"Quem dá aos pobres, empresta a Deus" (dharma).
"Aqui se faz, aqui se paga"
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido" (karma).
Sistema de débito e crédito em que se baseia a Justiça Divina.
Como se vê, os dois termos não são privilégio dos budistas, kardecistas, ou quem quer que seja.
A lei é a mesma para todos, independentemente da religião que cada um segue, e até mesmo para os ateus. É a Lei de Deus.
Cada um dá a ela o nome que quiser, cada um acredita nela ou não, mas, a despeito disso, ela é inflexível, inexorável e imutável.
2006-12-27 12:02:20
·
answer #1
·
answered by DFB 2
·
3⤊
0⤋
eu concordo um pouco c/ as duas primeiras resposta, sou budista, e no meu ponto de vista dharma é algo agradavel, agora o carma é c/ certeza algo que vc tras de vidas passadas ou até mesmo dessa , tipo aqui se faz, aqui se paga, ou vc planta o que colhe............. é bem por ai.
aliás um feliz ano novo cheio de amor e paz, bjs
2006-12-27 19:56:49
·
answer #2
·
answered by Regiane S 4
·
2⤊
0⤋
O Dharma é uma das três jóias do Budismo tibetano.. Chamada jóia darma. Disso eu entendo um pouco pois vou sempre ao centro budista maytrea. Outro dia eu assisti uma palestra de uma monja (Kel Sang), que falava sobre as três jóias (Buda, Darma e Sanga)... Darma significa "proteção". Praticando os ensinamentos de Buda, podemos nos proteger de sofrimentos e problemas. Todos os problemas que temos ao longo da nossa vida originam-se na ignorância e o método para eliminar a ignorância é praticar o Darma.
...
O Karma, de acordo com tudo o que meu pai costuma falar sobre o assunto, é a bagagem que temos de vidas anteriores, a carga que trazemos, seja ela positiva ou negativa.
...
(Depois me pessa por MSN, o site do centro kadampa que vou, caso se interesse mais pelo assunto.)
2006-12-28 12:34:12
·
answer #3
·
answered by . 6
·
1⤊
0⤋
Oi! Sérgio, ;) arriba y para o alto.
Creio ser semelhantes, porém o Budismo revela conseguir amenizar ou até mesmo modificar o Karma, supomos se alguém está destinado a perder uma perna, através do Daimoku e o Sutra de Lótus, perdem apenas um dedo, ou pé, já os Kardecistas acham não ser possível modificar, o meu irmão é Budista e afirma ser possível, basta possuir determinação, e por incrível consegue transpor barreiras que eu como Espírita fico admirado, enfim é uma Religião extraordinária qual luta por um ideal e conseguem, só fazem o bem e da mesma forma só pensam no bem, considero o Budismo minha segunda Religião.
Quanto a sua pergunta o que é dharma, são o que chamamos de merecimentos, e Karma o mesmo que causas e efeitos, muitos não entendem porque existem os ricos e os pobres, porque uns são perfeitos e outros aleijados, uns nascem cegos e outros não, tais fatos são explicados, tanto pelo Budismo como pelo Kardecismo ok?
Um Feliz 2007, para você e seus Familiares.
Um forte abraço.
2006-12-27 21:09:14
·
answer #4
·
answered by RuyLFreitas 7
·
1⤊
0⤋
Se os budistas acreditarem na lei da causa e efeito, todo o mal que fizermos aos outros acumulamos dividas e temos que paga-las se não nesta existência em outras. Nesse caso poderia ser igual as leis carmicas dos espíritas.
2006-12-27 19:38:29
·
answer #5
·
answered by Á amizade é como uma flor 7
·
1⤊
0⤋
olha a ideia é o seguinte: pra toda açao tem uma reaçao, entao tudo o que vc faz terá um retorno bom ou ruim em sua vida, e ele é de acordo com suas açoes nessa vida e nas vidas passadas....por isso faça o melhor e o bem, pros seus retornose sempre serem bons
2006-12-28 07:39:03
·
answer #6
·
answered by Scully 4
·
0⤊
0⤋
Não vou expor minhas ideias quanto a essas duas religiões (seitas) mais as duas não são deferentes em nada de suas doutrinas.
2006-12-27 19:42:13
·
answer #7
·
answered by Glauber 4
·
0⤊
1⤋