, as seitas neopentecostais que têm se alastrado estão cada vez mais se distanciando dos ensinamentos de Cristo (caminho da verdade, como ele era chamado, ou simplesmente O Caminho).
Vamos ver qual será o futuro deles.
2006-12-28 03:36:41
·
answer #11
·
answered by Marcelo 4
·
2⤊
1⤋