English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

. Foram oa indios sateré-Maués que inventaram a cultura do guaraná, ou seja, foram eles que transformaram a trepadeira silvestre em planta cultivada, descobrindo as técnicas necessárias para seu beneficiamento.

Diz a lenda indigena que o guaraná é fruto brotado dos olhos do filho de Onhiámuáçabe, que conhecia todas as plantas e seus usos. Contam os indios que, mal a criança aprendeu a falar, já começou a desejar os frutos de uma castanheira encantada que sua mãe havia plantado no Noçoquém - lugar sagrado, onde as pedras falam - e que estava sob o dominio de seus tios.

Acontece que os tios não queriam o menino. Um dia, quando ele se deliciava com os frutos da castanheira, os bichos da floresta foram avisar seus tios, que mandaram matá-lo. Quando a mãe chegou, já era tarde.


"Tem os Andirazes em seus matos uma frutinha que chamam guaraná, a qual secam e depois pisam, fazendo dela umas bolas, que estimam como os brancos o seu ouro, e desfeitas com uma pedrinha, com que vão roçando, e em uma cola de água bebida, dá tão grandes forças, que indo os índios à caça, um dia até o outro não tem fome, além do que faz urinar, tira febres e dores de cabeça e cãibras."

Padre loca Felipe Betendorf (1669)
citado por Sonia Lorenz

Então, ela enterrou os olhos do filho, cuidadosamente. As lágrimas desoladas da mãe fizeram nascer da terra os frutos do guaraná: do olho esquerdo, nasceu o guaraná-falso, ou guaranarana, que não presta; do olho direito, nasceu o guaraná-verdadeiro. Depois de um tempo, da cova onde o menino fora enterrado, começaram a sair os outros animais. No final saiu um menino, o primeiro índio da tribo dos Manés, que se consideram, assim, "os filhos do guaraná ", aliás, uaranã, que, em lingua indigena, quer dizer "olho de gente" ou "parecida com o olho". De fato, os frutos do guaraná são vermelhos como sangue e, quando amadurecem, suas cascas se rompem, deixando aparecer a semente negra envolvida por uma capa branca, o afilo, cujo conjunto faz lembrar o de um olho humano. A impressão é que de cada cacho nasceram dezenas de olhinhos.

Mas os índios sabem que, quando isso acontece - quando o guaraná amadureceu no pé - já passou o tempo da colheita.

E não se limita apenas nesse ponto a sabedoria dos nativos. Até hoje regionalmente, existe uma grande distinção entre o guaraná beneficiado pelos Sateré-Maués - considerado de alta qualidade - e o guaraná beneficiado pelas populações não indigenas da região da cidade de Maués, de qualidade inferior.

Isto porque os processos de produção utilizados nem sempre incluem os conhecimentos e as práticas tradicionais dos indígenas, desenvolvidas e apuradas ao longo do tempo.

2006-12-15 04:31:34 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não

2006-12-15 13:38:23 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Lenda Guaraná

Entre os Índios Maués nasceu um menino muito bonito, de bom coração e de inteligência fabulosa. Como era muito esperto e alegre todos na tribo o admiravam.
Jurupari, o espírito do mal, ficou com inveja da criança e passou a espreitar para acabar com sua vida. A tarefa não era das mais fáceis, já que os outros índios sempre estavam à sua volta, principalmente os mais velhos que se sentiam na obrigação de protegê-lo. Mas Jurupari não sossegaria até fazer o mal ao pequeno.

Num dia, o menino brincando acabou se afastando dos outros índios. Encontrou uma árvore e tentou colher uma fruta. Jurupari se aproveitou e, na forma de uma cobra, deu o bote sobre a criança, matando-o.

A noite chegou e deram por falta da criança. Começou a procura por toda a tribo. Até que o encontraram morto aos pés da árvore. A notícia logo se espalhou com a tristeza geral na tribo.

Todos lastimavam a inusitada morte da criança mais amada de toda a tribo dos Maués. Chorou-se por várias luas ao lado do corpo inerte.

Num dado momento durante o funeral, um raio caiu justamente ao lado do garoto morto. "Tupã também chora conosco", disse a mãe da criança, "vamos plantar os olhos de meu filho para que deles possa nascer uma planta que nos trará tanta felicidade quanto o menino em vida nos trouxe". E assim fizeram!

Foi assim que dos olhos do pequeno índio nasceu o guaraná, fruta viva e forte como a felicidade que o pequeno indiozinho dava aos seus irmãos.

2006-12-15 12:40:06 · answer #3 · answered by AUREA P 6 · 0 0

Amigo segue uma delas:

LENDA 01:

Certa vez, uma tribo indígena recebeu uma alegre notícia: um lindo menino tinha nascido. Ele era filho do pajé e protegido de Tupã.

Um dia o menino brincava na floresta. Ele subiu em uma árvore para pegar frutos. O gênio do mau se transformou em uma enorme serpente e assustou o menino que caiu da árvore e morreu.

Os índio enterraram o menino em uma cova bem funda.

Depois de algum tempo começou a nascer uma planta diferente no lugar onde o menino estava enterrado. A planta cresceu e deu frutos. Do fruto dessa planta os índios prepararam uma bebida muito gostosa: o Guaraná.

Site: http://www.guaranatibirica.com.br/lenda.htm

2006-12-15 12:18:31 · answer #4 · answered by Iva A 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers