O dinheiro é apenas uma forma de facilitar as trocas.
Infelizmente existiria ganância por terras, posses, animais, etc, mesmo sem o dinheiro.
2006-12-27 09:35:26
·
answer #1
·
answered by Beakman 5
·
0⤊
0⤋
Conseguiríamos, antigamente se trocavam as mercadorias quem plantasse feijão trocava por outro produto (milho,cebola etc...) o dinheiro surgiu para facilitar o manuseio.
2006-12-28 09:24:05
·
answer #2
·
answered by OSVALDO Scachorrao 5
·
0⤊
0⤋
COMO SURGIU O DINHEIRO
Há muito, muito tempo atrás, ninguém precisava de dinheiro. Os grupos humanos produziam tudo aquilo de que precisavam para viver. Quando a sociedade começou a ficar mais complexa, o pessoal começou a dividir as tarefas: uns plantavam, outros construíam casas, outros faziam móveis etc.
No começo, as pessoas começaram a trocar coisas: o cara que fazia móveis trocava com o cara que criava galinhas, por exemplo.
Mas o número de coisas a serem feitas e de pessoas que precisavam de coisas foi aumentando, e as trocas começaram a dar muito trabalho. Imagine o tempo que o camarada que fazia cadeiras levava, quando estava com fome, para descobrir alguém que plantasse e que justamente estivesse precisando de uma cadeira... Não dava muito certo. Foi necessário, então, criar uma coisa que pudesse ser trocada por outra coisa de que a pessoa estivesse precisando, ou seja, era preciso criar um dinheiro.
Após o uso de materiais como o sal para servir de dinheiro, logo se começou a usar, para cunhar as moedas, metais como ouro e prata, que tinham algumas vantagens: eram valiosos com relação a outros metais, tinham pouco peso, não estragavam e era possível dividi-los.
Já pensou se o dinheiro fosse gado? Carregar um boi até o mercado e ainda por cima ficar esperando o troco? E se quisesse entregar a quantia certa, teria que matar o boi entrear um pedaçõ e voltar com a sobra.
Com medo de serem roubadas, as pessoas colocavam seu ouro na casa de indivíduos que eram especialistas em guardar dinheiro que hoje seriam os banqueiros. Ao receber esse ouro, os banqueiros escreviam um papel que dizia: "O senhor Fulano de Tal tem guardado junto ao senhor Sicrano de Qual tanta quantidade de ouro." Esse papel, logo chamado moeda-papel, era um recibo do ouro depositado. Com o tempo, as pessoas passaram a não pegar de volta este ouro. Elas simplesmente passavam adiante o recibo, que também era aceito pelos comerciantes.
Alguns banqueiros começaram a emitir mais moedas-papel do que o ouro que tinham guardado consigo. Isso não significa que eles fossem trambiqueiros, mas sim que as trocas cresciam e havia necessidade de mais dinheiro circulando para que os negócios se realizassem. Para controlar a emissão de recibos pelos banqueiros, o governou criou um órgão especial para emitir as notas, que só valiam se fossem emitidas por esse banco do governo. No começo, a quantidade de notas emitidas pelo banco do governo tinha que corresponder à quantidade de ouro existente no país. Mas depois, devido à escassez de ouro e à ganância dos governos, isso passou a não acontecer mais. Hoje em dia, nenhum país emite mais notas de acordo com sua reserva de ouro.
CAUSAS DO ENDIVIDAMENTO
O endividamento faz parte da sociedade atual, mas, principalmente os cartões de créditos, cheques especiais, são ferramentas de gratificação imediata. Infelizmente, o resultado final é um trauma retardado quando as contas são apresentadas.
No cartão de crédito por exemplo, é preciso conhecer os dois lados deste mundo. Por um lado muitas pessoas usam os cartões de crédito sabiamente, pagando a fatura todo mês para que não haja juros. Por outro, o impacto multiplicador na vida financeira dos juros devastadores cobrados sobre o saldo devedor dos cartões de crédito.
Como isso acontece:
Um mês você está com pouco dinheiro, por isso paga o valor mínimo permitido no cartão de crédito. A fatura do cartão continua a aumentar à medida que você faz outras compras.
Pagar o mínimo é tão fácil que você o faz novamente no mês seguinte e no seguinte. Mas continua comprando. Como está fazendo o pagamento mínimo, seu crédito ainda está bom e outras empresas lhe enviam novos cartões de crédito. Logo você tem cinco cartões de crédito diferentes na carteira. Você continua a fazer o pagamento mínimo nos cinco cartões de crédito, mantendo, assim, uma boa classificação de risco mas, agora a dívida total de sua fatura em todos os cartões é assombrosa. Um dia você percebe que está pagando muito dinheiro em pagamentos mínimos, mas que sua fatura total continua crescendo a cada mês. É apenas quando percebe que não pode fazer nem mesmo os pagamentos mensais mínimos que sua classificação de risco de crédito é afetada. Então você descobre que ultrapassou o limite máximo dos cartões, que não pode conseguir novos cartões, pois seu crédito não é mais tão bom, já que você deixou de fazer alguns pagamentos e mal consegue fazer os pagamentos mínimos dos cartões que possui.
Infelizmente, esse é o círculo vicioso em que muitas pessoas se encontram hoje em dia. Logo aprendem que é melhor pagar suas faturas à vista do que aumentar suas despesas indefinidamente.
Daí a importância de uma alfabetização financeira sobre o uso do dinheiro para não ser injustamente usado por ele.
O DINHEIRO DOMINOU O MUNDO
Trate suas dívidas como trataria uma arma carregada
O dinheiro dominou o mundo. Agora o dinheiro e a vida andam de mãos dadas.
Hoje as dívidas estão sufocando a vida de muitas famílias, mesmo as famílias de alto nível de instrução. E é por isto que muitas pessoas atoladas em dívidas só conseguem viver enquanto estão dormindo.
É preciso aprender as habilidades básicas para administrar o dinheiro e as dívidas, senão é provável que venhamos a ter problemas financeiros pelo resto da vida.
O dinheiro não nos torna necessariamente ricos. O maior erro que a maioria das pessoas comete é pensar que ganhando dinheiro ficará mais rica. Na maioria dos casos, quando as pessoas ganham dinheiro, elas afundam em dívidas.
A dívida tem o poder de nos deixar ricos ou pobres da mesma forma que uma arma carregada pode nos proteger ou nos matar.
Se você se dedicar a discutir essas questões de dívidas, verá por que poucas pessoas ficam ricas e por que a maioria luta a vida inteira para superar os problemas financeiros.
Muitos dos obstáculos e das vitórias financeiras da vida giram em torno de dinheiro, poupança e dívida.
2006-12-27 17:52:48
·
answer #3
·
answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6
·
0⤊
0⤋
Já houve esse tempo, em que as pessoas tinham que trabalhar a terra, criar animais, e com as àrvores faziam suas casas e também construiam o que necessitavam, fazendo a troca de haveres sobreveviam.
O comécio naqueles tempos era troca por troca.
Hoje acredito que dificilmente alguém quereria viver sem o maldito dinheiro. E como você eu também digo, sem dinheiro o Mundo seria muito melhor.
Mas eu tenho a esperança que quando chegar o novo mundo criado por Deus, tudo será diferente e para melhor.
Um abraço
2006-12-27 17:51:46
·
answer #4
·
answered by Soraya 6
·
0⤊
0⤋
Claro que sim, antes de existir o dinheiro tudo era a base de troca o objeto de maior valor eram as pedras preciosas.
2006-12-27 17:51:11
·
answer #5
·
answered by samueel 6
·
0⤊
0⤋
Sim, mas qualquer que fosse o tipo de troca e intermediações, desde o início das civilizações, as mais remotas, o homem sempre foi o "lobo do homem".
2006-12-27 17:46:11
·
answer #6
·
answered by Khert 1
·
0⤊
0⤋
Evidentemente que sim. O dinheiro apenas facilita a relação de troca. Antes do dinheiro houve o escambo (ou troca direta) que consistia na troca de bens por outros bens consoante a necessidade dos seus proprietários.
2006-12-27 17:45:43
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nós viveríamos q nem nos tempos das cavernas, caçando animais pra comer e plantando vegetais.
2006-12-27 17:45:14
·
answer #8
·
answered by Vinicius 2
·
0⤊
0⤋
No interior as pessoas vivem ,comendo o que plantam, Mas nem tudo que se precisa `e planta, se tratando de saude tem que buscar um medico especialista, se tratando de uma doenca incuravel somente Deus. Mas as boas novas `e que no ceu nao vamos precisar de dinheiro , nem de pagar luz, la a luz vem do trono de Deus e ilumina toda a cidade, Voce Gostaria de morar la ? aceite Jesus e vai na igreja evangelica assembleia de Deus mais perto da sua casa e segue fiel a Deus o ceu `e o unico lugar que nao vamos precisar pagar nada la `e de graca, e nunca mais iremos chorar porque la nao havera tristeza,nem morte nem fome,nem pecado,la reina o Senhor.
2006-12-27 17:44:35
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Viver sem dinheiro realmente é muito difícil, mas era só fazer como os moradores de rua fazem, fazer um monte de filhos para ver no quê que dá, e depois ir pedir comida, esmola e roupas para os bacanas.
2006-12-27 17:42:03
·
answer #10
·
answered by Dark White 2
·
0⤊
0⤋
Trocava-se uma pele de urso para fazer uma roupa, por duas galinhas.
E por ai vai.
2006-12-27 17:40:52
·
answer #11
·
answered by virgentina55 6
·
0⤊
0⤋