Engraçado, teve alguém que falou que a doutrina espírita "não tem fundamento", mas não explicou o que quer dizer com isso... pra mim, usar essa expressão como justificativa não passa de uma tremenda falácia.
Pois bem, Makoto, você me conhece, e sabe que sou católica. Sabe, também, que apesar de eu ser católica, eu conheço alguma coisa da doutrina espírita, por ter alguns parentes que seguem esta doutrina. Então, acabei lendo algumas obras básicas (o "Livro dos Espíritos", o "Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "Livro dos Médiuns"). E achei muito interessante a forma lógica como o raciocínio é apresentado. A doutrina parte do princípio de que todos nós temos um "sopro vital", que é o espírito. Outro princípio é o de que o espírito não morre, o que morre é o corpo. E que, se o espírito não morre, não há motivos para que não haja comunicação entre os espíritos que estão encarnados e os desencarnados (ou seja, os "vivos" e os "mortos").
O único ponto de conflito que vejo entre a religião que sigo e a doutrina espírita é a reencarnação, que não é aceita pelo catolicismo, e que é um ponto central do espiritismo. Mas, de resto, não vejo conflito algum. Mesmo porque o espírita, geralmente, esforça-se para seguir o maior dos mandamentos, aquele que Jesus deixou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amo" (João 15,12). E esse mandamento independe de denominação religiosa.
2006-12-27 02:51:28
·
answer #1
·
answered by Verbena 6
·
6⤊
1⤋
Makoto, eu não tenho nada contra... Acredito em Deus como sendo o Pai, Jesus sendo o Filho e no Espírito Santo, e em Maria, o resto eu simplesmente não questiono, respeito!
2006-12-27 02:34:38
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
6⤊
1⤋
è uma questão de fé, no meu caso eu optei pela igreja Católica, e como eu disse é tudo uma questão de fé, pois em nossa pequenez jamais compreenderemos todos os mistérios, como já dizia Santo Agostinho,
2006-12-27 02:42:54
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Não tenho nada contra o espiritismo, apenas o fato de não acreditar em reencarnação (pelo menos do modo que os espíritas acreditam). Seus adeptos praticam mais a caridade que quaisquer outros e chegaram a essa crença por experiências pessoais, ao contrário dos cristãos e muitos outros, que normalmente seguiram tradições familiares. O Livro dos Espíritos é belíssimo e deveria ser lido por todos, independente de religião. Minha crença é diferente, mas não acho nada de mentira do Diabo. Isso é coisa de evangélico.
2006-12-27 02:32:46
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
5⤊
1⤋
Prefiriria abster-me mas não consigo :^)
Alguns argumentos que vi por aqui...
- que não tem fundamento... meu Deus! O espiritismo só não permite uma única coisa: fé cega. A fé deve sempre passar pelo crivo da razão.
- que nenhuma bíblia permite comunicação com os mortos... ainda bem que nenhum pastor fala em linguas ou recebe o espirito santo e ninguém ora a santos há muito falecidos...
- adorei o link "desvendando o espiritismo"... pena que muito do que dizem não tem fundamento...
Abraços!
2006-12-27 03:59:39
·
answer #5
·
answered by no_stress_123 3
·
3⤊
0⤋
Eu ñ critico nada.... cada um com seu cada um e deixo o cada um dos outros.
2006-12-27 02:32:24
·
answer #6
·
answered by Pérola Furiosa 6
·
4⤊
1⤋
Para criticar, é necessário CONHECER. O Espiritísmo somente é criticado por aqueles que não conhecem a doutrina. Apenas por fanáticos e fundamentalistas ignorantes.
2006-12-27 04:57:44
·
answer #7
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
2⤊
0⤋
Nada contra os praticantes, mas discordo da Doutrina.
Por exemplo:
se viemos ao mundo pra pagar por erros cometidos em vidas anteriores, qual a origem do 1º homem?
também não seria injustiça ajudar a quem sofre? não estaríamos atrapalhando seu processo de evolução?
Achei um site que tem artigos interessantes sobre o assunto.
aí vai o link: http://www.cacp.org.br/indexespiritismo.htm
Que em 2007 você tenha saúde, sabedoria, bom humor e perseverança suficientes para alcançar as suas metas.
2006-12-27 02:47:12
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Makoto, muitos criticam o espiritismo de forma severa devido ao fanatismo religioso, o que não pode ocorrer.
Por exemplo. Se você optou pelo espiritismo, esta é a sua crença, ninguém pode criticar você por crer da forma que crê.
Sou católico e não vou criticar um espírita. Mas se alguém que é católico me diz que acredita em reencarnação e em outras doutrinas espíritas, eu vou dizer para a pessoa: "É melhor você rever suas crenças, se você quer ser católico ou espírita. Não dá para ser católico acreditando em reencarnação, pois a doutrina da reencarnação diz que reencarnamos para pagar um karma, e nós católicos acreditamos que na cruz Jesus pagou todas as nossas dívidas. E cremos na ressurreição que é outra coisa..."
Enfim, vou explicar a diferença existente entre as crenças e a pessoa faça o seu juízo.
Agora, não dá para ofender a religião de ninguém. Se uma pessoa tem uma crença é porque aquilo é precioso para ela.
Um abraço.
2006-12-27 02:42:37
·
answer #9
·
answered by Everton Oliveira 3
·
3⤊
1⤋
Não consigo entendercomo uma pessoa se diz católica e espírita.É impossível. Espirita crê em Reencarnação, Católico crê em Ressurreição.Paulo, Apóstólo, garante isto aos Coríntios:
" Se nós pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, como é que alguns de vocês dizem que não há Ressureição dos mortos ?
Se não há Ressurreição dos mortos então, Cristo também não ressuscitou; e se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia, e tamém é vazia a Fé que vocês têm . Se os mortos não ressuscitam, então somos testemunhas falsas de Deus, pois estamos testemunhando contra Deus. Se a nossa esperança em Cristo é só para esta vida, nós somos os mais infelizes dos homens" ( I Corintios 15,12-15.19 )
Onde a Biblia diz que há Reencarnação ? A Ressureição de Jesus é ponto central da Fé cristã.
SUZI
2006-12-27 04:01:09
·
answer #10
·
answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7
·
1⤊
0⤋