[editar] Água engarrafada
Água em estado sólido flutua na água em estado líquido.
[editar] Tipos de água fornecida para abastecimento humano
[editar] Água da torneira
Pode ter várias origens. Normalmente provém de águas subterrâneas ou superficiais, posteriormente tratadas (filtração, decantação, floculação, cloragem, etc.) e canalizadas. Apesar de muitos portugueses pensarem que o sabor das águas da torneira não é tão bom como o das águas engarrafadas, testes com amostras de várias águas mostram que o sabor das águas da torneira é muitas vezes preferido ao das águas engarrafadas. Tal como outras águas, a água da torneira é na grande maioria dos casos perfeitamente segura para consumo humano. A água da torneira é analizada frequentemente para garantir a sua qualidade.
Ciclo da água, clique para ampliar
[editar] Água mineral
Água caracterizada por ser uma água do subsolo e por ter um nível relativamente constante de sais minerais e outros compostos. Esta água não é tratada, nem é acrescida de sais ou quaisquer outros elementos, tais como os aditivos.
Exemplos: Alardo, Caldas de Monchique, Carvalhelhos, Luso, Pedras Salgadas, Vidago, etc.
[editar] Água de mina
Água que deriva de uma formação subterrânea, da qual a água corre naturalmente para a superfície terrestre. As águas de nascente fazem parte deste grupo de águas engarrafadas. É de salientar que águas de diferentes minas podem ser vendidas sob a mesma marca registada.
Exemplos: Água da Penha, Água Serra da Estrela, Caramulo, Sete Fontes, Lindoya...
Água poluída
[editar] Água purificada
Água subterrânea ou de superfície previamente tratada para se adequar na íntegra ao consumo humano. É basicamente igual à água das torneiras, porém adicionada de sais minerais para imitar a água mineral verdadeira.
Exemplos: Pure Life da Nestlé.
[editar] Água artesiana
Água que vem de poços profundos e que é aproveitada para consumo.
Exemplo de gotas d'água, criada no computador.
[editar] Água gaseificada
Água que sofre um tratamento e adicionamento de dióxido de carbono. No fim do seu tratamento terá a mesma quantidade de dióxido de carbono que teria na fonte donde foi extraída.
Exemplos: São Lourenço, Perrier, San Pelegrinno.
[editar] Água não gaseificada artificialmente
Agua que não sofre adição de gás carbônico, ou seja é retirada da sua fonte naturalmente.
Exemplo: Lambari, (MG)
[editar] Conteúdo mineral
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existem directrizes indicando a recomendação de concentrações mínimas nas águas engarrafadas ditas medicinais. Existe também algum debate em relação ao factor nutricional mineral da água engarrafada comparada à água de torneira.
Escassez da água.É por isso que consumir água engarrafada não significa que ela seja de melhor qualidade ou mais segura do que a água da torneira que já se encontra em nossas casas.
[editar] Segurança e Saúde
A água da torneira pode ser facilmente contaminada por substâncias químicas ou microorganismos prejudiciais à saúde pública, com excessos de cloro e de flúor ou outros poluentes despejados nos afluentes dos rios. Mesmo substâncias indispensáveis costumam aparecer em excesso e serem muito prejudiciais em altas dosagens. No entanto, certos factores e parâmetros podem ser mais facilmente controláveis.
Para além disso, é mais difícil conseguir água engarrafada do que água da torneira. Isto deve-se simplesmente ao facto de água engarrafada ser aquecida a temperaturas mais altas do que a água que é normalmente distribuída nos sistemas de tubulação. É, portanto, verdade que micro-organismos de pouco ou nenhum conhecimento público podem crescer em altos níveis. O imprevisível é saber se isso acontecerá em águas engarrafadas ou em águas da torneira, pois, teoricamente, ambas podem ser contamináveis.
[editar] A questão da água engarrafada
É consumida uma média de 15 litros de água engarrafada por pessoa, anualmente.
Os europeus são os principais consumidores de água engarrafada, sendo que bebem metade da água engarrafada de todo o mundo, tendo uma média de 85 litros por pessoa num ano.
Os mercados de água engarrafada mais promissores são a Ásia e Oceania, que tiveram um crescimento de anual de 15% no período de 1999-2001.
Distribuição da água no planeta.Pode-se, por todos estes motivos, afirmar que o consumo de água engarrafada está a crescer a olhos vistos em todo o mundo, pelo menos nos últimos trinta anos. Atualmente, é considerado como sendo o sector mais dinâmico e um dos mais lucrativos de toda a indústria de alimentos e bebidas, pois o consumo deste tipo de água aumenta cerca de 12% em cada ano. Este aumento só se justifica pelo receio que a maior parte da população tem em consumir água da torneira, pois a água engarrafada custa muito mais caro do que o consumo da água da torneira que abastece as nossas casas.
[editar] Impactos ambientais
O mercado de água engarrafada no mundo representa um volume de 89 bilhões de litros e está estimado em um valor de 25 bilhões de euros.
75% do mercado é dominado por produtores e empresas locais.
Mais de metade (59%) da água engarrafada bebida no mundo é água purificada os restantes (41%) consomem água de mina ou mineral.
Enquanto que a água engarrafada se origina em fontes protegidas, como por exemplo aquíferos no subsolo e nascentes, a água de torneira vem sobretudo de rios e lagos.
[editar] Embalagens de plástico
O plástico é feito a partir do petróleo e do gás natural, dois recursos não renováveis. Para além disso, são usadas mais de 1,5 milhões de toneladas de plástico só para fabricar garrafas de água. Os processos usados para fazer plástico podem causar graves problemas de poluição que afectarão a saúde humana e o ambiente, se deixados sem regulamentação. A maioria das garrafas de plástico não são recicladas e, consequentemente, vão para aterros sanitários. O mundo está assim cheio de aterros sanitário e, como as garrafas de plástico se decompõe a velocidade muito baixas, permanecerão nos aterros por largas centenas de anos.
[editar] Transporte
Um quarto da água engarrafada em todo o mundo é consumida fora do país de origem. Assim, emissões de dióxido de carbono, provocando o efeito de estufa, fazem com que existam mudanças climáticas globais. Ainda assim, cerca de 75% da água produzida é consumida à escala regional, limitando estes emissões de gases poluentes.
2006-12-05 11:53:47
·
answer #1
·
answered by Mel 4
·
1⤊
1⤋
Por que a Agua para ser insípida, deve somente conter H2O puro, o sabor que sentimos deve-se a diferença de temperatura e de substancias dissolvidas nela.
Mesmo se vc pegar agua destilada de laboratório, poderá sentir algum gosto nela, dependendo do tempo de armazenamento e qualidade de onde é guardada.
2006-12-07 09:25:41
·
answer #2
·
answered by Levi 1
·
0⤊
0⤋
A água é insípida mesmo, acredito que o que faz diferença no sabor são as propriedades que estão na composição da água, como cálcio, magnésio,sódio, fosfato, potássio, bicarbonato e outras.
Você já tomou água de filtro de barro??? pode ver que o gosto é do barro, muito diferente da água filtrada em filtros de louça.
2006-12-06 22:17:58
·
answer #5
·
answered by Lili Pop 3
·
0⤊
0⤋