English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Minha esposa tem uma divida de uma loja, que ela fez pra uma amiga, comprou um guarda roupas, e a pessoa não pagou, só que minha esposa nem ficou sabendo que não tinha sido paga, agora após consultar o SPC, verificou a exist~encia da divida. foi feito 11 prestações de 113, a colega pagou 5, sobraram 6 de 113, mas tem uma agência de cobrança que esta cobrando 2.268,00 a vista. Esse valor inclui uma multa de 2% + 20% de honorários advocaticios + 1,5%a.m. essa divida é de 2003.
Qual a melhor forma de fazer um acordo? É ir na LOJA, ou no PROCON, pois a primeira vez que fui na LOJA, eles me mandaram nessa agência de cobrança. O juros não é abusivo? Qdo fazemos compras em LOJAS, não existe contrato, como fica isso?

2006-12-27 00:15:31 · 4 respostas · perguntado por cvsil2001 3 em Negócios e Finanças Crédito

4 respostas

Em primeiro lugar a sua esposa dançou porque deixou outra pessoa comprar no seu nome. Eu não deixaria nem o Papa comprar algo a prazo usando o meu CPF.

Quanto ao pagamento, sua esposa deverá pagar porque autorizou a pessoa a comprar.

Quanto a forma de fazê-lo, se fosse comigo, eu iria primeiro à loja explicar e negociar com eles. Minha esposa também tem lojas na cidade e sempre que isso ocorre a gente negocia de forma que a pessoa possa pagar. Porém se a conta já foi enviada a uma agência de cobrança a coisa complica porque é dada autorização à agência para a negociação.

Quanto os juros e encargos, a multa é de 2% do valor da conta e nada mais e o juro é de 1% ao mês (12% ao ano). Em alguns locais os juízes consideram 0,5% ao mês (6% ao ano). Os juros não podem ser compostos, ou seja, não é permitido cobrar juros de juros.

Boa sorte e nunca mais empreste o seu nome a ninguém, nem mesmo ao Papa.

2006-12-27 00:20:44 · answer #1 · answered by Escatopholes 7 · 0 1

Vá ao Procon, em primeiro lugar. Lá receberá as orientações certas. Ou pode ir a um juizado de pequenas causas. Tenho certeza de que entrarão num acordo. Caso contrário, pode esperar até 2008 e o nome de sua esposa sairá do cadastro do SPC e SERASA. Porém, não comprará mais naquela loja. Mas isso é o de menos... rsrs.

2006-12-27 22:06:31 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

Se puder procure tirar as dúvidas no Procon, assim vocês saberão o que relamente devem fazer.
Mas cá entre nós: vocês deviam chegar nessa "amiga" e mostrar toda a confusão que ela arranjou para vocês e cobrar tudo isso dela.

2006-12-27 08:38:38 · answer #3 · answered by Vilma 7 · 0 0

Olá.
Olha amigo, o melhor negócio é vc ir na agência, pq a loja não tem mais nada com isso, uma vez que entregou para a agência a cobrança das prestações.
Embora o valor pareça alto em relação ao que falta para pagar, não é, pq como vc mesmo viu, em cima das prestações entram mais alguns encargos, o que torna a dívida grande.
Mas, o interesse dessas agências é negociar sempre, não é interessante levar o caso a justiça, pq além de demorado o processo, os custos não compensam. Vá até a agência, e negocie essa dívida, além da valor cair bastante, ainda pode ser dividido em suaves prestações de acordo com as suas posses.
Um abraço e boa sorte.

2006-12-27 08:25:13 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers