Alimentos Geneticamente Modificados: são alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.
Organismos Geneticamente Modificados: são os organismos que sofreram alteração no seu código genético por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente.
Engenharia Genética: ciência responsável pela manipulação das informações contidas no código genético, que comanda todas as funções da célula. Esse código é retirado da célula viva e manipulado fora dela, modificando a sua estrutura (modificações genéticas).
Com o aprimoramento e desenvolvimento das técnicas de obtenção de organismos geneticamente modificados e o aumento da sua utilização, surgiram então, dois novos termos para o nosso vocabulário: biotecnologia e biossegurança.
Biotecnologia é o processo tecnológico que permite a utilização de material biológico para fins industriais.
A biossegurança é a ciência responsável por controlar e minimizar os riscos da utilização de diferentes tecnologias em laboratórios ou quando aplicadas ao meio ambiente.
Pontos positivos dos alimentos transgênicos
- Aumento da produção de alimentos;
- Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos);
- Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento
Pontos negativos dos alimentos transgênicos
- Aumento das reações alérgicas;
- As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
- Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;
- Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.
Alguns países que cultivam alimentos transgênicos
Estados Unidos: melão, soja, tomate, algodão, batata, canola, milho.
União Européia: tomate, canola, soja, algodão.
Argentina: soja, milho, algodão.
No mundo todo, pesquisadores e cientistas estão desenvolvendo pesquisas sobre quais são as reais consequências da utilização de alimentos genéticos no organismo humano e no meio-ambiente.
Consumidores de países onde já ocorre a comercialização de alimentos transgênicos exigem a sua rotulagem, assim como estão sendo feito com os orgânicos, para que possam ser distinguidos na hora da escolha do alimento.
Rotulagem dos alimentos transgênicos
Um outro tema abordado quando se discute os alimentos transgênicos é o da rotulagem dos produtos. Todo o cidadão tem o direito de saber o que irá consumir.
Por isto, a descrição da composição do alimento e o gene que foi inserido no produto, devem ser informados. Além dos rótulos dos produtos nacionais é necessário que sejam analisados os produtos importados produzidos através da biotecnologia.
No meio de todas as discussões, uma certeza reina entre cientistas, representantes do governo e da defesa do consumidor: é preciso investir em pesquisa e aprimorar os estudos.
Eu consumo numa boa qualquer alimento transgênico que tenha sido aprovado pela Drugs and Foods Americana, o controle deles e excelente.
São alimentos que ao contrário do que se diz evitam muitas doenças também nos seres humanos e porisso alimentam melhor.
A polemica causada é unicamente guerra economica, disputa de mercado!
Um abraço e Feliz Natal!
2006-12-23 11:48:58
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
Sou contra.Se você comer só o que vem da natureza sem que tenha sofrido algum processo industrial, dificilmente terá algum problema de saúde.
Há farto material informando os problemas que podem causar todas essas substâncias químicas adicionadas.
Imagine alterar a estrutura natural do alimento....Não se sabe as consequências a longo prazo em nosso organismo.
2006-12-24 02:54:56
·
answer #2
·
answered by moncadorio 4
·
1⤊
0⤋
mais uma invenção absurda dos seres humanos.que depois de alguns anos quando toda a população já esta consumindo estes alimentos, eles vêm e anunciam que o alimento dá cancer ou outra doença qualquer, lembram-se do açúcar, que antes era o mascavo e eles tiraram proteinas e vitaminas só para ficar branquinho para exportar para os eua e depois acabou-se descobrindo que a população começou a sofrer de diabetes? e o trigo que eles tiraram proteinas e vitaminas do trigo para deixá-lo branquinho para exportar como farinha de trigo para os eua,e acabou descobrindo-se que apopulãção além de sofrer com intestino preguiçoso também acabou contribuindo para o diabetes e colesterol de massas e a obesidade !tudo o que é inventado por homem só trás mal a população !
2006-12-24 00:04:11
·
answer #3
·
answered by SEMEADORES DO REINO ! 3
·
1⤊
0⤋
Eu sou favorável aos transgenicos no sentido de que alimentos transgênicos utilizam menos agrotóxicos no seu processo de crescimento, uma vez que as moléculas responsável pela proliferação de pragas e bactérias são retiradas no laboratório. Uma vez retiradas tais genes, basta aplicar agrotóxico uma vez e isso garante um alimento mais saudável.
Por outro lado não há estudos aprofundados e conclusivos a respeito das consequencias dos trangenicos nos organismos dos seres humanos. O que posso garantir, é que hoje em dia 90% dos alimentos que você encontra nos supermercados sofreu mutação genética em alguma fase do processo, pois já há limites considerados seguros por normas internacionais...
Bom, eu não sou especialista em transgenicos, mas isso é o que eu sei, espero que ajude
2006-12-22 07:29:12
·
answer #4
·
answered by El D 2
·
1⤊
0⤋
não é só na alimentação que os transgênicos são utilizados, a insulina utilizada pelos diabéticos é transgênica
2006-12-22 06:36:53
·
answer #5
·
answered by senrasoares 3
·
1⤊
0⤋
Os limentos transgênicos são uma excelente fonte de alimentação, porque foram criteriosamente estudados e modificados durante anos (no mínimo dez anos) e somente lançados para consumo depois de feitos todos os testes garantindo sua qualidade com garantia de que não vai causar nenhum dano à saúde.
Os transgênicos polêmicos são aqueles modificados e lançados no mercado sem nenhum estudo das suas consequências, que poderão causar muitos danos à saúde.
2006-12-22 06:32:13
·
answer #6
·
answered by Adenir S 4
·
1⤊
0⤋
Sou a favor, não está comprovado nenhum mal à saúde.
A produção aumenta.
O chester tão festejado nessa época natalina é resultado de engenharia genética.
2006-12-22 06:28:39
·
answer #7
·
answered by Enzo- 7
·
1⤊
0⤋
Katxia, eu acho muito inútil o homem gastar uma fortuna pra criar produtos que, embora nao se tenha certeza, parece que faz um mal terrível á saúde. Acho idiota.
BEijo
2006-12-22 06:21:53
·
answer #8
·
answered by @usernamefake 6
·
1⤊
1⤋