O EPS (conhecido como isopor) ainda é o mais utilizado por ser mais barato, de fácil transporte (por ser leve) e de fácil operação (seu corte é muito fácil, usando lamina quente ou fio-magico, e lixas d'água para acabamento). Até mesmo para o descarte ele é um material prático. Basta quebrá-lo em partes.
Usando a cola para isopor, ou aquele adesivo spray da 3m, o EPS aceita praticamente qualquer tipo de aplicação de glitter, pintura (sem corrosivos), etc.
Outro material muito usado é o EVA, para painéis. Leve, fácil de cortar e riscar, aceita pintura também.
Flexível, pode envolver pilastras, colunas, ficar plano em paredes, ou até mesmo compor construções 3d. Pode ser encontrado em uma grande variedade de cores e o preço é relativamente baixo se considerada a durabilidade do material (sua resistência é um pouco maior do que a do EPS, pois resiste a quedas. Pode ser pisado sem rasgar, diferente do EPS que à qualquer pressão ou choque pode quebrar.
Há quem faça painéis em tecidos, lona ou vinil. Isso exige mais prática em desenho, mas não deixa de resultar em trabalhos lindos. Ou pode-se também encomendar um painel adesivado. Há empresas de plotagem ou rooter, que fazer recortes de adesivos estilo "contact", em painéis grandes.
Outra possibilidade é encomendar um banner (em material de boa qualidade e boa impressão), pois é durável e pode ser aproveitado diversas vezes embora não seja muito barato. O bom é que é prático e exige trabalho zero, é só encomendar, levar a ilustração e pagar.
Aqueles plásticos de metro (que se usa muito para cobrir uma toalha de mesa), recebem alguns tipos de tinta plástica, e o efeito fica maravilhoso.
Espuma também é muito utilizada, em blocos ou folhas, para criar árvores, pedras, montanhas, personagens, etc.
Feltro também é uma opção um pouco mais cara, mas com um aspecto muito simpático e retrô.
Para casos de maquetes sobre a mesa, projetos mais elaborados, pode-se usar madeira alba, papel paraná, acetato, resinas, etc. Estes materiais são mais caros e aconselhaveis apenas para festas onde não há risco de destruição pelos pequenos.
Quanto aos preços, procure as lojas especializadas. Sei que em Sao Paulo há as lojas como visitex (casa dos artistas) para material de maquete ou pintura, onde darão boas orientações sobre aplicações de tintas, etc.
EVA pode ser encontrado no Brás.
Quanto às medidas, pense nos seguintes aspectos:
- altura padrao de mesas (geralmente 75cm do chão): daí pra baixo a decoração não será vista)
- arcos de portais, devem ter altura baseado na altura de portas (aprox. 2,10m, geralmente)
Os elementos devem ser soltos avulsos, para poder dar liberdade de disposição, assim servirá para uma mesa pequena ou até uma mais ampla. Devem ser dispostos na parede entre a altura de uma porta e a altura de uma mesa, aproximadamente.
As palavras têm de dar leitura de no mínimo 5 metros de distância, para salões relativamente pequenos.
Temas mais procurados atualmente:
Baby Pooh, Baby Disney,
Bob Esponja,
Barbie,
Carros (do filme)
Happy Feet (filme),
Monstros SA
Hello Kitty,
Cinderela (e outros clássicos)
Toy Story,
Cocoricó (do programa da tv cultura)
Procurando Nemo,
entre outros.
Quer uma dica muito útil?
Passeie bastante por lojas desses artigos, folheie calmamente os catalogos de temas, anote temas, anote materiais, itens, elementos, estilos, fotografe se possível, frequente festinhas, buffets (pode ir como cliente potencial mesmo, perguntando de materiais, preços, formas de pagamento, condições, etc), repare nas gôndolas de supermercados e lojas do ramo para ver as lembrancinhas do momento.
É uma boa forma de sondar o mercado e não ficar muito por fora.
Vale lembrar que você não deve tentar competir com preços de grandes prestadoras, pois eles tem um poder de compra e negociação muito maior que um iniciante ou pequeno negócio.
Boa sorte! =)
2006-12-11 01:25:10
·
answer #1
·
answered by Kim 3
·
0⤊
0⤋